Portal Pub Web TV estreia programação variada ao unir TV e internet

maio 18, 2009


A internet é uma possibilidade de comunicação ampla, de acesso rápido, no qual a interação e a produção de conteúdo são feitas, em grande parte, pelos próprios usuários. Além disso, na web percebemos a conversão de várias modalidades midiáticas (texto, foto, vídeo e áudio) que podem ser usadas na mesma plataforma. 

Da fusão entre televisão e internet surgiu a Web TV, no qual o telespectador/internauta consegue assistir aos programas em formato televisivo a partir do seu próprio computador, com uma interatividade maior do que a proporcionada pelo modelo atual de televisão aberta. Na Web TV, o internauta escolha assistir a programação ao vivo, por vídeos arquivados ou por download. Por mais que algumas capitais do Brasil já possuam transmissão digital em alta definição na TV aberta, a interatividade ainda é um recurso que será disponibilizado a longo prazo no formato HDTV.

A primeira Web TV brasileira foi a AllTV, criada pelo pelo jornalista Alberto Luchetti Neto, em 2002. Com uma programação variada que vai desde à telejornais a programas de entretenimento, a AllTV tem como carro-chefe a interatividade com o públco por meio de uma sala de bate-papo (chat), onde o internauta interfere na programação com perguntas aos entrevistados, sugestões de pautas e críticas. E desde então, várias outras Web TVs foram lançadas, como a TV UOL, TV Terra, Just TV, WTN, etc. Além disso, com o advento da tecnologia 3G, em breve, todos poderão ter acesso a uma Web TV por meio do celular - que também já é uma possibilidade de negócio de mídia em franca expansão em todo o mundo.

Mas lá em Natal, no Rio Grande do Norte, estreia nesta segunda-feira (18/05), às 14h30, o Portal Pub Web TV, idealizado por William Douglas (diretor da Pub Web TV) e Priscylla Duarte (jornalista, radialista e Sócia Diretora da Pub Web TV). A idéia surgiu há pouco mais de quatro anos por meio de pesquisas e palestras, onde há internet apontava como uma importante convergência midiática. "O objetivo do Portal Pub Web TV é aproximar os internautas e levar conteúdo interativo à qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, desde que tenha um computador e acesso a internet", afirma Priscylla Duarte. "O nome Pub Web TV vem da abreviação da palavra publicidade e, em contrapartida, de Pub - cujo nome se refere aos lounges europeus conhecidos por serem lugares agradáveis e divertidos, exatamente como é o objetivo do portal", completa.


Com uma programação diversificada e criativa, a Pub Web TV visa adequar cada tipo de programa a seu publico-alvo, abordando não só assuntos regionais, mas tasmbém que abrangem o dia-dia do brasilieiro. O Portal Pub Web TV trouxe para Natal, no Rio Grande do Norte, a sede física da primeira Web TV 24 horas do Estado, com uma programação própria e que traz a oportunidade de expandir ainda mais o conceito de interatividade por meio da internet em tempo real com o web-espectador, internauta ou anunciante. 

A programação da Pub Web TV visa todas as formas de comunicação, contando com o apoio dos seguintes colunistas: kívya Martins - que vai falar sobre Cinema e TV; Luiza Mendes - que traz o tema Moda e Wander Veroni - que falará sobre Mídia e Sociedade. Já a segmentação ocorre de maneira constante porque existem diversos fusos-horários no território brasileiro, onde será possível o próprio público escolher o que quer assistir, de acordo com o assunto que mais lhe chamar atenção. Clique aqui e veja a programação da Pub Web TV.

Uma forma bastante interessante que William e Priscylla desenvolveram para gerar mais visibilidade em torno do projeto foi por meio do Blog da Pub Web TV, que inclusive foi um canal para cultivar parcerias e convidar colunistas. "O blog foi mais uma maneira de divulgação da marca Pub Web TV e fazer com que o projeto fosse cada vez mais conhecido. Além de servir como teste para medir a aceitação do público com relação ao tema: Web TV. Agora, o objetivo do blog é ser uma ponte de comunicação entre nossos web-espectadores e nosso portal", conta William Douglas.


Para mim, enquanto jornalista e blogueiro também é uma data de estreia. Hoje inicio a minha atividade como colunista na seção Mídia e Sociedade, da Pub Web TV, com um texto sobre a importância dos blogs como meio de comunicação. Clique aqui para conferir o texto na íntegra. Aproveito o momento para convidar você, leitor do Café com Notícias, para ir prestigiar o Portal Pub Web TV nesse momento especial e recomendar este site para seus amigos e familiares. Participe dessa festa!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

23 comentários

  1. A internet é um grande celeiro de opções ... com certeza não exploramos ao máximo ainda todas as oportunidades que ela nos traz.
    Desejo sorte aos idealizadores do Pub Web TV e que tenham muita sabedoria e harmonia.

    ResponderExcluir
  2. Assisto muitos canais de tv pela internet vou conferir este tomara que não seja muito pesado,tenho uns que param muito minha conexão é pouca.

    ResponderExcluir
  3. Desde o surgimento da Alltv eu vi que tv e internet teriam as melhores relações entre mídiaspois podem interagir e conquistar muito fiéis, e olha que ainda é só o começo

    Boa sorte e sucesso para a Pub

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  4. Isso que vc faz, entrevistando outros bloguistas é extremamente maravilhoso. Parabéns a Pub e a vc Wander, que tem um coração imenso!!
    Se quiser retribuir a visita, fique à vontade...
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog
    www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assim como o amigo que comentou logo ali em cima, eu tb assisto muitos canais da tv pela internet, e acho interessantíssima essa união, já que há pessoas que dizem que tv e internet só emburrecem, quando, na verdade, ela é uma fonte inesgotável de conhecimento quando usadas da forma certa! Ótimo o blog, parabéns! =)

    ResponderExcluir
  6. Que legal ver mais uma iniciativa como essa tomando forma. Fico feliz por você também, caro jornalista.

    Vou gostar muito de acompanhar essa programação e vejo que algo de muito interessante é o quanto vocês irá aproveitar da interatividade que é uma caracteristica tão forte da internet, afinal como disse em outro comentário de outro post seu, os meios novos aparecem e não tomam o lugar e sim agregam e interagem com os antigos, como é o caso da internet. Isso de utilizar blogs, chats é muito importante para ter o contato com o público receptor de sua mensagem e saber como essa está sendo recebida.

    Sabe, tive uma experiência com web tv também, não faz muito tempo, um amigo de faculdade me chamou para juntos criarmos um site em que produziriamos conteúdo independente para a web. Nasceu dai a UAUTV, o site que mostrava as várias faces de um tema. Abordávamos vários assuntos utilizando um esquema assim, com entrevistas com especialistas e público nas ruas e o material era exibido utilizando quatro tipos diferentes de video, um que apresentava o tema, outro com dois especialistas debatendo, um terceiro com o público nas ruas mais um especialista e o último, um retrato com quem vive o fato do tema abordado.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Bom, a internet nos abre diversas janelas. Mas nós, muitas vezes, não sabemos explorar todos os recursos que ela nos oferece.

    Quanto a web tv são super úteis. Eu sou uma grande utilizadora desse recurso. Simplesmente facilita muito a sua vida.

    Tu pode ficar ali..fazendo uma porção de coisas na internet e ainda aproveitar para ver o seu programa favorito-simplesmente brilhante...parabéns para quem inventou a web tv.

    Gostei muito do seu blog.

    Beijão e muito sucesso! :D

    ResponderExcluir
  8. A fusão entre Tv e Internet parece ser cada vez mais a cara do entretenimento do Século XXI.

    PUB Web Tv tem um nome que, pelo menos a mim, agrada. Assim como um espaço para curta-metragens lá dedicado (abri o site e, conhecidentemente, estava para começar um curta) é um exemplo de internet 2.0

    Torço para a iniciativa dar certo e devo dedicar aluns momentos da minha vida on-line para a Pub Web Tv.




    :. Ah! e SUCESSO na nova coluna ^^

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Portal Pub Web TV, que venha para ficar! A internet é o meio mais democrático de informação e quanto mais boas opções, melhor. Parabéns também pela coluna, Wander!


    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que deveria fazer um texto falando da importância da internet e como a comunicação se revolucionou a partir dela, mas confesso que estou meio que apressado. rs Olha, acho essas mídias mutantes rs muito legais. a interatividade esperada para a TV digital ainda é um sonho, que só se realizará em 10 anos. A TV na Web é algo estranho, mas não é impossível de dar certo, se bem que o conceito de TV precisa mudar pra se encaixar nesse mundo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  11. A internet é um meio de comunicação maravilhoso, a cada dia vai surgindo sites inteligentes que vem para ficar!!!
    E quando se fala em mídia, blog, comunicação, eu lembro de vc, meu amigo!! E foi uma escolha perfeita dos parceiros da Web tv convidar vc para defender esse tema!!! Adorei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não tenho tempo pra assistir TV em televisão, imagina pelo computador. Muito boa a iniciativa dos dois... Sucessos para eles.

    ResponderExcluir
  13. Ótima ideia, mas tomara que rode no meu computador Pré-Histórico.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da ideia, apesar de meio jurassica amo esses recursos.

    ResponderExcluir
  15. Gostei, foi uma ótima ideia!

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Cara desse jeito não vou mais sair da frente do PC!


    0/

    Amo internet

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisto a 2 anos esportes ao vivo pela internet.

    Realmente é mais uma boa alternativa para usufruirmos da web!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. caraca eu sou de natal e nem tava sabendo disso o.o
    informada toda =p

    ResponderExcluir
  19. Muito rico e interessante o artigo. Penso que a internet não seria pra substituir ou acabar com nada, embora haja um grande receio e poucos estudos a respeito ainda. Creio que, como complemento, é mais um recurso com vantagens e desvantagens, legal é saber escolher senão a cabeça enche de bobagens e a vida , o tempo passa e a pessoa fica mais boba em vez de experiente,rs.
    beijo

    ResponderExcluir
  20. Os jornais individuais já estão consolidados; pq o blog é o jornal de uma pessoa, né?

    Quem sabe daqui a pouco os telejornais dos inernautas não estarão em voga.

    Que venha a Café TV!

    ResponderExcluir
  21. Amigo Wander, quando fui convidado a conhecer o portal e o blog, não pensei duas vezes para linka-los, porque acredito potencial destes empreendedores.
    Eu acredito que eles "William Douglas e Priscylla Duarte" e agora vocês colunistas estão no caminho certo porque eu vejo uma tendência nesta tecnologia, tanto na Web TV como na 4G que com certeza irá melhorar muito a conectividade, mobilidade e acessibilidade.
    Quem começa agora, tem mais chance no futuro.
    Eu já conheço e indico o portal Pub Web TV.
    Já ia esquecendo, gostei da filosofia "publicidade, lugar agradável e divertido", espero que assim seja.

    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir