#Solidariedade: Projeto Mesa Brasil, do Sesc, distribuiu mais de 5,4 mil toneladas de alimentos no País

maio 12, 2020

Crédito: Mesa Brasil / Sesc / Divulgação.  
Desde o início das medidas de isolamento domiciliar por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o Mesa Brasil, do @sescmg, distribuiu em todo país mais de 5,4 mil toneladas de alimentos. Esses donativos beneficiaram cerca de 1,4 milhão de famílias por mês, em 500 municípios do país. 

Mas, para que isso acontecesse, o projeto usou a sua rede de solidariedade e os 91 pontos de coletas e distribuição de donativos, espalhados em todos os estados brasileiros, para beneficiar mais de 6 mil entidades assistenciais cadastradas, que atendem diretamente à população que passou a precisar de doações por causa dos efeitos econômicos da pandemia.

Atualmente, há mais de 50 milhões de pessoas vivem com menos de R$ 400 por mês. E a situação se agravou por conta das restrições decorrentes da COVID-19, que impacta a atividade econômica, ampliando o desemprego e colocando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade pela falta de alimentos. 

Estimativas recentes do Banco Mundial indicam que, mesmo antes da pandemia, até 5 milhões de brasileiros poderiam entrar na faixa de extrema pobreza, situação em que já se encontram cerca de 15,2 milhões de pessoas, segundo a Síntese dos Indicadores do IBGE/2018.

Para enfrentar esse cenário grave para as populações mais carentes, o Mesa Brasil está ampliando suas parcerias para arrecadar mais alimentos e, também, materiais de limpeza e higiene pessoal, fundamentais na prevenção da COVID-19

Desde março, foram distribuídos 271 quilos de álcool em gel e sabonetes, entre outros itens. Nesse período, rede de solidariedade do Mesa Brasil cresceu porque mais empresas passaram a procurar o programa para fazer doações e ajudar no enfrentamento do Novo Coronavírus.
Crédito: Mesa Brasil / Sesc / Divulgação. 
Essas 5,4 mil toneladas de alimentos atenderam não apenas as entidades assistenciais cadastradas no programa de segurança alimentar e nutricional, mas também à parcela da população que passou a precisar de doações por causa dos efeitos econômicos da pandemia, como companhias circenses, refugiados, integrantes de aldeias indígenas e moradores de comunidades.

Como funciona?

O trabalho do Mesa Brasil Sesc se desenvolve dentro de uma logística de doação e distribuição, buscando alimentos onde sobram e entregando onde faltam, a partir da parceria com 3.376 empresas doadoras

Desse modo, o programa de segurança alimentar e nutricional promove a distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, a mais de seis mil entidades assistenciais cadastradas. Em 2019, foram arrecadadas mais de 39 mil toneladas de donativos.

O programa também foca na dimensão educacional nas áreas de Nutrição e Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Em 2019, promoveu cerca de 6.400 ações educativas de Norte a Sul do país. Abaixo, assista o vídeo e conheça o programa:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários