“Tá no Ar: a TV na TV” marca a volta de Marcelo Adnet ao humor na TV

abril 12, 2014



Um resgaste do Marcelo Adnet dos tempos de Comédia MTV. É esta a impressão que se tem da estreia de Tá no Ar: a TV na TV, na última quinta-feira (10/04), na Rede Globo. O marido de Dani Calabresa, Marcius Melhem e um elenco de 11 atores criaram um programa bem humorado e crítico sobre o que há de melhor e pior no universo televisivo.

O novo humorístico estreou com crítica positiva do público e da imprensa. Nas redes sociais, muitos internautas lembraram com carinho da liberdade poética que existia no finado TV Pirata – algo que o Tá no Ar conseguiu resgatar com nostalgia, mas com bastante originalidade.

A ideia é como se o público tivesse zapeando de canal pela TV, um recurso utilizado como quadro no extinto programa de humor da MTV Brasil no qual Adnet liderava. O Tá no Ar registrou 10 pontos de audiência, o que manteve a Globo na liderança e a mesma pontuação da semana passada.

Depois dos fracassos da série O Dentista Mascarado e das imitações pavorosas no Fantástico, Marcelo Adnet se encontrou no Tá no Ar. A parceria criativa com Marcius Melhem contribui para isso. As esquetes são rápidas e numa linguagem pouco usada pela Rede Globo – o que deixo o programa mais próximo da linguagem já usada pela MTV e Multishow.

Além disso, é ousado por parte da emissora carioca colocar um programa que ri de si mesma e da situação da TV brasileira que, particularmente, anda de mal a pior. Em uma das esquetes, Adnet interpreta um personagem reacionário que é contra a linha editorial da Globo, mas que nunca consegue ter o seu raciocínio concluído por conta de uma interrupção no sinal. Até brincar com programas policiais (como o do Datena e Marcelo Rezende) e uma rápida homenagem a Silvio Santos o Tá no Ar teve na estreia.
Foto: TV Globo / Divulgação.

Um dos quadros mais comentados pelos telespectadores é o da Galinha Preta Pintadinha e do Doutor SUS. A primeira brinca com o sucesso avassalador da Galinha Pintadinha com o público infantil. A personagem faz paródias de músicas infantis utilizando elementos do candomblé e da umbanda. O curioso é que a Galinha Pintadinha é um produto infantil que nasceu na internet (por meio de um canal no YouTube), e nunca teve passagem pela TV.

Já o segundo faz uma sátira à série Doctor House, exibida pela Rede Record. Na esquete, um médico que usa uma bengala para se locomover visita os pacientes no hospital cercado de assistentes. Se na série original, House tenta desvendar as doenças dos pacientes por meio do relato de sintomas e exames complexos, na paródia o médico brasileiro acha que tudo é virose, mesmo que todas as características apontem para outro problema.

Ciente do sucesso que o programa obteve nas redes sociais, a Globo liberou o programa na íntegra e ainda ofereceu no site do programa algumas esquetes exclusivas. Com a promessa de mais nove episódios nesta primeira temporada, o Tá no Ar marca o retorno definitivo de Marcelo Adnet ao humor inteligente e criativo que o consagrou na MTV. O público agradece!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários