Café na Web – Documentário 5 anos Mudaram Tudo

abril 02, 2013



É impressionante! Estamos vivendo uma verdadeira revolução. Ao olharmos para trás, é possível perceber o quanto a internet mudou nos últimos cinco anos e o quanto ela muda. Não para. A cada momento somos surpreendidos com novas possibilidades, novos mecanismos. Estamos vivendo uma verdadeira transformação no modo como produzimos e consumimos a informação.

Ciente deste fenômeno, a Hotwords e a Estilingue Filmes produziram o documentário “5 anos que mudaram Tudo”, disponibilizado no YouTube. A ideia é propor um debate, a partir de profissionais que já atuam diretamente com a web, sobre como as redes sociais, os blogs e os dispositivos móveis (smartphone e tablet) mudaram o modo como as pessoas se relacionam e absorvem informação. Assista o vídeo:

Com quase 15 minutos de duração, o vídeo apresenta de maneira muito envolvente o quanto a chamada Web 2.0 mudou de 2007 até hoje e, sobretudo, continua abrindo caminhos para mudanças. Se traçarmos um histórico da internet, percebemos que em 2007 houve um verdadeiro “boom”, com a explosão da popularidade dos blogs, a presença avassaladora do Orkut no hábito dos brasileiros, a chegada de vez do Facebook como alternativa de rede social, fora as mudanças provocadas pela entrada do Twitter e do YouTube como fenômeno midiático.

Com a consolidação das redes sociais como um hábito do internauta, houve a necessidade de que os profissionais da comunicação começassem a entender como produzir conteúdo não só para as mídias sociais, mas sobretudo para a web. Mais do que produzir conteúdo, houve a necessidade de se tornar rentável espaço na internet, pensando formas cada vez mais criativas de estimular a publicidade.

Mesmo com a Televisão abocanhando a maior parte dos investimentos em publicidade, atualmente é quase impossível pensar uma campanha que não tenha o foco na internet – seja um perfil no Twitter, uma Fan page no Facebook ou um canal no YouTube como uma alternativa para ir além dos tradicionais 30 segundos de anúncio, onde todos esses recursos apontem tráfego para um determinado site.

Mesmo diante de toda essa revolução, o maior desafio dos profissionais de comunicação é pensar digital, e não mais analógico. Não é preciso mais gastar milhões em anúncios em TV, rádio e mídia impressa com tempo reduzido e pouco envolvimento, muito menos o jornalista se martirizar porque a notícia só poderá ser dada em um quarto de página. Não. É preciso pensar em digital e multimídia: jogos, infográficos e álbum de fotos também podem informar, dentro da estrutura noticiosa de uma página na web. Precisamos abrir a mente e explorar novas formas! #Crie #Compartilhe #Engaja #Modifique



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco Bertoletta2 de abr. de 2013, 08:28:00

    Muito bom esse documentário, Wander. Confesso que não o conhecia. Apesar de ser de uma outra geração, ainda vejo colegas jornalistas pensando muito em analógico e não aceitam as inúmeras possibilidades da web, uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com toda essa onda de internet, as faculdades de comunicação ainda não ensinam produção para web, nem empreendedorismo....é uma pena e acho que é por isso que o mercado ainda pensa analógico e a maioria dos profissionais tem uma dificuldade enorme de entender sobre social media. O documentário é muito bom, ainda não tinha visto.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o documentário, mas é inegável a revolução que a internet realizou na vida das pessoas. Certamente que para um profissional da mídia isso tem um peso ainda maior, todavia, nós os mortais comuns também participamos dessa transformação. Estamos tão envolvidos no acesso à notícia via web que já não sentimos falta de outros meios. Impressionante, não é?

    ResponderExcluir