#CaféRapidinhas: Documentário Bixa Travesty, Cinemark, Viviane Araújo, Charlie Brown Jr. e app 99

fevereiro 29, 2020


Vamos dar um giro nas principais notícias do mês e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas curtas: 

Documentário

“Bixa Travesty”, premiada coprodução do Canal Brasil, estreia na grade do canal neste sábado (29/2), às 23h10. Dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla, o documentário é protagonizado por Linn da Quebrada, cantora, atriz e ativista trans, que faz de sua arte, e da própria vida, um ato político e libertário para a militância LGBTQIAP+

O filme traz a performer como ponto central de uma discussão ampla sobre identidade de gênero, homofobia, fluidez sexual e padrões sociais, tudo isso a partir de uma mescla de momentos que vão desde a vida privada e caseira da artista, encenações em banheiros e saunas até os espetáculos extravagantes por ela realizados. Assista o trailer:


Cinema

O programa de benefícios da Cinemark está de cara nova, e os fãs de cinema em Belo Horizonte, Betim, Uberlândia e Varginha aproveitam ainda mais. Agora, o ‘Cinemark Mania’ passa a se chamar ‘Meu Cinemark: Fã de Carteirinha’. Logo na adesão, o cliente garante um ingresso cortesia; na sua segunda visita ele pode aproveitar um cardápio com até 30% de desconto em combos selecionados na bomboniere; e a partir da terceira ida ao cinema, já poderá resgatar produtos exclusivos. Para participar basta ir nas bilheterias dos cinemas participantes ou no App Cinemark, e por R$ 14,90, tem direito a todos esses benefícios exclusivos durante um ano.

Ciência

Duas pesquisadoras brasileiras lideram a pesquisa mundial que sequenciou o genoma do coronavírus em tempo recorde. São elas: Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP. Ela coordena o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), que estuda em tempo real epidemias de arboviroses, como Dengue e Zika. 
Ester Sabino (esquerda) e Jaqueline Goes de Jesus. Crédito: USP Imagens e Fapesp/Reprodução. 
E Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da agência de fomento Fapesp. Ela desenvolve pesquisas sobre o mapeamento do Zika no Brasil. Elas realizaram a pesquisa em apenas dois dias após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, sendo que a média dos outros laboratórios internacionais é de 15 dias.

Representatividade

De acordo com o site Observatório da Imprensa, "a imprensa negra constitui-se não só de veículos de documentação e transmissão de notícias, mas como um meio de fomentar a representatividade do negro dentro de espaços aos quais antes não possuía acesso. Atualmente, podemos notar uma crescente onda de portais, jornais, sites e blogs com protagonismo negro e de diversas minorias". Para conferir a lista completa de veículos digitais que discutem a temática negra, clique aqui.

Popularidade

A rainha de bateria Viviane Araújo arrasou não somente nos Sambódromos do Anhembi e da Sapucaí, mas também nas redes sociais durante este Carnaval 2020. A atriz foi a celebridade mais comentada no Twitter (no Brasil e no mundo) durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2019, Viviane também figurou no topo do ranking. Seguindo a lista de artistas mais comentadas deste ano estão as cantoras Anitta, Pabllo Vittar, Claudia Leitte e Lexa. Os dados são do período entre 0h do dia 21 até 9h do dia 27 de fevereiro. 

Homenagem

A banda Charlie Brown Jr. vai realizar uma turnê em comemoração aos 50 anos de Chorão, falecido em 2013. Os shows serão realizados no Rio de Janeiro, no dia 04 de abril, no Km de Vantagens Hall RJ; em Belo Horizonte, dia 18 de abril, no Km de Vantagens Hall BH e em São Paulo, no dia 15 de maio, no UnimedHall. Os ingressos poderão ser adquiridos pela internet, nos pontos de venda e na bilheteria. A intenção dessa celebração é manter vivo o legado da banda e a memória de Chorão e Champignon.

Mobilidade

O aplicativo 99 acaba de anunciar um crescimento de 245 % no total de corridas em Belo Horizonte, na comparação entre 2018 e 2019. Desde a sua chegada à cidade, em 2017, já são 390 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a correr 21 milhões de vezes a Volta Internacional da Pampulha, uma das maratonas mais tradicionais do Brasil. Já quando o assunto é multimodalidade, ou seja, a forma de se locomover utilizando dois ou mais modos de transporte em uma mesma viagem, o destino mais solicitado pelos belohorizontinos foi a Estação Pampulha, seguida das Central e São Gabriel. A capital mineira é a 3ª cidade do país que mais pede corridas. Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Regional

A Netflix vai investir ainda mais em conteúdo regional e o foco da vez está na África. O chefe de conteúdo da empresa Ted Sarandos comentou sobre os planos durante uma turnê de divulgação de “Queen Sono”, primeira série original africana da Netflix que estreia ainda este semestre. Diante da chegada de fortes concorrentes como o Disney+ e o HBO Max, a Netflix tem investido em produções originais em todo o mundo a fim de manter seu domínio no mercado. Recentemente, por exemplo, a empresa abriu um escritório na França, que será focado na produção de conteúdo original para o mercado local.

Mudança

De olho no crescimento potencial dos Stories do Instagram, o LinkedIn considera implementar um recurso similar em sua própria rede social. O gerente de produtos da companhia, Pete Davies, escreve no blog da empresa que a ferramenta oferece uma “maneira leve e divertida de compartilhar uma atualização sem que esta precise ser perfeita ou atribuída permanentemente ao seu perfil”, uma característica importante à rede social em seu esforço de “conhecer seus membros onde suas vozes se encontram”. Os testes com usuários devem começar nos próximos meses.

Livro

O autor Marcelo Migowski, cidadão luso-brasileiro, acaba de lançar a 2ª edição do livro "Destino… Portugal: Sonho ou Realidade?", um guia para auxiliar brasileiros que desejam morar em Portugal. A obra, com linguagem simples e objetiva, traz um material completo sobre o tema, desde informações sobre obtenção da nacionalidade ou visto, até questões mais profundas, como moradia, saúde, educação, emprego e economia do país. Ainda, o livro também disponibiliza o tratado de amizade entre Brasil e Portugal, que traz diversas garantias e direitos aos brasileiros residentes no país, como também dos portugueses residentes no Brasil. Para comprar, clique aqui.

Inclusão

A maioria das pessoas já teve, tem, ou terá um computador que não usa mais. Agora, ele pode servir de material de estudo para jovens de Betim e região metropolitana de BH. Como, por exemplo, para alunos do curso de Operador de Computadores, oferecido gratuitamente pelo Instituto Ramacrisna. E o melhor, muitos deles são recuperados e doados para crianças em situação de vulnerabilidade social da Instituição. Caso você queira doar o seu computador antigo, basta ligar para o (31) 3596.2828

Canadá

No dia 23 de março (segunda-feira), das 19h às 22h, no Espaço Sou BH, no Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG), será realizado a ExpoCanada. Esse é o maior evento de imigração, estudo e trabalho no Brasil para o Canadá e tem ocorrido em diversas capitais brasileiras. A feira é gratuita e os participantes terão a oportunidade de conversar diretamente com as mais renomadas instituições canadenses de ensino público e privada (graduação, pós-graduação e de especialização), além de escolas de inglês, entre outros. Inscrições pelo site oficial.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários