Existe mesmo um "horário nobre" para postar nas redes sociais?

agosto 18, 2014

Foto: Site Canal Tech / Reprodução.


Na seção Café Convidado desta semana, o empresário e co-fundador da agência Resultados Digitais, Eric Santos, especializado em marketing digital, dá algumas dicas sobre qual é o melhor horário para produtores de conteúdo interagirem com o seu público nas redes sociais e no envio de newsletter. Para Eric, não existe um “horário nobre”, mas sim um horário em que se observa que há mais propensão do público a interagir com aquilo que é divulgado nas mídias sociais – e isso pode variar de produto para produto. Abaixo, confira o artigo:


Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?



Por Eric Santos*



Um dos principais desafios do Marketing de Conteúdo é definir um calendário de publicação e divulgação dos seus conteúdos, tanto em estratégias de mídias sociais quanto de e-mail marketing. Identificar quais são os melhores dias e horários para interagir com o seu público é fundamental para alavancar os resultados de uma estratégia de conteúdo, principalmente se você busca metas reais de geração de Leads e volume de vendas.

É preciso entender em quais horários o seu conteúdo terá menor concorrência e que o seu leitor estará mais propenso a ler. Nos e-mails, por exemplo, o ideal é chegar ao seu público quando a caixa está mais vazia, naqueles horários que ele já limpou o lixo e deixou apenas o que realmente quer ler, assim a probabilidade do seu e-mail ser lido será maior. Já nas mídias sociais, é importante identificar quando seu público está mais ativo, em que momentos do dia ele está mais entediado, por exemplo, no caminho para o trabalho ou para casa.

Tome cuidado com a armadilha: de tempos em tempos são divulgadas tabelas de melhores horários e dias da semana para interagir com o público, e todos seguem as mesmas dicas. Ou seja, os melhores horários passam a ser os mais concorridos, e talvez, essa não seja a melhor estratégia para o seu negócio. Ainda assim, é importante acompanhar essas tendências, pois não adianta querer se destacar do todo e não ter público nenhum lendo seu conteúdo em horários alternativos.
Foto: Blog Videobes / Reprodução.

O que sugiro é acompanhar esses estudos e relatórios, avaliar como seus concorrentes estão fazendo, levantar o histórico das suas próprias interações e testar diferentes combinações de horários, canais e formatos diferentes. Afinal, o sucesso do seu conteúdo não depende do momento que você posta. Esses testes são a forma mais precisa e personalizada para saber o que funciona ou não para sua empresa.

Outro ponto relevante é mirar em referências similares ao seu tipo de negócio. Não faz sentido acompanhar as melhores práticas de uma empresa ou do mercado B2C se o seu negócio é B2B, com um modelo de vendas mais complexo do que, por exemplo, a venda de tênis ou refrigerante para o consumidor final.

Para cada objetivo o público tem um comportamento diferente também. Tem momentos em que ele está mais interessado em diversão, descontração e propenso a buscar conteúdos de interesse pessoal, e outros em que está preocupado em melhorar ou resolver alguma questão da empresa onde trabalha como contratar um serviço ou um software. É esse tipo de comportamento que precisa ser identificado para interagir com um possível Lead ou cliente no momento certo com o conteúdo certo.
Foto: Blog Tec Tudo / Reprodução.

Alguns dos canais como o Facebook e algumas ferramentas de e-mail já possuem relatórios próprios que podem lhe auxiliar na análise de resultados para tomada de decisão sobre como planejar de forma mais efetiva seu calendário de publicação de conteúdo. Para ter relatórios mais aprofundados e ter mais controle sobre a gestão da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, invista em uma ferramenta de Marketing Digital.

Assim você poderá automatizar a publicação de posts, monitorar o que o público está falando sobre sua empresa, monitorar concorrentes e segmentos nas mídias, receber resumos por e-mail, além de acompanhar o crescimento da sua empresa nas mídias sociais e saber os resultados reais que cada canal está trazendo em geração de Leads e clientes, muito além de cliques, “curtir” e “compartilhar”.



 _____________________________
*Perfil: Eric Santos é Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Nos últimos dez anos, dirigiu Startups e criou produtos nas áreas de Internet, mobile e marketing, em empresas no Brasil, Estados Unidos e Índia. Mais recentemente, é co-fundador e CEO da Resultados Digitais, plataforma de Marketing Digital para Médias e Pequenas Empresas. Santos palestra sobre Marketing Digital de Resultados.








  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Considero este um artigo muito interessante para observar a melhor estratégia de sucesso na divulgação de conteúdo pela web tanto para quem têm um perfil mais profissional quanto para casos iniciais. Não chega a ser necessariamente uma receita do sucesso, mas nos dá uma ideia de como melhorar o potencial de crescimento e, portanto, de visibilidade do conteúdo divulgado.

    Acompanho constantemente as estatisticas do meu blog durante a divulgação e percebo que em horários entre 20h e 22h a visitação é maior principalmente de redes como facebook e twitter mas o mesmo também ocorre, só que em escala um pouco menor, durante o período da manhã em horários alternados.

    Obrigado por compartilhar um artigo tão interessante.

    ResponderExcluir