#CaféMusical: Lady Gaga lança novo clipe, retoma as raízes dos figurinos extravagantes e divide opiniões
março 01, 2020Crédito: Universal Music / Reprodução. |
A internet está dividida. Enquanto tem pessoas que adoraram, outras já manifestaram que não curtiram – ou, simplesmente, não entenderam a proposta. Estamos falando de @LadyGaga, cantora norte-americana do universo pop que lançou, nesta semana, um novo clipe chamado de “Stupid Love”.
O vídeo é um dos mais assistidos no mundo e está em 1º lugar no Youtube Brasil com mais de 12 milhões de visualizações. Uma curiosidade é que o vídeo foi inteiramente gravado com um celular da Apple, o iPhone 11 Pro.
“Stupid Love” é primeiro single do sexto álbum de estúdio de @LadyGaga, com lançamento previsto para esse ano, apelidado por ela nas redes sociais de #LG6. Antes de divulgada, a música rendeu muita repercussão entre os fãs da cantora.
Os rumores sobre o lançamento se espalharam pelas redes sociais depois que a artista anunciou que havia começado a trabalhar em um novo projeto. No final de janeiro, surgiu na internet uma suposta versão demo da canção que levou os fãs à loucura e a hashtag #StupidLove para o topo da lista dos assuntos mais comentados.
Sobre Stupid Love vc gostou mais da:— Lorelay Fox (@Lorelay_Fox) February 29, 2020
Mas o fato é que desde 2013, @LadyGaga não lançava nada voltado exclusivamente ao pop. Ela chegou a ir para o Jazz (com álbum bastante elogiado pela crítica especializada) e flertou com o country no álbum “Joanne”, abandonando o visual extravagante e colorido que faz sucesso, principalmente, com o público LGBTQIAP+.
Nesse tempo, também se enveredou pelas artes cênicas, protagonizando o filme “Nasce uma Estrala”, ao lado de Bradley Cooper. Gaga foi vencedora do Oscar 2019 de melhor canção original com 'Shallow'. No mesmo ano, ela levou o Grammy, o Bafta e o Globo de Ouro.
“Stupid Love” traz de volta a veia pop da cantora, com batidas dançantes e animadas. Com referências dos heróis japoneses da década de 80/90 – tais como "Jaspion" e "Power Rangers", o clipe se passa em outro planeta, completamente deserto e com montanhas cintilantes no maior estilo ficção científica. Lembra muito o clipe "Buzina", de Pabllo Vittar.
Em "Chromatica", @LadyGaga faz parte da tribo rosa que representa o amor. A heroína é uma espécie de apaziguadora e tenta conversar as outras cores (tribos) a pararem de brigar entre si e, dessa maneira, se unirem por meio da dança. Assista:
Outra curiosidade é que nos dois teasers lançados antes da estreia do clipe, ficou subentendido que a heroína do clipe faz uso de LIBRAS, a linguagem de sinais utilizada pela comunidade surda. Porém, no clipe oficial, isso não fica muito claro e, podemos perceber o movimento de sinais em uma rápida cena: quando ela para de dançar com o grupo verde e aparece a legenda “All I ever wanted was love” (na tradução: “tudo o que eu sempre quis era amor”), representando o que seria uma fala da personagem somada a coreografia no clipe.
Então quer dizer que #StupidLove teve referência a Power Rangers, Mad Max, Kill Bill e às plantas do apartamento da gay paulista?— Miss Chanandler Bong (@_larini_) February 28, 2020
E vcs reclamando q foi filmado em iphone
Aclamação, apenas! pic.twitter.com/WdqD5x7die
Na internet, os fãs especulam que "Chromatica" é o nome do novo álbum de @LadyGaga, cuja palavra significa "a arte de combinar cores e sons". Dentro desta ideia, o álbum teria 12 faixas, cada uma representando uma cor da escala cromáticas que contém exatamente 12 cores. Os rumores fazem sentido se pararmos para pensar que, no ano passado, a cantora lançou uma linha de maquiagens baseada em cores, o que seria um storytelling perfeito para reforçar as vendas do produto.
Hit maker
“Joanne”, o quinto álbum de estúdio de Lady Gaga, foi lançado em outubro de 2016 e estreou na primeira posição do ranking Top200 da Billboard. Esse foi o quarto álbum consecutivo dela que alcançou essa marca, transformando a artista na primeira mulher a produzir esses números na década de 2010.
Em 2018, a cantora voltou a estrear no topo com a trilha sonora do filme “Nasce Uma Estrela”, seu quinto trabalho consecutivo a ocupar a primeira posição na cobiçada lista. O álbum que compila as canções do filme recebeu Certificado Duplo de Platina nos Estados Unidos, foi número #1 quatro vezes desde o lançamento e vendeu mais de 6 milhões de cópias globalmente.
Crédito: Universal Music / Reprodução. |
Em dezembro de 2018, @LadyGaga lançou sua residência no Park Theater, em Las Vegas (EUA), com dois shows exclusivos. Lady Gaga Enigma é uma nova odisseia através dos hits pop da carreira da cantora, em uma experiência diferente de qualquer outra.
O segundo show é o Lady Gaga: Jazz e Piano, que traz, além de versões especiais de hits da cantora, canções clássicas do jazz e de musicais. Em junho de 2019, a cantora anunciou novas datas do show, que se estenderá até maio desse ano.
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista
0 comentários