Café em Links – Prisão do Mensalão, Dia da Consciência Negra e desmatamento da Amazônia

novembro 17, 2013


Quais foram os principais destaques da semana? Todo sábado, você confere um resumo de notícias que foram destaques nos noticiários e na blogosfera de um jeito prático e descontraído. Seja bem-vindo ao Café em Links, a seção com os links da semana do blog Café com Notícias. Pegue um café e fique bem informado!

Ver os envolvidos com o mensalão se apresentando a polícia tem também um teor educativo e inédito em se tratando de Justiça brasileira. Talvez, o maior ganho social do brasileiro seja este mesmo: político envolvido com corrupção indo preso durante um feriado. Particularmente, nunca vi isso na minha vida. É algo histórico nesse sentido. É preciso comemorar. Vamos soltar fogos de artifício também?

Em seu comentário na Rádio CBN, o jornalista Kennedy Alencar avalia que José Dirceu e José Genoíno não são presos políticos, apesar de terem o direito de fazer o discurso de defesa que julgarem mais adequado às suas defesas. PT e presidente Dilma Rousseff reagem de modo diferente. Dilma evita choque com STF. PT critica a Justiça.

Confesso que me deu um nó na garganta ao ver Genoíno levantando seu braço, com punho cerrado. Já comentei mais de uma vez que se trata de um militante sério, competente e que entrou nesta história pela janela. (...) O que me preocupa na decisão de Joaquim Barbosa? Que esta decisão tenha sido arquitetada milimetricamente do ponto de vista político. Espero estar sendo por demais zeloso em relação ao futuro. Que estou procurando chifre em cabeça de cavalo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quinta-feira (14) apontam que foram desmatados 5.843 km²  no período de agosto de 2012 a julho de 2013 na Amazônia Legal, número 27,8% maior que no período anterior, quando foram registrados 4.571 km² de áreas derrubadas. É o equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo. A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro) será celebrado em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18/11), com a entrega do 4º Prêmio Zumbi de Cultura. Criação da Cia. Baobá de Dança – Minas, o evento terá atividades na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com bate-papos temáticos: “Juventude negra, cor e cidadania” (das 9h às 12h) e “Empreendedorismo, arte e protagonismo juvenil” (13h30 às 16h). E, à noite, solenidade de premiação, no Teatro da Biblioteca Pública, das 19h às 22h.

Mistura de jogo, dança e luta tipicamente brasileira, a capoeira nasceu como uma forma do negro de se defender da violência dos senhores e dos capitães do mato que usavam meios bastante cruéis de castigar os escravos. Com o objetivo de resgatar o contexto histórico e social da capoeira, as autoras Elisabeth Vidor e Letícia Vidor de Sousa Reis escreveram o livro "Capoeira – Uma herança cultural afro-brasileira".

O filme Noé é uma visão aguda sobre o homem que falou com Deus, viu a chegada do dilúvio e construiu uma arca para preservar a vida selvagem no planeta, enquanto os erros do homem eram varridos pela fúria divina. Aronofsky amealhou um elenco matador (Rossell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Emma Watson, Ray Winstone) e trabalhou com Ari Handel num texto que, apesar de espelhar as escrituras sagradas, humaniza Noé, que surge na pele de Crowe menos como um pregador e mais como um homem guiado pela obsessão.

Ficou sabendo, né? Filme nacional “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, já chegou aos cinemas. O longa coleciona troféus nos festivais por onde passa. Só aqui no Brasil foram cinco no Festival do Rio e quatro no Festival de Gramado, incluindo o de melhor filme e melhor ator para Irandhir Santos. A trama do filme, inspirada em personagens reais, mostra o dono de um cabaré anarquista e líder de uma trupe teatral (Irandhir) que se envolve com um soldado (Jesuíta Barbosa) no Recife de 1978, durante o auge da Ditadura Militar.


# Inscreva-se no canal no YouTube do blog Café com Notícias. Todo domingo, às 18h, tem um vídeo novo! #participe

O preconceito com a “profissão mais antiga do mundo” ainda é enorme. Mas, a prostituição sempre esteve presente nas mais diferentes maneiras na nossa sociedade e para os mais variados fins. Tentando desvendar este misterioso mundo do "sexo fácil" voltado para classe AAA de São Paulo, a série O Negócio, da HBO, foi ousada e bastante criativa. A 1ª temporada com 13 episódios chegou ao fim no domingo passado (10/11) e com um saldo para lá de positivo entre a crítica e o público.

O mistério que envolve a trama central era o único real atrativo da novela, que apresenta, em sua grande maioria, personagens desinteressantes e histórias soltas. Porém, o suspense que cerca o núcleo principal em cima das pessoas que 'desapareceram' e da suposta besta que vive na floresta não consegue se sustentar por muito tempo e acaba cansando quem assiste.

Aproximadamente 25 jornalistas, de diversas editorias, foram demitidos nesta semana do jornal e portal Hoje em Dia, em Belo Horizonte (MG). A maior onda de demissões ocorreu na última quarta-feira (13/11), mas os cortes ocorrem desde outubro, quando o veículo que era da Rede Record foi vendido para o Grupo Bel.

Preguiça de apurar? Falta de assunto? Acho que nunca antes na história desse país se especulou tanto sobre televisão. Só nesta semana a "Sessão da Tarde" inverteu horário com o "Vale a Pena Ver de Novo", e foi substituída por Fernanda Lima, "Encontro" e "Mais Você". Ah, o "Video Show" também foi exibido antes das novelas, para alavancar a audiência - isso sendo que o programa tá ralando pra recuperar o público perdido, ou seja, o vespertino precisa de ajuda, e não ainda não tá podendo auxiliar ninguém.

O curso de Blogs e Redes Sociais do UniBH está de volta! Se você mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, inscreva-se agora mesmo. A próxima turma será nos dias 23 e 30 de novembro e 07 e 14 de dezembro, aos sábados, das 08h às 12h, no campus da Avenida Antônio Carlos. A taxa de inscrição é de R$45,00 de inscrição + o custo de R$195,00. #participe

Olha que legal. Agora você usa o Tweetdeck (que foi comprado pelo Twitter e tem uma versão atualizada) pode criar uma nova Timeline do Twitter. Você adiciona uma nova coluna, vai na opção Nova Timeline e arrasta os tweets pra lá. E cria um link pra essa Timeline. E pode embedar, como no Storify. Vale a pena conferir!

De tudo que já pude ver sobre empreendedorismo na #SGE2013, sem dúvida nenhuma, o debate entre o jornalista Gilberto Dimenstein e o jovem empreendedor da Mix Lanches, Frederico Amorim, de apenas 19 anos, foi uma das coisas mais bacanas. É vida real sem lero-lero. Uma aula. Saí do evento pensando na minha história. De como gostaria que o jornalismo fosse mais empreendedor, e menos “reclamão”.

Com as redes sociais o jornalista consegue construir sua própria reputação independentemente de estar ou não ligado a um grande veículo de comunicação. A “marca” do jornalista, com as mídias sociais, nunca foi tão importante, delicada e, principalmente, necessária. É importante, pois reforça a posição do profissional no mercado, é delicada, pois deslizes tolos podem comprometê-lo, e é necessária, pois mais do que nunca os leitores têm procurado por “marcas” dos jornalistas e não necessariamente por um ou outro jornal específico.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários