#PartiuViagem: Já pensou em descobrir as belezas naturais e culturais da Colômbia, na América do Sul?

março 03, 2020

Avenida localizada na área central de Bogotá. Crédito: Peter Gluck / Reprodução. 

¡Por supuesto que sí, cariño! Cualquiera que me conozca, sabe que soy enamorado de Colômbia! No puedes evitar quedarte encantado con la belleza natural y cultural de este país! Toda vez que surge o assunto de viagem internacional, sempre falo com carinho. Por incrível que pareça, nós brasileiros não valorizamos os nossos vizinhos da América do Sul

Parece que estamos em uma ilha de português que flerta, culturalmente, apenas com os Estados Unidos e com a Europa. Por isso, acredito que é muito importante nós fazermos o esforço de olhar para o lado e descobrir as potencialidades dos nossos vizinhos, sobretudo quando esse assunto é turismo.

No meu caso, a minha paixão pela Colômbia começou por acaso, assim que iniciei os estudos de espanhol. Minha amiga jornalista (e excelente professora de espanhol, diga-se de passagem) @fernanda05rs me fez um alerta: colocar o idioma na rotina, seja com música, com leituras, com vídeos, enfim. Como gosto de ouvir música diariamente, resolvi que queria entender mais sobre o reggaeton – esse fenômeno musical da qual os nossos hermanos colombianos chamam carinhosamente de “música urbana”.

Veja também:
- Que lições podemos aprender com o planejamento de Bogotá?
- Compre o livro "Os Colombianos" para entender melhor o país

Mesmo que o ritmo tenha nascido em Porto Rico, foi na Colômbia que o reggaeton se consolidou e explodiu para o mundo. Shakira, Maluma, J. Balvin e Juanes são alguns representantes da música colombiana que são conhecidos em todo o mundo. E como um estudo leva ao outro, passei a ler mais sobre a Colômbia, em especial sobre Bogotá, distrito capital desse país lindo e bastante afetuoso. 

Assim que terminei meus estudos de espanhol, economizei uma grana e fui passar alguns dias em Bogotá, na Colômbia. A minha vontade é de voltar para conhecer mais lugares que não deu tempo e ainda conhecer outras cidades, tais como Cáli, Medellin, Zipaquirá, Cúcuta, Barranquilla, Buenaventura, Cartagena, San Andreas, entre outras. Para ler como foi a minha viagem, clique aqui.
Parque de los Periodistas Gabriel García Márquez, em Bogotá. Crédito: Wikimedia Commons / Reprodução. 
Por incrível que pareça, o espanhol da Colômbia é muito mais claro aos nossos ouvidos do que o espanhol argentino, por exemplo. E, por conta da cultura pop das músicas e dos vídeos, você acaba se identificando mais e tenta entender os regionalismos que se assemelham muito com expressões que também utilizamos por aqui, guardadas as devidas proporções, é claro. 

Assim como nós brasileiros, os colombianos amam futebol e são super calorosos, atenciosos e falam com orgulho da sua cultura, sobretudo da era anterior a exploração espanhola, com os Incas.

De tanto que pesquiso sobre a Colômbia, é claro que o meu algoritmo já fica atento quando surge alguma novidade. Como assisto muitos vídeos no Youtube, me veio a recomendação de assistir esse episódio do programa “Porta Afora”, apresentado por @FábioPorchat e @Rosana

Eles fizeram um programa especial sobre a Colômbia, trazendo convidados que falaram sobre as suas experiências com o país e deram dicas de passeios de lugares que eu, por exemplo, não fui, mas quero ir em breve. E, você? Já foi à Colômbia? Tem vontade de conhecer? Ou nunca pensou nessa possibilidade? Ficou com vontade? Quem sabe com esse post te anima. Fica a dica. Abaixo, assista ao programa na íntegra:
.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários