#Brigadeiro: Doce tradicional brasileiro se tornou a principal fonte de renda de muitas empreendedoras

setembro 10, 2022


Doce típico da culinária brasileira, o brigadeiro é feito de leite condensado, achocolatado (ou cacau em pó), manteiga e enrolado em granulado (colorido ou de chocolate). Presente em momentos de celebração ou, até mesmo, como uma sobremesa, o brigadeiro movimenta um mercado lucrativo e se tornou a fonte de renda de muitas mulheres empreendedoras

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, cerca de 10,1 milhões de mulheres empreendem no Brasil com alimentação, especialmente doces. Por isso, no Dia do Brigadeiro (10/09), viemos contar um pouco da história desse doce que nasceu nas mãos da doceira carioca Heloísa Nabuco de Oliveira. Em 1945, ela criou o docinho para vender e arrecadar fundos para a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, seu candidato favorito.

Eduardo Gomes não venceu as eleições, mas ganhou uma grande homenagem. O brigadeiro, em todas as suas versões, é um dos doces mais amados do Brasil. De acordo com Natália Goivinho, gerente de marketing consumidor da marca Moça na Nestlé, a empresa chega a vender 7 unidades de leite condensado Moça por segundo no Brasil, sendo que empreendedoras doceiras são 38% do público consumidor da marca. 

“A história do brigadeiro e do leite condensado estão interligadas. Moça Lata Original foi o primeiro produto da Nestlé lançado no Brasil em 1921. Anos depois, Moça estava presente na criação da primeira receita de brigadeiro e o sucesso é tanto até os dias atuais que, se somar as latas de Moça vendidas em um ano equivalem a mais de 3,5 bilhões de brigadeiros de festa”, conta Natália. 

As empreendedoras doceiras são tão importantes para a Nestlé que até ganharam um apelido: Moceiras. E uma delas, que já contou sua história através de campanhas da marca, é a Cleonice de Andrade, que empreende desde 2016 vendendo brigadeiros. Ela começou conciliando as vendas do doce com o trabalho formal, mas em 2020 percebeu que o brigadeiro poderia se tornar sua renda principal e o sustento de sua família já que em um bom fim de semana, ela chega a vender 2 mil docinhos. 

"O brigadeiro foi o primeiro produto que aprendi a fazer e abriu portas para que eu me capacitasse e me tornasse uma confeiteira profissional. Apesar de ter vários outros produtos no meu portfólio, o brigadeiro continua sendo o carro chefe da minha empresa e corresponde a 60% do meu lucro. Por meio do brigadeiro, eu entendi qual era o meu propósito de vida que é trazer alegria para as pessoas através do doce", conta Cleonice.  

Para Natália, o avanço significativo no mercado da confeitaria mostra que, cada vez mais, as mulheres estão liderando seus próprios negócios, tomando decisões e principalmente conquistando seus sonhos através do empreendedorismo

"O brigadeiro traz em sua história e essência o empreendedorismo feminino e impulsiona histórias de mulheres em todo o país. Temos o compromisso de continuar apoiando e inspirando essas mulheres a iniciarem essa jornada através de produtos de qualidade, repertório e parcerias para capacitação. Acreditamos que o empreendedorismo doce tem potencial para ser a grande aposta das novas gerações", finaliza Natália.  

Ficou com vontade de um brigadeiro? Clique aqui para aprender a fazer várias receitas diferentes.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários