Global Voices Online repercute a força das redes sociais

maio 15, 2009


Tive uma grata surpresa, nesta última quinta-feira (14/05), pela manhã, ao abrir a minha caixa de mensagens no diHiTT. O amigo, blogueiro e leitor do Café com Notícias Catarino Alves, do Blog do Catarino, me comunicou que havíamos sidos citados em um artigo da Global Voices Online, escrito por Diego Casaes, sobre a força das redes sociais na repercussão de um fato ou acontecimento na sociedade.

O texto, em especial, fala sobre o caso recente das chuvas do Norte e Nordeste do Brasil, no qual a internet teve um processo importante publicando imagens e textos que auxiliaram a população por meio da mobilização dos internautas.





Para quem ainda não conhece, a Global Voices Online é uma iniciativa sem fins lucrativos do projeto “global citizens media”, criado pelo Centro Berkman Para Internet e Sociedade, da Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, sendo uma incubadora de pesquisa focada no impacto da internet na sociedade.

A ideia é mostrar que a web é um meio de comunicação diferenciado onde os usuários podem produzir conteúdo de qualidade e dar voz a acontecimentos regionais ou as discussões que geralmente não possuem tanto espaço na mídia tradicional.

Com conteúdo diverso, a Global Voices Online repercute o que os formadores de opinião da internet mundial publicam, seja em blogs, microblogs, podcasting, fotos, vídeos, wikis, tags, agregadores de conteúdo, redes sociais, chats e, dessa forma, chamar a atenção para pontos de vista que vão além da notícia.

Ao entrar em contato comigo, o Catarino me disse uma coisa que não só eu, mas muitos blogueiros levantam a bandeira: fazer um bom comentário pode abrir portas. E nesse caso, em especial, abriu mesmo. Ele ganhou um link e uma citação no artigo da Global por ter comentado no Café com Notícias com propriedade e respeito.

Pegando carona nessa dica sobre os comentários, isso vale não só para os leitores que não possuem um trabalho na web, mas principalmente para o blogueiro quando vai prestigiar um blog de um colega: comente com intuito de somar o trabalho e de debater de forma civilizada.

Não é para fazer elogio só por fazer, nem para ofender a honra de ninguém. O comentário é um momento no qual o autor recebe um retorno do trabalho, além de poder trazer dados novos ao que foi postado ou ainda emitir uma opinião diferenciada. Blogueiros são produtores de conteúdo, independente se o blog é por passatempo ou profissional.

Dessa maneira, ao comentar, pense bem sobre o que vai escrever, pois você pode estar "queimando o seu filme" não para o autor X ou Y, mas para a blogosfera inteira. Blogar também é interagir e mostrar o que pensa.

O comentário não é apenas uma satisfação ou um número, mas um momento de troca de ideia e debate. Para quem é blogueiro, o comentário é um cartão de visita: pense nisso. Bons comentários levam o autor a retribuir a visita, talvez inciar uma amizade e uma certeza de uma possível parceria na blogosfera que vai além da troca de link, pode apostar!

Para uns podem parecer pouca coisa. Mas se pensarmos de uma maneira mais ampla, por causa desse artigo na Global Voices Online, tanto o Café com Notícias, quanto o Blog do Catarino - e outros blogs citados também no artigo em questão, foram divulgados de forma internacional.

Além do site ter uma boa repercussão, os textos são escritos originalmente em inglês e traduzidos para português, espanhol, francês, italiano, albanês, alemão, árabe, begali, hindi, japonês, macedônico, malgaxe, persa e chinês. Fomos divulgados para um público muito mais amplo do que possamos imaginar. Para mim, como jornalista e blogueiro foi um presente!

Uma reflexão que convido você a fazer neste momento e fazendo um rápido parêntese neste assunto, sem sair dele, é claro: o mês de maio de 2009 mal começou e duas extremidades do Brasil - a norte e a sul, foram palco de uma verdadeira tragédia climática, onde duas regiões viram o clima local mudar de uma hora para outra, alterando diretamente a econômia e a rotina de quem mora lá.

Bom, a expressão "de uma hora para outra" foi um eufemismo da minha parte, confesso. Essa mudança climática é uma reação da natureza ao constante estado de poluição no qual o nosso planeta sofre nos últimos anos. Se não nos conscientizarmos de que o nosso comportamento interfere diretamente na vida do outro, a Terra que conhecemos irá acabar - isso é fato.

Você quer morar em um local sujo e quente? Ninguém quer. Por isso é importante cada um fazer a sua parte: preservar a natureza, jogar lixo no lixo e praticar reciclagem. É uma tarefa difícil concientizar todo o mundo, mas não impossível. Temos que começar antes que seja tarde!


Voltando ao assunto do artigo da Global, o mais bacana desse comentário do Catarino no post sobre as chuvas no Norte e Nordeste foi o fato dele trazer o contraponto: a seca na região sul do país, local onde ele vive. Ao mesmo tempo, no Blog do Catarino, ele fez um post sobre essa situação, clique aqui para ler.

Por mais que os noticiários tragam a cobertura do fato, com os últimos dados oficiais e entrevista, os blogs e as redes sociais conseguem a façanha de repercutir e mostrar uma abordagem diferenciada que a mídia tradicional (TV, rádio, site, jornal ou revista) não faz por questão de tempo, linha editorial ou por darem privilégio para o factual constantemente.

Certo ou errado o fato é que uma mídia - incluindo os blogs, somam-se a outra e cada um consegue informar dentro da sua proposta. Quem ganha com isso é o público que tem a possibilidade de colher várias vertentes da mesma informação.





Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

38 comentários

  1. Parabéns Wander. Ë isso aí, tudo q a gente faz por amor dá certo. Seu blog é exemplo claro disso. Sucesso meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wander!

    De fato, é muito gratificante que o que escrevemos nesse espaço tenha eco em outros lugares e sejam levados para conhecimento de muito mais pessoas. A responsabilidade de quem comenta é muito importante que além de aumentar a riqueza do texto pode mostrar o conhecimento, interesse e a responsabilidade de quem está comentando.

    Particularmente, eu lhe agradeço pelo tema muito pertinente sobre o grnade problema das fortes chuvas e destruições no Nordeste. Certamente, a grande maioria de quem comentou nessa sua postagem, o fez com responsabilidade, conhecimento e honestidade.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  3. Wander
    Seu artigo ficou muito bom e vai melhorar a imagem que muitas pessoas têm dos blogueiros.
    Agradeço por ter me citado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu coloquei isso lá no site que vc foi citado. O blog é uma ferramenta de comunicação importante e que dá vazão às noticias sem perder credibilidade. O único problema é que os blogueiros não têm uma empresa por trás pra respaldá-los. Os blogs fazem parte de uma mídia muito recente e mostrou que é capaz de divulgar trabalhos sérios e importantes para a sociedade. Mas não pense que acho que blogueiro deve ser elevado ao patamar de jornalista. Nem vou fazer essa discussão aqui agora até porque nem há essa necessidade. Sou totalmente a favor do diploma e vc sabe disso. rs Bem, Eu tenho que te parabenizar pelo excelente trabalho e me orgulho de conhecê-lo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Que bela matéria....Blog é isso!!!
    Parabéns!! a blogosfera ta crescendo e aqui é necessário tbm existir seriedade e VERDADES!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Wander.
    De fato a internet tem sido um meio de comunicação de grande repercussão, talvez o maior meio de comunicação existente porque a informação chega em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  7. Caro Wander,

    Parabéns pela notícia, pelo blog e tudo mais. Este tipo de reconhimento é fantástico em um mundo virtual onde impera a superficialidade e estupidez.

    Proliferam blogs sobre tanta bobagem que iniciativas como a sua são fundamentais para o enriquecimento da blogosfera.`

    Procuro acompanhar o Café com Notícias e comentar sempre que possível.

    Um grande abraço

    Rogerio Martins.

    ResponderExcluir
  8. Wander,

    Parabéns pelo artigo, sem dúvida alguma foi muito merecida a indicação do Café com Notícias.

    Te desejo ainda muito mais sucesso

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Wander! E também ao Catarino. A matéria foi muito bem escrita e a citação dos blogs que abordaram o tema mostra a importância crescente da blogosfera. Os blogs exercem uma relação muito mais próxima com o leitor e isso fica ainda mais claro quando há necessidade de mobilização, como nos acontecimentos de Santa Catarina e Nordeste.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Nossa Wander, falou tudo!
    Comentário ruim são portas que se fecham, realmente.
    E parabéns pelo blog, gostei muito. Vai render uma assinatura de Feeds nova!
    Abraços e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Como já venho dizendo a um bom tempo, esse jornalista realmente demonstra talento. E agora já ganha os louros da vitória. Mais sucesso ainda Wander. Bom acompanhar sua caminha e ver que as mídias alternativas estão crescendo e ganhando espaço. Como você mesmo diz, quem ganha com isso é o leitor, em oferta de informação.
    Parabéns.
    All3X

    ResponderExcluir
  12. parabens, ter o blog divulgado internacionalmente e algo de se honrar.

    ResponderExcluir
  13. parabens,,,,espero que tenha mas sucesso ainda, e que não pare poraki...abraços...

    ResponderExcluir
  14. Os blogs estão ai para isso complementar informações e chegar aos lugares mais remotos onde a tv e o rádio não chegaram naquela população que estava ameaçada pelas águas;

    Parabéns pelo excelente conteúdoque disponibilizam na rede.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  15. Espero um dia chegar a esse patama ;d
    adorei o blog ;D

    si der acessa ae
    http://aceiteourecuse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. O blog é de qualidade, logo se percebe..

    Mereceu a citaçao em uma importante inicitiva de Harvard,,


    Se puder visitar:

    Meu BLOG

    http://www.colunasdehercules.blogspot.com


    Acompanhe meu TWITTER

    www.twitter.com/c_hercules

    ResponderExcluir
  17. • Parabééns pelo Blogger .
    O texto está perfeiito! Da para ver Q ocê se dedica con amor ao Blogger.

    E obrigado por comentar no meô . Volte senprê ;)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns! Seu blog é show de bola mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, Wander, pelo reconhecimento e pelo trabalho aqui no seu blog.

    Todo blogger alemeja ser reconhecio pelo que escreve e quando isso acntece é importante compartilhar com os leitores.

    Sempre em frente.
    ¡Adiós!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, colega jornalista!
    Seu blog já tem um reconhecimento expressivo. Como blogueira e também jornalista, isso me enche de orgulho!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Wander!
    Muito boa essa iniciatiava da Global Voices.
    Olha, você comentou agora a pouco no meu blog. Eu tinha tirado o player com as músicas, se quiser ouvi-las eu pus de novo agora,tá?
    Estou fazendo uma lista dos piores.Alguma indicação?
    Ficou faltando alguém nos melhores? (Claro que ficou, mas não cabia.)

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Wander, você faz um ótimo trabalho, o Café com Notícias já vai para minha lista rs...

    Muito sucesso!
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá! Parabéns pela iniciativa, de levar informação precisa e rápida e sem cobrar nada, de fato é muito bom ter o trabalho reconhecido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá, caro blogueiro e jornalista, tudo bem?
    Sabe de uma coisa, seu post me fez pensar sobre muito coisa e também de lembrar de outras também. Algo como o que vi na faculdade de jornalismo sobre os blogs e a noticia em tempo real. Na história dos meios de comunicação, sempre houve o receio por parte de profissionais mais experientes que o novo meio fosse tirar o lugar do outro e assim sucessivamente. O mesmo ocorreu com o surgimento da TV e mais recentemente da internet. Mas como você bem colocou em certo momento, as mídias tem que somar. Assim, o público ganha muito em informação e qualidade.

    A internet tem a ótima vantagem de ser aquela que pode mais noticiar em tempo real o que acontece tanto que hoje muitos podem saber dos fatos por um blog jornalistico como o seu que, mesmo visitando pouco, sei da importância e do bom trabalho que o seu e outros blogs jornalisticas tem para a comunidade blogueira. Fico feliz por isso.

    Quanto aos comentários, posso dizer que concordo com o que diz, afinal isso ajuda a desfazer a imagem negativa que muitos tiveram e alguns ainda tem da blogosfera. Tenho uma colega jornalista que vivia criticando blogs achando que isso era só um espaço bobo para falar da própria vida e se expor. Veja só como ela está agora, com QUATRO blogs. Vê se eu posso com uma coisa dessa? rs

    abraços, vida longa e prospera ao seu blog

    ResponderExcluir
  25. Ufa! Mais um post de tirar o fôlego, Wander!

    Antes de mais nada, parabéns pelo sucesso e vida longa ao Café com Notícias!

    A respeito dos comentários feitos nos blogs, de maneira geral, gosto muito quando eles se propõe realmente a somar e a enriquecer a discussão, como você mesmo disse. Eu acho que um grande papel do blogueiro é jogar a idéia e ver no que vai dar. Os leitores ajudam na continuidade do texto, através de suas idéias, muitas vezes até diferentes das idéias do autor. Mas, desde que exista respeito, as diferenças são muito benéficas. Não faz mal algum! E são os leitores mesmo que ganham, ao vislumbrar diferentes pontos de vista.

