Café Rapidinhas – 40 anos do celular, Lei Carolina Dieckmann e Inhotim

abril 03, 2013



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Café na Web: Ainda estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão sobre Blogs e Redes Sociais, do UniBH. As aulas começam neste sábado (06/04), no campus Antônio Carlos, em Belo Horizonte. Ao todo, são 25 vagas com a carga horária de 16 horas duração. Esta quarta edição do curso será ministrada nos quatros sábados de abril (06, 13, 20 e 27), de 08h às 12h. O objetivo do curso é proporcionar a estudantes e profissionais algumas técnicas para a criação e manutenção de um blog profissional na internet, o que representa uma ação empreendedora e que abre novas possibilidades de negócios de mídia. O curso possui o investimento de R$ 45 (taxa de inscrição) + R$ 195 (valor total), podendo ser divido em três vezes no cartão de crédito. Para saber mais sobre o curso e se inscrever, clique aqui.

Café Mobile: Nesta quarta-feira (03/04), o mundo comemora 40 anos da primeira ligação feita em um telefone celular. Com inúmeros modelos e funções que vão desde a fazer uma simples ligação, fazer fotos, vídeos e até a acessar a internet, o celular deixou de ser um luxo e se tornou um bem de consumo. Mas, o que pouca gente sabe é que o "celular fininho" que temos hoje em dia, já teve 23 centímetros de cumprimento, pesava um pouco mais de um quilo, a bateria durava cerca de 35 minutos e precisava de dez horas para recarregar. E você, chegou a ter um “tijolão”? Consegue imaginar a sua vida sem celular? Abaixo, confira a evolução do aparelho:

Café Seguro: Desde terça-feira (02/04), começa a valer uma nova lei de crimes eletrônicos, a chamada de Lei Carolina Dieckmann. De autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a lei foi aprovada na Câmara Federal em novembro do ano passado e, no mês seguinte, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, mas só agora passa a valer. A lei foi baseada no caso ocorrido com a atriz global Carolina Dieckmann, 34 anos, que teve fotos íntimas expostas na internet, em maio de 2012, após ter seu computador invadido por hackers. A artista foi chantageada pelos criminosos que pediram dinheiro em troca de sigilo. A novidade no caso foi a rápida ação das autoridades para punir os envolvidos.

Café Legal: Em discurso sobre a aprovação da PEC das Domésticas, aprovada recentemente, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, citou o livro "Casa Grande e Senzala", do sociólogo Gilberto Freyre, sobre os relacionamentos históricos dos homens brancos com índios e africanos. "Por que em 1988 (promulgação da Constituição) não conseguimos? Para não sermos essa Casa Grande e Senzala. Fico pensando que, daqui a 50 anos, vão olhar para nós como os escravocratas de antes", disse.

A emenda promulgada garante aos empregados doméstico 16 novos direitos assegurados, entre eles: 13º salário com base na remuneração integral, jornada máxima de trabalho de 44 horas semanais, pagamento de horas extras, adicional noturno, férias remuneradas, aviso prévio e seguro contra acidente de trabalho, além de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para sanar as dúvidas sobre essa nova lei, clique aqui.

Café Publicitário: Premiar jovens profissionais do mercado de publicidade em mídia digital. Este é o objetivo do concurso Young Media Stars 2013, lançado pelo Yahoo!. O concurso tem como objetivo principal reconhecer o talento emergente no mundo da publicidade e disponibilizar uma plataforma para que esses profissionais dividam suas experiências e perspectivas. Os vencedores serão premiados com um passe de quatro dias para o Cannes Lions International Festival of Creativity, e receberão passagens de avião, hospedagem, alimentação, transporte e tudo pago pelo Yahoo!. Além disso, irão ter um encontro com a CMO do Yahoo!, Kathy Savitt, convites para festas e eventos com os executivos do Yahoo! e a oportunidade de compartilhar experiências pessoais nas plataformas do Yahoo!. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas somente pelo site oficial. Boa sorte!

Café Musical: Os artistas Naldo, NXZero, Jammil, Flávio Renegado e Magary Lord são as grandes atrações do evento musical Copa das Bandas, que vai ocorrer neste sábado (06/04), das 15h às 20h30, no Mineirão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Para ter acesso, os interessados deverão trocar seis tampas ou anéis de lata verdes de mini-latas, latas, mini-PETs e PETs de 500 ml de Coca-Cola, nas ONGs do projeto Coletivo Coca-Cola.

As trocas só serão realizadas nas 15 lojas participantes da Drogaria Araújo (até dia 5 de abril) e na própria bilheteria do Mineirão (até 6 de abril). Cada pessoa poderá trocar, no máximo, quatro ingressos. Adolescentes de 12 a 16 anos poderão entrar no evento somente se estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis. Realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, o evento integra as ações de patrocínio à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Outras informações pelo site oficial do evento.

Café Literário: O festival musical Lollapalooza – que reuniu mais de 60 mil por uma intensa maratona de rock, no último final de semana, em São Paulo, ganhou um livro no formato de e-book. Trata-se do Lollapalooza: Seu Próprio Festival, um livro online colaborativo, que terá também mais duas versões, em inglês e espanhol. São crônicas dos autores Jr. Bellé, Gustavo Mesa, Bianka Saccoman e Thea Rodrigues, que imprimiram uma visão diferenciada do evento, pautados, além da vivência pessoal, por depoimentos do público e entrevistas exclusivas, intermediados por um riquíssimo material fotográfico inédito.

Imagens de momentos raros e de difícil acesso que complementam a proposta. Todo esse conteúdo foi reunido em uma única publicação, por meio do Widbook, plataforma virtual que promove encontro de autores e leitores, de forma colaborativa, ou seja, um livro pode ser escrito por várias pessoas da rede; há interação e troca de conteúdos. Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

Café com Arte: Até domingo (07/04), o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, irá promover o I Festival de Palmeiras, aproveitando o período de frutificação destas árvores. A programação inclui circuito temático pelas espécies do Inhotim, curso de jardinagem para iniciantes e uma gastronomia especialmente desenvolvida para o Festival que inclui a venda de artigos como açaí, palmito e água de coco.

O Festival pretende destacar os aspectos únicos e peculiares das palmeiras do Inhotim, por meio de experimentações que possibilitem o contato com as diversas espécies de existentes no Instituto. Destaque para a “Palmeira que Anda”, Socratea exorrhiza, nativa da América Central e do Sul, que, com suas raízes aéreas, é capaz de se movimentar. Quando outra árvore cai sobre ela, a palmeira é capaz de desviar deste obstáculo. Atualmente, o Inhotim possui a maior coleção de palmeiras do mundo do mundo, com cerca de mil espécies.

Café na Moda: De 09 a 12 de abril de 2013, acontece no Expominas, em Belo Horizonte, a edição de Verão 2013/2014 do Minas Trend, uma das principais feiras de lançamento de moda e acessórios do Brasil. De acordo com os organizadores, o evento registrou um número de expositores 11% maior em comparação a mesma temporada do ano passado, totalizando 205 expositores especializados em moda, acessórios e bijuterias. A expectativa é que o evento receba uma média de 15 mil visitantes, entre compradores, profissionais do setor e imprensa especializada, e que os negócios realizados em função da participação na feira possam representar entre 30% e 40% no volume total a ser faturado neste ano pelas empresas participantes.

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senai, O Boticário/Make B e o apoio master do Sebrae, o Minas Trend se caracteriza pelo variado mix de produtos apresentados e alto valor agregado dos artigos, fato que proporciona ao lojista maior comodidade e agilidade na reposição de estoques. Em um só local, com áreas segmentadas por tipo de produto, os compradores poderão avaliar os lançamentos de 97 grifes de vestuário, 60 fabricantes de bolsas, calçados e acessórios e 48 designers de jóias e bijuterias.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Parabéns! Adorei a foto da evolução dos celulares. Lindas são as palmeiras de Inhotim. Quem vai se apaixona!

    ResponderExcluir