Professor usa música de Valesca Popozuda para provocar debate filosófico na imprensa

abril 13, 2014

Foto: Divulgação.

A funkeira Valesca Popozuda ganhou na última semana o título de “grande pensadora contemporânea” numa questão de uma prova de filosofia do ensino médio, de uma escola pública em Brasília-DF. O autor do enunciado é o professor de filosofia Antônio Kubitschek. A questão da prova dele virou meme nas redes sociais e, consequentemente, chamou a atenção da imprensa.

O fato é que a filosofia nasceu com o objetivo de provocar. Instigar as pessoas a discutirem e a pensarem algo sobre um determinado tema ou assunto. Neste ponto, o professor Antônio foi provocador: colocou um debate filosófico nos noticiários e ainda por cima criticou a imprensa que só se preocupa com a tragédia, a denúncia e o espetáculo.

Em entrevista a Rádio Band News FM, o professor argumentou com o jornalista Ricardo Boechat que Valesca Popozuda poderia ser sim uma pensadora contemporânea, uma vez que ela desenvolveu um conceito baseado numa observação social e o repassou por meio da música. Do outro lado, a funkeira agradeceu o título dado pelo professor, mas disse que não está preparada para isso. Foi elegante e acolhedora na resposta.

Mas, nem tudo são flores. Como bem lembrou a jornalista Rosana Hermann, Valesca só poderia ser uma “pensadora contemporânea” se ela fosse a autora da canção “Beijinho no Ombro”. A música possui três autores, mas o público vê em Valesca a porta-voz desse conceito. Aliás, o hit reúne várias expressões já utilizadas no meio LGBT e das comunidades carentes no Brasil.

“Beijinho no Ombro” é do Brasil, como lembrou um internauta à Rosana. Todo mundo já usava a expressão. Nesse sentido pode até ser mesmo. Independente disso, a música traz sim um conceito, assim como as letras de funk, rap e hip-hop que narram o dia-dia da favela, da criminalidade, da sexualidade e, mais recentemente, da autoestima dos moradores dessas comunidades com o funk ostentação.
Foto: Reprodução.

Na questão, o professor de filosofia Antônio Kubitschek escreveu Valesca com W. Não sei se foi de propósito ou se ele realmente não sabia que o nome da cantora é com V mesmo, bem “brasileiro”. O que importa é que sim, o professor Antônio cumpriu o seu papel de educador ao mostrar para os seus alunos que o debate filosófico pode estar também nos livros, na sala de aula, no funk, nas músicas, nas quebradas, nas conversas, na mídia, ou seja, em qualquer lugar.

Educar é mais do que ensinar o que pensa (e escreveu) determinados autores e pensadores. É mostrar para os alunos que os conceitos que já foram discutidos de forma universal e os conceitos contemporâneos da sociedade podem sim dialogar de forma convergente ou divergente.

Se a filosofia é a ciência que nos incita ao debate, aos questionamentos e as provocações, o professor Antônio cumpriu o seu papel. Foi além dos livros e das paredes da sala de aula. Trouxe a filosofia para os noticiários e ainda cutucou a mídia. Quem dera que os outros professores também fossem ousados assim.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Realmente, para cada fato podem existir vários pontos de vista. Mas será que o professor realmente conseguiu alcançar o objetivo com seus alunos? As pessoas costumam analisar a maioria das coisas que acontecem de forma muito simplista, por isso nem sempre o que se coloca tem garantia de uma boa interpretação. Quanto à estratégia utilizada pelo professor, particularmente achei muito bacana: ele ousou e provocou uma reflexão. Valeu, Wander...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Obrigado pelo comentário. O que acredito desta história toda é que os alunos nunca mais vão ver a filosofia do mesmo jeito. E esse é um dos muitos papeis que um professor assume: de instigar e provocar reflexão. Beijos

      Excluir