    A cada dia que passa esse universo chamado blogosfera me encanta mais. Sabendo distinguir o joio do trigo, só temos a aprender por aqui. A briga é muito boa!

    Fico aqui só suspirando ao imaginar como seria se todas as pessoas que lessem nossos textos, comentassem a respeito. Pois isso (o fato de não comentar) acontece demais... e mal sabem essas pessoas que os comentários são uma inesgotável fonte de inspiração para nós, blogueiros.

    Bjos e até breve... muito sucesso pra vc...

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muito bacana receber um reconhecimento desses! Parabéns!
    Mas não é por outra: o blog é realmente muito bom.

    Muito obrigada pelo comentário no DeGaragem!
    Quando quiser reaparecer, fica a vontade!
    www.degaragem.com

    Ah, e eu estou fazendo uma promoção bem interessante no Filhas da PUC. Pra conhecer, é só entrar no www.filhasdapuc.com

    Beijo, Carol.

    ResponderExcluir
  27. Blog ,eu sempre acchei que era uma besteira,mas quando eu criei o meu eu gostei tanto.meu sonho é ter uma postagem sendo repercutida.meu blog ainda só tem comentáriso qdo eu entro num tópico "comente no blog acima" parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, pois seu blog é de ótima qualidade, tanto nas notícias, quanto no visual. Merecido!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Wander, valew pelo comentário!
    Sucesso com o blog
    cada vez melhor!

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Querido amigo avassalador...
    De fato. devemos todos fazer um "Mea culpa", pois muitas vezes escrevemos poucas palavras, quase sem identificação com a mensagem da postagem... Em contrapartida, reclamamos dos comentarios insosos que recebemos...e assim se seguir o ciclo...Espero que esta sua postagem comece um movimento pelo comentario verdadeiro e consistente.
    Mais uma vez, parabens pelo post e pelo destaque ao comentario do amigo blogueiro.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns!

    Seu blog é ótimo.

    Informação de maneira que os mais leigos se interessem. ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela citação no site da Global ... é o reconhecimento pelo trabalho que vc vem fazendo no Café.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, Wander!!!!^^
    O seu blog sempre abre caminhos para muitas ideias e discursões!
    E parabéns ao Catarino pelo excelente comentário!!
    Beijos, amigo!!

    ResponderExcluir
  34. Eu Não Conhecia o Global Voices, mas pel oque vejo você está crescendo Muito, só falra mais um template ou algo que caracterize seu blog. =D

    mas Está muito Bom, parabens Por tudo

    Visita?
    http://patocursos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. O blog realmente mereceu ser lembrando no Global. Seu trabalho realmente tem força, e vejo isso também pelo seu número de seguidores. Me chamou a atenção a coluna de "desaparecidos". Um grande serviço social! Parabéns, continue assim! Abraço!

    Mau
    http://frag-reflex.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Novamente parabéns, Wander. Daqui um dia vou pedir emprego a vc aí em Minas Gerais, hein!

    Logo vc será um editor de sucesso!

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Wander!

    Que esta cafeteria tenha muita longevidade!

    Bacana que isto não é mera publicidade para o teu blog, mas é por meio desta divulgação que a sua semente é plantada em outras cabeças.

    E que semente é essa?

    O trabalho de qualidade, a função sócio-educativa do blog, enfim, coisas boas que só tem a colaborar para uma sociedade melhor.

    Parabéns pelo merecido destaque.

    ResponderExcluir
  38. A Global Voices é realmente um projeto interessante que mostra / ecoa as vozes do mundo e nos dá a oportunidade da opinião, quando da pergunta "O mundo está falando, o que vocês está ouvindo?".
    O mais interessante é que dá oportunidade de blogs "pequenos" se mostrar ao mundo, dependendo do artigo publicado, claro! temos que produzir artigos de qualidade, e é o que temos visto na blogosfera e redes sociais em geral, são blogueiros, ou não amadores produzindo informação e comunicação com muito profissionalismo e qualidade.
    Amigo Wander, parabéns pelo trabalho e ao Diego Casaes que publicou seu conteúdo no Global Voices também.
    Não há dúvidas quanto ao poder de influência dos blogs e redes sociais em geral na vida pós-moderna, temos visto e ouvido muitas coisas importantes e de um valor agregado ímpar, que nos ajuda a tomarmos decisões relevantes sucesso e bem-estar.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir