#CaféMusical: Lady Gaga lança novo clipe, retoma as raízes dos figurinos extravagantes e divide opiniões

março 01, 2020

Crédito: Universal Music / Reprodução. 

A internet está dividida. Enquanto tem pessoas que adoraram, outras já manifestaram que não curtiram – ou, simplesmente, não entenderam a proposta. Estamos falando de @LadyGaga, cantora norte-americana do universo pop que lançou, nesta semana, um novo clipe chamado de “Stupid Love”. 

O vídeo é um dos mais assistidos no mundo e está em 1º lugar no Youtube Brasil com mais de 12 milhões de visualizações. Uma curiosidade é que o vídeo foi inteiramente gravado com um celular da Apple, o iPhone 11 Pro

“Stupid Love” é primeiro single do sexto álbum de estúdio de @LadyGaga, com lançamento previsto para esse ano, apelidado por ela nas redes sociais de #LG6. Antes de divulgada, a música rendeu muita repercussão entre os fãs da cantora. 

Os rumores sobre o lançamento se espalharam pelas redes sociais depois que a artista anunciou que havia começado a trabalhar em um novo projeto. No final de janeiro, surgiu na internet uma suposta versão demo da canção que levou os fãs à loucura e a hashtag #StupidLove para o topo da lista dos assuntos mais comentados.

 

Mas o fato é que desde 2013, @LadyGaga não lançava nada voltado exclusivamente ao pop. Ela chegou a ir para o Jazz (com álbum bastante elogiado pela crítica especializada) e flertou com o country no álbum “Joanne”, abandonando o visual extravagante e colorido que faz sucesso, principalmente, com o público LGBTQIAP+

Nesse tempo, também se enveredou pelas artes cênicas, protagonizando o filme “Nasce uma Estrala”, ao lado de Bradley Cooper. Gaga foi vencedora do Oscar 2019 de melhor canção original com 'Shallow'. No mesmo ano, ela levou o Grammy, o Bafta e o Globo de Ouro.

“Stupid Love” traz de volta a veia pop da cantora, com batidas dançantes e animadas. Com referências dos heróis japoneses da década de 80/90 – tais como "Jaspion" e "Power Rangers", o clipe se passa em outro planeta, completamente deserto e com montanhas cintilantes no maior estilo ficção científica. Lembra muito o clipe "Buzina", de Pabllo Vittar

Em "Chromatica", @LadyGaga faz parte da tribo rosa que representa o amor. A heroína é uma espécie de apaziguadora e tenta conversar as outras cores (tribos) a pararem de brigar entre si e, dessa maneira, se unirem por meio da dança. Assista:


Outra curiosidade é que nos dois teasers lançados antes da estreia do clipe, ficou subentendido que a heroína do clipe faz uso de LIBRAS, a linguagem de sinais utilizada pela comunidade surda. Porém, no clipe oficial, isso não fica muito claro e, podemos perceber o movimento de sinais em uma rápida cena: quando ela para de dançar com o grupo verde e aparece a legenda “All I ever wanted was love” (na tradução: “tudo o que eu sempre quis era amor”), representando o que seria uma fala da personagem somada a coreografia no clipe.



Na internet, os fãs especulam que "Chromatica" é o nome do novo álbum de @LadyGaga, cuja palavra significa "a arte de combinar cores e sons". Dentro desta ideia, o álbum teria 12 faixas, cada uma representando uma cor da escala cromáticas que contém exatamente 12 cores. Os rumores fazem sentido se pararmos para pensar que, no ano passado, a cantora lançou uma linha de maquiagens baseada em cores, o que seria um storytelling perfeito para reforçar as vendas do produto.





Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em


Hit maker

“Joanne”, o quinto álbum de estúdio de Lady Gaga, foi lançado em outubro de 2016 e estreou na primeira posição do ranking Top200 da Billboard. Esse foi o quarto álbum consecutivo dela que alcançou essa marca, transformando a artista na primeira mulher a produzir esses números na década de 2010. 

Em 2018, a cantora voltou a estrear no topo com a trilha sonora do filme “Nasce Uma Estrela”, seu quinto trabalho consecutivo a ocupar a primeira posição na cobiçada lista. O álbum que compila as canções do filme recebeu Certificado Duplo de Platina nos Estados Unidos, foi número #1 quatro vezes desde o lançamento e vendeu mais de 6 milhões de cópias globalmente. 
Crédito: Universal Music / Reprodução. 
A trilha sonora do filme “Nasce Uma Estrela” trouxe uma combinação de músicas country com faixas pop como “Why Did You Do That?”. Lady Gaga tem ainda números impressionantes nas redes sociais: são mais de 59 milhões de curtidas no Facebook, mais de 80 milhões de seguidores no Twitter e mais de 39 milhões de seguidores no Instagram.

Em dezembro de 2018, @LadyGaga lançou sua residência no Park Theater, em Las Vegas (EUA), com dois shows exclusivos. Lady Gaga Enigma é uma nova odisseia através dos hits pop da carreira da cantora, em uma experiência diferente de qualquer outra. 

O segundo show é o Lady Gaga: Jazz e Piano, que traz, além de versões especiais de hits da cantora, canções clássicas do jazz e de musicais. Em junho de 2019, a cantora anunciou novas datas do show, que se estenderá até maio desse ano.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários