#CaféLiterário: “Manual de Jornalismo de Dados” ganha versão traduzida pela Abraji

janeiro 30, 2014



Nesta semana, a seção Café Literário vai falar sobre o lançamento do livro Manual de Jornalismo de Dados, que acontece nesta quinta-feira (30/01), às 18h15, na Campus Party, em São Paulo. Após o lançamento, o livro estará disponível gratuitamente em um site exclusivo.

Para quem não sabe, o Jornalismo de Dados (Data-Driven Journalism) é uma técnica derivada do Jornalismo de Precisão e da Reportagem Assistida por Computador (RAC), no qual o jornalista, ao produzir conteúdo, se guia totalmente na obtenção, filtragem e análise desses dados apurados.

É uma técnica usada em diversas editoriais (e vertentes da comunicação) no qual o produtor de conteúdo confronta os dados apurados para gerar informação e/ou esclarecimento perante o público. Mas, o que pouca gente sabe, é que um trabalho de apuração pode levar dias, semanas, meses e até mesmo anos, dependendo do assunto desenvolvido.

Por conta disso, o Jornalismo de Dados abre também outro debate profissional: a necessidade do jornalista se especializar em uma editoria (assunto) para que o aprofundamento da pesquisa possa lhe dar mais clareza no desenvolvimento da pauta e, consequentemente, na produção da matéria.

Mas, independente disso, este tipo de iniciativa tem ganhado cada vez mais espaço nos noticiários, uma vez que é possível trazer o contexto histórico do assunto abordado e confrontá-lo com os dias atuais, promovendo a reflexão, a educação e a cidadania. A proposta do livro é trazer mais detalhes desta técnica e, com isso, capacitar os jornalistas interessados nesta vertente.

O livro Manual de Jornalismo de Dados é uma versão traduzida e aprimorada do Data Journalism Handbook, o que resultou numa edição mais voltada para a realidade e os desafios da comunicação brasileira.

A tradução para português ficou sob responsabilidade da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali que trabalhou, ao longo de 2013, com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

A versão em inglês do Data Journalism Handbook é resultado do trabalho de dezenas de pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011.

Desde então, o Manual vem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições. A edição em português inclui capítulos redigidos por Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros.

Para o jornalista Tiago Mali, coordenador da versão brasileira do Manual de Jornalismo de Dados, a obra vai incentivar o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil.

“Já temos algumas boas iniciativas no país, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, comenta Tiago.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Bom dia, Wander! Realmente, o livro é importante para os profissionais da área. Precisamos nos preparar para atuar na web e as fontes de informações, bem como o processo de apuração devem ser bem discutidos e avaliados. Gostei das informações sobre o livro.
    Um abraço.
    www.porquegenteeassim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir