#CresçaComOGoogle: Treinamento gratuito em BH apresentou ferramentas de apuração para Jornalistas

junho 02, 2019

Momentos finais do treinamento da Google em BH, no Expominas. Crédito: Arquivo Pessoal. 

Uma oportunidade de conhecer mais de perto as ferramentas da @Google para o crescimento do seu negócio na internet e para o fomento da produção de conteúdo de qualidade em ambiente online. Esta foi a proposta do treinamento gratuito “Cresça com o Google”, realizado no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de maio. 

Segundo os organizadores, a capital mineira bateu o recorde de todas as outras edições com números de inscritos e de participações nas seis palestras, onde cada sessão tinha cerca de 3 mil pessoas. Uma das palestras realizadas foi um “Treinamento para Jornalistas”, ministrado pelo jornalista mineiro @mtrpires, que atua como coordenador do Google News Lab do Brasil

De acordo com Pires, a proposta do Google News Lab é apoiar jornalistas e proprietários de meios de comunicação em todo o mundo a fazer jornalismo mais empreendedor, não só produzindo reportagens com dados e recursos interativos, como também utilizando técnicas avançadas de apuração com ferramentas digitais, sem esquecer de como ajudar os veículos de comunicação a prosperar na internet.

Durante o treinamento, ficou bem claro que a forma como se faz Jornalismo mudou. Ou melhor, está mudando. Atualmente, existem várias ferramentas de apuração e de publicação de conteúdo na internet, o que exige do jornalista exerça também um papel de curador da informações, ao explorar dados, fotos, mapas e vídeos na hora de fazer a checagem e ou publicar uma reportagem. 
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Outro ponto abordado também foi a possibilidade dos veículos de comunicação digital (blogs, sites, portais de notícias e canais no Youtube) passarem a explorar mais o Google Adsense (veiculação de publicidade do Google nos espaços) e o modelo de assinatura digital (no qual o internauta paga uma determinada quantia para receber conteúdo autoral). Claro, essas são algumas formas de se ganhar dinheiro na internet, mas não são as únicas. E isso rende um outro post, com certeza.

Mas, o que mais me marcou dessa palestra foi a apresentação de algumas ferramentas que todo o jornalista precisa conhecer para colocar em prática na sua rotina diária de produção, independente da plataforma ou veículo que trabalha. Abaixo, listamos as principais que foram pontuadas durante o treinamento. São elas:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários