#VidaSaudável: Exercícios físicos ajudam a regular o metabolismo e melhoram a qualidade de vida

março 02, 2020

Crédito: iStock / Reprodução. 
Começar uma atividade física, não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Sobretudo, quando não estamos acostumados a reservar uma parte do nosso dia para nos exercitar. Muitas vezes, boa parte do nosso dia fica ocupado com o trabalho, estudos e, até mesmo, os cuidado com a família. 

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, procure um médico (clínico geral, endocrinologista e/ou cardiologista) e faça uma avaliação da sua condição clínica. Isso é fundamental para que você consiga entender quais são os seus limites e os seus objetivos. A partir daí, vale também fazer um acompanhamento com um nutricionista e, quem sabe, até com um educador físico e/ou fisioterapeuta.

Porém, é preciso lembrar que fazer exercícios diariamente não significa passar horas e horas na academia. Existem várias outras maneiras de sair do sedentarismo e colocar o hábito de se exercitar na  rotina, como por exemplo fazer uma caminhada pelo seu bairro, descer e subir as escadas do seu prédio, utilizar os equipamentos de ginástica da praça ou, até mesmo, iniciar um esporte coletivo com os amigos.

Tudo isso contribuí e muito para sair do sedentarismo, situação que atinge mais da metade da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 100 milhões de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Mas, o que você faz para ter uma vida mais saudável?

O ideal é manter uma rotina constante de exercícios, para que o corpo se ajuste ao movimento, promovendo uma regularização do metabolismo. A prática de atividades auxilia no bom funcionamento do organismo, traz bem-estar, regula o sono e ajuda a manter o peso corporal. Para entrar de vez na rotina de atividades físicas, @drsolanogustavo, cirurgião vascular e triatleta amador, recomenda algumas dicas especiais. Confira:







Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários