#CaféRapidinhas: Suspensão da liminar em BH, campanha Libera os Mamilos e o Novo Jornalismo

julho 22, 2020


Vamos dar um giro nas principais notícias do mês e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas curtas:

Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, determinou, na tarde desta quarta-feira (22/7), a suspensão de liminar concedida em mandado de segurança coletivo, impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Minas Gerais, contra ato do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, de reabrir bares e restaurantes na cidade. A suspensão da medida foi pedida, em recurso à decisão de primeira instância da Justiça, pela Prefeitura de Belo Horizonte, que alegou a necessidade de conter o avanço do coronavírus na cidade. Em sua decisão, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, destacou que a liminar é ofensiva à Deliberação nº 17/2020, elaborada pelo Comitê Extraordinário COVID-19 na capital mineira e não atende plenamente os interesses da Abrasel.

Mobilização

O coletivo feminista @liberaosmamilos, de Belo Horizonte (MG), lançou um movimento on-line com o objetivo de protestar contra a política do Instagram e Facebook que censuram fotos de mamilos femininos, mas permitem mensagens de ódio machistas e misóginas. A ideia é questionar a fetichização e controle do corpo feminino pelas duas maiores redes sociais do mundo, que consideram fotos de mamilos femininos como “conteúdo inapropriado”. O ensaio foi produzido pelo Estúdio Bingo, um estúdio de fotografia formado exclusivamente por mulheres. A vereadora de Belo Horizonte, @CidaFalabella (PSOL), é uma das modelos fotografadas.

Imóveis

Segundo levantamento realizado pelo Imovelweb, as buscas por imóveis residenciais em Belo Horizonte (MG) cresceram 22% em junho, se compararmos com o mesmo período do ano passado. Desse total, 61% dos usuários estão interessados em apartamentos. Já 41% preferem investir numa casa. Quando o quesito avaliado é tamanho do imóvel, 43%querem empreendimentos com 2 dormitórios; 36% buscam imóveis com 3 quartos e outros 11% preferem locais espaçosos, com 4 ou mais dormitórios. A pesquisa aponta, ainda, que 10% estão em busca de residências pequenas, com apenas um quarto.

Bicicleta

Com a chegada da crise da COVID-19, o Brasil passou a adotar diversas estratégias para manter o isolamento social e evitar a disseminação do vírus. Com cada vez mais pessoas evitando contato social por transporte público, serviços de táxi e apps de corridas, o uso de bikes cresceu consideravelmente. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) registrou aumento de 50% nas vendas de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse método de transporte é inclusive recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu documento “Moving Around During the COVID-19 Oubreak”, publicado no final de abril. A OMS enfatiza que pedalar ajuda no distanciamento social e auxilia as pessoas a manter uma rotina de atividades físicas – algo que também ficou bastante limitado com a pandemia.

Homenagem

O Mercado Livre está homenageando profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19 por meio de shows on-line intimistas. Intitulado no Brasil de "Frente a frente: um artista cantando para um herói", o projeto integra a campanha "Juntos. De mãos dadas, ou não". O projeto consiste na realização, em 6 países da América Latina, de 10 shows intimistas e exclusivos, em que cada cantor se apresenta para um único espectador. No Brasil, os artistas participantes são Seu Jorge, Daniela Mercury e Paula Fernandes, que realizaram shows individuais em locais emblemáticos. Assista ao vídeo:


O lançamento aconteceu no último sábado, 18 de julho, no intervalo do programa "Altas Horas", da TV Globo, com um clipe que registra momentos emocionantes do show que Seu Jorge fez para Camila Poquini, enfermeira que atua diretamente em Unidades de Cuidados Intensivos de pacientes com COVID-19. Nos sábados subsequentes, também no intervalo do "Altas Horas", serão lançados os shows de Daniela Mercury (25/julho) e de Paula Fernandes (01/agosto), com disponibilidade no canal do Youtube e Globoplay, com exibição no Multishow no dia seguinte.

Novo Jornalismo

Como os jornalistas estão se adaptando à nova realidade de trabalhar confinados em suas casas? Será que vem por aí um novo jeito de fazer jornalismo? Este novo tipo, se vier, poderá mexer com a estrutura democrática do país? Esta é a pauta que inspirou a série de podcasts “Jornalistas em quarentena” da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Pedro Bial abriu a série, seguido por Luis Nassif, Fernando Gabeira, Leilane Neubarth, Paulo Markun, Marcelo Auler, Jorge Pontual, Ricardo Lessa, Norma Couri, José Trajano, Juca Kfouri e Mariana Kotscho. Também falaram conosco: Ana Luíza Guimarães, Chico Caruso, Ernesto Paglia, Fernando Morais, Regina Pimenta e Ricardo Kotscho. A edição dos podcasts foi realizada pelo jornalista Paulo Gustavo, que escreve sobre cultura pop no portal Freakpop. Para ouvir o podcast, clique aqui.

Live 

O ator e produtor Jô Santana lança no dia 25 de julho, sempre às 20h, no canal do YouTube/fatoproducoesartisticas e na plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br), uma série de onze lives que formam um conjunto de ações em prol do combate ao racismo estrutural no Brasil. A primeira live é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana. As atrizes Adriana Lessa, Kenia Maria, a jornalista e influencer digital Tia Má são as convidadas da estreia. "No momento que atravessamos, acreditamos ser de extrema importância ações que comunguem com a evolução social do país, discutindo o racismo estrutural em diversas áreas da nossa sociedade", afirma Jô Santana.

Representatividade

Na próxima segunda-feira (27/7), o Roda Viva entrevista o cantor e compositor @Emicida, uma das revelações do hip hop na década de 2000. Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar na TV Cultura, às 22h. Em Minas Gerais, você pode assistir pelo canal 2 da OiTV, ou canal 9, na Rede Minas, pela TV aberta. Emicida é o nome artístico de Leandro Roque de Oliveira. Ele é também desenhista, poeta, escritor e produtor musical. Nasceu na Zona Norte de São Paulo e começou a ganhar destaque no meio musical por sua participação em batalhas de improvisação. Atualmente, integra o quarteto do Papo de Segunda, no canal GNT.

Cinema

Treze curtas-metragens de terror produzidos durante a quarentena serão lançados no próximo dia 06 de agosto nas plataformas digitais iTunes, Google Play, Youtube Filmes, Vivo Play, Now e Looke, com a distribuição da O2 Play. "Antologia da Pandemia" reúne trabalhos de diretores do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Chipre. A ideia partiu da Fantaspoa Produções, responsável pelo tradicional Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, realizado anualmente desde 2005 e que, em 2020, por conta da pandemia, terá uma edição online. Confira o trailer:



Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários