#CaféLiterário: Confira algumas dicas de leitura para ajudar a diminuir o estresse e ter uma vida saudável

setembro 23, 2022


Você parou para pensar no que é o estresse? Trata-se de uma reação do corpo por meio de determinados hormônios, que são produzidos em alta quantidade quando o indivíduo é colocado em situações de perigo, ameaça ou novas situações. 

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, 37% das pessoas têm estresse agudo, porém, a consequência está quando as reações afetam o sistema do corpo humano, podendo gerar dor de cabeça em excesso, dificuldade para dormir, gastrite, problemas com o peso e entre outros sintomas. 

Sendo caracterizado como uma "doença do século XXI" pela sua frequente presença durante a rotina diária, muitas vezes, não recebe seu devido tratamento de prevenção para que maiores danos não sejam causados. 

Para ajudar a diminuir o estresse, a Verisoft, por meio da plataforma Livroh, que oferece um extenso catálogo de livros e audiolivros, separou algumas indicações de leituraLembrando que a Livroh  pode ser acessado por meio de dispositivos móveis (Android e iOS) e também pelo computador. Além do catálogo pago com mais de 45 mil exemplares, oferece ainda 600 e-Books gratuitos em seu acervo. Confira: 

1) Controle o estresse 

O autor Augusto Cury, apresenta sobre a sua Teoria da Inteligência Multifocal tratando sobre o como a mente humana constrói seus pensamentos por meio do “eu”, não apenas o consciente que formula o imaginário. O objetivo é ajudar a encontrar o devido equilíbrio com reflexões do cotidiano em que somos inseridos e, consequentemente, a diminuição do estresse no dia a dia. 



2) Mindfulness em oito semanas 

Mindfulness, é a prática de estar presente no momento atual, conseguindo assim manter a consciência durante todos os momentos, focando, por exemplo, na respiração e em cada movimento. Sendo popular por amenizar a ansiedade e o estresse, o livro traz as instruções durante oito semanas para aprender esta técnica. O conteúdo também conta com as meditações do autor, Michael Chaskalson, com abordagens práticas e o objetivo de trazer qualidade de tempo.
 

3) Paz é cada passo


Escrito por Thich Nhat Hanh, o livro é um guia para uma jornada para a paz. Ensinando técnicas de respiração e a se manter consciente em meio às situações impostas no dia a dia, mostra os benefícios de manter a atenção e concentração, transformando o psicológico para uma vida em paz e longe do estresse.



4) Respirando 


É um manual de meditação para o homem moderno, podendo conhecer o ensinamento tradicional de Anapanasati Sutta, orientando também sobre técnicas como o mindfulness. 





5) Vencendo o estresse


Apresentando reflexões e orações, o livro ajuda o leitor a se voltar para Deus e encontrar a sua paz. São reflexões para conseguir manter a calma durante uma semana sobrecarregada, reconhecendo de onde vem a exaustão e como diminuí-la.





6) Estresse e ansiedade

É um guia para refletir, discutir e encarar o aumento de casos de ansiedade e estresse em jovens meninas. Abordando os assuntos causadores deste quadro, traz maneiras de lidar com determinadas situações, combatendo o sentimento de ansiedade e nervoso, demonstrando, também, como trazer reflexões e conversas com meninas que estão enfrentando a ansiedade e precisam encarar esse medo. 




7) Plenitude 

O livro traz uma reflexão para olhar para si mesmo, entendendo seu próprio interior de forma a encontrar diversos vazios e vícios que podem paralisar e enfraquecer, mas, quando os conhecemos de maneira real e profunda, entendemos a força interior encontrando um equilíbrio espiritual e enriquecendo nossos relacionamentos.  É uma maneira de refletir para encontrar a plenitude na rotina diária. 




8) Faça a escolha certa 

O dia a dia é feito de escolhas. Desde o momento em que se acorda, até o final do dia, cada pessoa passa por diversas escolhas, porém, é necessário refletir a cada momento para conseguir ter uma vida feliz e contente. J. P. Vaswani apresenta sete afirmações positivas para inspirar os leitores a serem corajosos, intuitivos, misericordiosos e gentis, conseguindo mostrar afeto a nós mesmos, deixando a vida mais leve. 



9) Maneiras eficazes de acabar com o seu estresse 

O cargo de ser empreendedor pode trazer grandes preocupações constantes. A responsabilidade de manter um empreendimento gera estresse e desgaste emocional, acarretando, também, em grandes cargas horárias de trabalho. Porém, é necessário manter a calma e a consciência para conseguir administrar da melhor maneira possível. Este e-book traz maneiras de como obter essa clareza mental e conseguir alcançar o sucesso. 



10) Acabe com o estresse antes que ele acabe com você

Com a rotina cheia de muitas mulheres, com atividades diárias como levar os filhos para a escola, cuidar da casa e fazer a janta, conciliando com a rotina do trabalho, é muito comum ouvir ao longo do dia sobre o excesso de estresse que foi causado. Porém, é necessário que, em meio ao dia caótico, se tenha uma pausa para conseguir desenvolver atividades que trazem relaxamento como um hobby, descobrindo um estilo de vida mais calmo e sereno. É  que o Dr. Kevin Leman retrata neste livro.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários