#CulturaSustentável: Evento online traz oficina gratuita de Produção de Vídeos para Redes Sociais

setembro 05, 2022


Entre os meses de setembro e outubro, o projeto "Cultura Sustentável" realiza uma oficina online e gratuita de Produção de Vídeos para Redes Sociais. Ao todo, serão disponibilizadas sete videoaulas sobre esse tema no canal do projeto no YouTube, além de uma live para compartilhar os resultados do curso. 

A oficina online acontece entre os dias 12 a 23 de setembro, por meio de plataforma de videoconferência. Ao todo são 10 encontros, que discutem temas como cinema documentário, sustentabilidade, a equipe de produção cinematográfica, de storyline ao argumento, escaleta e roteiro, storyboard e planejamento, fotografia, som, gravação e edição. E ainda estão previstos bate-papos com a roteirista @kell_spinelli e com o ator e produtor de cinema @andrio_candido.

O projeto se propõe a fomentar a produção audiovisual para a internet, através do uso de aplicativos de filmagem e edição com aparelhos celulares, bem como conscientizar e promover o engajamento social acerca do tema da sustentabilidade, de modo a contribuir para a formação de público para o audiovisual. O "Cultura Sustentável" é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora, no qual conta com o patrocínio da Meta. A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Videoaulas

Visando atingir um público amplo, o projeto Cultura Sustentável publicou sete videoaulas sobre produção audiovisual para internet, que estão disponíveis em uma playlist no canal do projeto no YouTube.

Os vídeos têm como temas/títulos “Introdução à produção de vídeo com o celular”, “Etapas da produção”, “Passos para o desenvolvimento de um roteiro”, “Planejamento de gravação”, “Composição de Cena” e “Edição/Finalização”.

Para conclusão da oficina, os participantes vão produzir curtas-metragens documentais que discutam o tema da sustentabilidade. Os cinco melhores trabalhos serão exibidos durante um evento online transmitido no dia 18 de outubro, às 19h. Na ocasião, o autor do melhor curta-metragem, eleito em tempo real pelo público, ganhará um smartphone.

Quem faz?

A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas (SP). Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.

Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.

Serviço

Projeto Cultura Sustentável

Videoaulas 
Quando: 21 e 27 de setembro, de quarta a terça, a partir das 19h.

Conteúdos:
Aula 1: Introdução à produção de vídeo com o celular
Aula 2: Etapas da produção 
Aula 3: Passos para desenvolvimento de um roteiro 
Aula 4: Planejamento de gravação
Aula 5: Orientações de fotografia
Aula 6: Composição de cena 
Aula 7: Edição/Finalização

Evento online de encerramento do projeto Cultura Sustentável
Quando: 18 de outubro, às 19h
Onde: No Canal do Youtube do Cultura Sustentável




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários