#Podcast: Wikipod, de Felipe Solari, destaca a trajetória astronômica da cantora Anitta

maio 14, 2020

Cena do clipe "Muito Calor" com o cantor Ozuna. Crédito: Reprodução. 
Se você já cantou sua música favorita improvisando o microfone com um objeto qualquer, você não está sozinho. Pois é, foi com um frasco de perfume na mão em um vídeo no Youtube que começou uma das mais bem-sucedidas carreiras artísticas brasileiras: a da cantora @anitta

A história da carioca Larissa de Macedo – mais conhecida como Anitta, que revolucionou o funk e revitalizou o interesse mundial pela música brasileira é o assunto do WikiPod desta semana, apresentado por @FelipeSolari e produzido pela @Pod360. O Wikipod vai ao ar todas as quintas-feiras em diversas plataformas digitais. Então, ouça o podcast:


O vídeo despretensioso de @anitta despertou o interesse do produtor e DJ Batutinha, que a apresentou a produtora Furacão 2000, então a mais famosa casa do funk carioca. Ali, ela gravou o single ‘Eu Vou Ficar’, que teve a famosa coreografia do quadradinho que mudou para sempre as apresentações do gênero musical. 

O trabalho foi tão bem recebido pelo público e pela crítica que Anitta terminou o ano de 2013 acumulando diversos prêmios, entre os quais o de “Melhor Clipe” e “Música Chiclete” no Prêmio Multishow, “Revelação do Ano” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de ser listada como uma das 100 artistas mais influentes do Brasil naquele ano pela Revista Forbes, sendo a mais jovem artista já listada pela publicação até então.

No mesmo ano, @anitta assinou contrato com a gigante Warner Music e empenhou muito esforço em se tornar uma artista melhor, trabalhando sua performance com profissionais de diversas áreas como fonoaudiólogos, coachings de palco e de relacionamento com o público, além de aprimorar suas já impressionantes habilidades de canto e dança. 

Já na nova gravadora, Anitta lançou o single ‘Show das Poderosas’, que a levou ao topo das paradas brasileiras e atraiu o interesse da crítica e de artistas internacionais. Esse reconhecimento lhe rendeu, em 2014, sua primeira indicação ao Grammy Latino, tornando-se a mais jovem cantora brasileira a se apresentar na premiação.
Crédito: Meridional FM / Reprodução. 
A partir de então, @anitta não parou mais. Eleita pela @VogueBrasil como uma das 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo e apresentada como um case de sucesso em marketing pessoal e profissional, a cantora alcançou um patamar de prestígio internacional que nenhum artista pop brasileiro jamais vislumbrou. 

A versatilidade e carisma viabilizou sua atuação em espaços até então restritos aos grandes nomes da música popular brasileira: com Caetano Veloso e Gilberto Gil, fez a apresentação de abertura das Olimpíadas de 2016 na sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Tornou-se, ainda, apresentadora do canal @Multishow, tema do documentário ‘Vai Anitta!”, da Netflix, e o rosto de diversas campanhas publicitárias.

Carreira internacional 

Estrela pop de renome internacional, a atuação de @anitta não se limita ao universo artístico. A cantora se tornou uma voz ativa na causa feminista mundial, quebrando preconceitos e estigmas da sociedade quanto ao corpo feminino, além de estender solidariedade e espaço de fala para movimentos sociais, como o LGBTQIA+ e o Movimento Negro

Recentemente, defendeu os interesses da classe artística, ao debater com o Deputado Felipe Carreras (PSB-PE) sua proposta de emendas à Medida Provisória n° 948, que litiga sobre as performances ao vivo durante a quarentena.

Sua participação na iniciativa "One World: Together At Home", organizada por @LadyGaga e consagrada como a live das lives, denota a importância da artista no cenário artístico internacional e prova que, para Anitta, não há limites intransponíveis. Abaixo, assista ao clipe de "Muito Calor":





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários