
Tive uma grata surpresa, nesta última quinta-feira (14/05), pela manhã, ao abrir a minha caixa de mensagens no diHiTT. O amigo, blogueiro e leitor do Café com Notícias Catarino Alves, do Blog do Catarino, me comunicou que havíamos sidos citados em um artigo da Global Voices Online, escrito por Diego Casaes, sobre a força das redes sociais na repercussão de um fato ou acontecimento na sociedade.
O texto, em especial, fala sobre o caso recente das chuvas do Norte e Nordeste do Brasil, no qual a internet teve um processo importante publicando imagens e textos que auxiliaram a população por meio da mobilização dos internautas.
O texto, em especial, fala sobre o caso recente das chuvas do Norte e Nordeste do Brasil, no qual a internet teve um processo importante publicando imagens e textos que auxiliaram a população por meio da mobilização dos internautas.
Para quem ainda não conhece, a Global Voices Online é uma iniciativa sem fins lucrativos do projeto “global citizens media”, criado pelo Centro Berkman Para Internet e Sociedade, da Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, sendo uma incubadora de pesquisa focada no impacto da internet na sociedade.
A ideia é mostrar que a web é um meio de comunicação diferenciado onde os usuários podem produzir conteúdo de qualidade e dar voz a acontecimentos regionais ou as discussões que geralmente não possuem tanto espaço na mídia tradicional.
Com conteúdo diverso, a Global Voices Online repercute o que os formadores de opinião da internet mundial publicam, seja em blogs, microblogs, podcasting, fotos, vídeos, wikis, tags, agregadores de conteúdo, redes sociais, chats e, dessa forma, chamar a atenção para pontos de vista que vão além da notícia.
A ideia é mostrar que a web é um meio de comunicação diferenciado onde os usuários podem produzir conteúdo de qualidade e dar voz a acontecimentos regionais ou as discussões que geralmente não possuem tanto espaço na mídia tradicional.
Com conteúdo diverso, a Global Voices Online repercute o que os formadores de opinião da internet mundial publicam, seja em blogs, microblogs, podcasting, fotos, vídeos, wikis, tags, agregadores de conteúdo, redes sociais, chats e, dessa forma, chamar a atenção para pontos de vista que vão além da notícia.
Ao entrar em contato comigo, o Catarino me disse uma coisa que não só eu, mas muitos blogueiros levantam a bandeira: fazer um bom comentário pode abrir portas. E nesse caso, em especial, abriu mesmo. Ele ganhou um link e uma citação no artigo da Global por ter comentado no Café com Notícias com propriedade e respeito.
Pegando carona nessa dica sobre os comentários, isso vale não só para os leitores que não possuem um trabalho na web, mas principalmente para o blogueiro quando vai prestigiar um blog de um colega: comente com intuito de somar o trabalho e de debater de forma civilizada.
Pegando carona nessa dica sobre os comentários, isso vale não só para os leitores que não possuem um trabalho na web, mas principalmente para o blogueiro quando vai prestigiar um blog de um colega: comente com intuito de somar o trabalho e de debater de forma civilizada.

Não é para fazer elogio só por fazer, nem para ofender a honra de ninguém. O comentário é um momento no qual o autor recebe um retorno do trabalho, além de poder trazer dados novos ao que foi postado ou ainda emitir uma opinião diferenciada. Blogueiros são produtores de conteúdo, independente se o blog é por passatempo ou profissional.
Dessa maneira, ao comentar, pense bem sobre o que vai escrever, pois você pode estar "queimando o seu filme" não para o autor X ou Y, mas para a blogosfera inteira. Blogar também é interagir e mostrar o que pensa.
O comentário não é apenas uma satisfação ou um número, mas um momento de troca de ideia e debate. Para quem é blogueiro, o comentário é um cartão de visita: pense nisso. Bons comentários levam o autor a retribuir a visita, talvez inciar uma amizade e uma certeza de uma possível parceria na blogosfera que vai além da troca de link, pode apostar!
Dessa maneira, ao comentar, pense bem sobre o que vai escrever, pois você pode estar "queimando o seu filme" não para o autor X ou Y, mas para a blogosfera inteira. Blogar também é interagir e mostrar o que pensa.
O comentário não é apenas uma satisfação ou um número, mas um momento de troca de ideia e debate. Para quem é blogueiro, o comentário é um cartão de visita: pense nisso. Bons comentários levam o autor a retribuir a visita, talvez inciar uma amizade e uma certeza de uma possível parceria na blogosfera que vai além da troca de link, pode apostar!
Para uns podem parecer pouca coisa. Mas se pensarmos de uma maneira mais ampla, por causa desse artigo na Global Voices Online, tanto o Café com Notícias, quanto o Blog do Catarino - e outros blogs citados também no artigo em questão, foram divulgados de forma internacional.
Além do site ter uma boa repercussão, os textos são escritos originalmente em inglês e traduzidos para português, espanhol, francês, italiano, albanês, alemão, árabe, begali, hindi, japonês, macedônico, malgaxe, persa e chinês. Fomos divulgados para um público muito mais amplo do que possamos imaginar. Para mim, como jornalista e blogueiro foi um presente!
Além do site ter uma boa repercussão, os textos são escritos originalmente em inglês e traduzidos para português, espanhol, francês, italiano, albanês, alemão, árabe, begali, hindi, japonês, macedônico, malgaxe, persa e chinês. Fomos divulgados para um público muito mais amplo do que possamos imaginar. Para mim, como jornalista e blogueiro foi um presente!
Uma reflexão que convido você a fazer neste momento e fazendo um rápido parêntese neste assunto, sem sair dele, é claro: o mês de maio de 2009 mal começou e duas extremidades do Brasil - a norte e a sul, foram palco de uma verdadeira tragédia climática, onde duas regiões viram o clima local mudar de uma hora para outra, alterando diretamente a econômia e a rotina de quem mora lá.
Bom, a expressão "de uma hora para outra" foi um eufemismo da minha parte, confesso. Essa mudança climática é uma reação da natureza ao constante estado de poluição no qual o nosso planeta sofre nos últimos anos. Se não nos conscientizarmos de que o nosso comportamento interfere diretamente na vida do outro, a Terra que conhecemos irá acabar - isso é fato.
Você quer morar em um local sujo e quente? Ninguém quer. Por isso é importante cada um fazer a sua parte: preservar a natureza, jogar lixo no lixo e praticar reciclagem. É uma tarefa difícil concientizar todo o mundo, mas não impossível. Temos que começar antes que seja tarde!
Bom, a expressão "de uma hora para outra" foi um eufemismo da minha parte, confesso. Essa mudança climática é uma reação da natureza ao constante estado de poluição no qual o nosso planeta sofre nos últimos anos. Se não nos conscientizarmos de que o nosso comportamento interfere diretamente na vida do outro, a Terra que conhecemos irá acabar - isso é fato.
Você quer morar em um local sujo e quente? Ninguém quer. Por isso é importante cada um fazer a sua parte: preservar a natureza, jogar lixo no lixo e praticar reciclagem. É uma tarefa difícil concientizar todo o mundo, mas não impossível. Temos que começar antes que seja tarde!

Voltando ao assunto do artigo da Global, o mais bacana desse comentário do Catarino no post sobre as chuvas no Norte e Nordeste foi o fato dele trazer o contraponto: a seca na região sul do país, local onde ele vive. Ao mesmo tempo, no Blog do Catarino, ele fez um post sobre essa situação, clique aqui para ler.
Por mais que os noticiários tragam a cobertura do fato, com os últimos dados oficiais e entrevista, os blogs e as redes sociais conseguem a façanha de repercutir e mostrar uma abordagem diferenciada que a mídia tradicional (TV, rádio, site, jornal ou revista) não faz por questão de tempo, linha editorial ou por darem privilégio para o factual constantemente.
Certo ou errado o fato é que uma mídia - incluindo os blogs, somam-se a outra e cada um consegue informar dentro da sua proposta. Quem ganha com isso é o público que tem a possibilidade de colher várias vertentes da mesma informação.
Por mais que os noticiários tragam a cobertura do fato, com os últimos dados oficiais e entrevista, os blogs e as redes sociais conseguem a façanha de repercutir e mostrar uma abordagem diferenciada que a mídia tradicional (TV, rádio, site, jornal ou revista) não faz por questão de tempo, linha editorial ou por darem privilégio para o factual constantemente.
Certo ou errado o fato é que uma mídia - incluindo os blogs, somam-se a outra e cada um consegue informar dentro da sua proposta. Quem ganha com isso é o público que tem a possibilidade de colher várias vertentes da mesma informação.
Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.
Jornalista
