#uaiPod2019: Evento gratuito promove oficinas de produção de podcast em Belo Horizonte

março 17, 2019

Crédito: Pixabay / Reprodução. 
Você já pensou em produzir um podcast e não sabe por onde começar? Então, se inscreva para as oficinas gratuitas de produção de podcasts promovidas pelo uaiPod - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. As inscrições estão abertas de 18 a 29 de março, e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla, neste link. O resultado das inscrições será divulgado no dia 02 de abril.

A edição 2019 do @uaiPod será realizado em Belo Horizonte (MG), no dia 13 de abril, 9h às 18h, no Auditório do prédio 1 (Dom Cabral) do Campus Praça da Liberdade da Puc Minas (Av. Brasil, 2023 - Praça da Liberdade). O evento promoverá duas oficinas, simultâneas, de 9h30 às 11h30, nos Laboratórios de Informática da instituição que ficam no Prédio 34, no mesmo campus.

A primeira, “Introdução ao Podcast", será ministrada por Leonardo Martins, host do podcast “Galera do Rau”. O objetivo da atividade é apresentar os conceitos básicos para a produção de um podcast, desde sua concepção até a sua distribuição, apresentando as ferramentas mínimas necessárias para produção de um podcast, abordando conceitos de captação de áudio, edição, produção de pauta, vitrine, construção de RSS/Feed e ferramentas de distribuição. São oferecidas 20 vagas, direcionadas aos alunos de comunicação da PUC Minas.

Leonardo Martins, conhecido como Mogli, é professor do estado do Rio de Janeiro e podcaster há seis anos, host e editor dos programas "BIG3" (sobre NBA), "Lobo, Dragões & Unicórnios" (entrevistas), "E, se" (humor) e "Galera do RAU" (humor). 

A segunda oficina é a de "Edição de Podcast", cujo objetivo é ensinar noções básicas de captação, escolha do software mais adequado, além de todas as especificidades técnicas necessárias para se editar um podcast com qualidade. A oficina será ministrada por Alexandre Gomes, o Sr. A, apresentador do podcast Papo Editado. São oferecidas 20 vagas para podcasters e alunos de comunicação da PUC Minas.

Muito conhecido entre os podcasters, Alexandre Gomes é apaixonado por tecnologia e por edição de podcast, estuda técnicas de edição desde 2014 e atualmente edita os podcasts: Saúde Digital, Podcitário, Papo Cloud, Gerando Novas Histórias e Agro Resenha.

História

O 3º uaiPod reuniu produtores de conteúdo e o público no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG), no dia 28 de abril de 2018. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir três debates sobre a mídia.

A primeira mesa teve como tema “A importância da edição para o podcast”. Contou com o carioca Leonardo Mogli, editor e participante do podcast de humor Galera do RAU; o mineiro Renato Silveira, do Cinematório Café; e o crítico de Cinema e idealizador do Programa do Pipoqueiro, Marcelo Seabra; e o educador mineiro Marcelo Cafiero, editor dos podcasts Entre Fraldas, Paternidades e Hiperativo. A mediação foi da jornalista Priscila Armani, do podcast O que assistir.

A participação das mulheres e de pessoas LGBTQIA+ na podosfera também foi tema de discussão no evento. No debate, a paulista Cal Cruz, dos podcasts Então, É Isso!, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.aí; as mineiras Raquel Gomes e Stephania Amaral, dos podcasts Feito por Elas e Cinematório Café; e Eduardo Henrique “Filhote”, dos podcasts Machinecast e PodBrisar. Karin Voll, co-host do podcast X-Poilers, foi a mediadora.

O tema da terceira mesa foi “Financiamento coletivo: uma solução para o podcast?”. Estiveram presentes o paulista Fabio Franzoni, dos podcasts Pow de Cast, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.ai; Rafael Souza, do programa Tricotando e Emerson Almeida, da plataforma Megafono. Essa mesa foi mediada por Ana Eliza, do PodProgramar.

O 2° uaiPod foi realizado em de outubro de 2017, no Sesc Palladium. Representantes de mais de 10 podcasts colocaram em pauta a interação e o uso do entretenimento como ferramenta de reflexão. O evento contou com dois debates: “Um podcast de entretenimento pode cumprir outras funções sociais?” - com representantes dos podcasts Cinematório Café, Cultura Geek, Feito por Elas e X-Poilers; e “Como o podcast pode promover uma revolução cultural?”, com integrantes dos podcasts Entre Fraldas, Sem Choro, Que Viagem Cast e Tricotando.

A primeira edição do @uaiPod foi realizada em agosto de 2016, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento foi um bate-papo descontraído no qual os realizadores puderam apresentar seus programas e conhecer outros podcasters.

Podcast

A palavra podcast surgiu de uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Bastante popular nos Estados Unidos, o podcast chegou ao Brasil em 21 de outubro de 2004, com a estreia do primeiro podcast brasileiro, o "Digital Minds," de Danilo Medeiros, que falava sobre tecnologia em geral.


Serviço:
Oficinas de Produção de Podcasts do uaiPod
Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters
Inscrições: 18 a 29 de março, neste link.
Data das oficinas: 13 de abril, sábado, 9h30 às 11h30
Local: Laboratórios de Informática (Prédio 34), no Campus Praça da Liberdade da Puc Minas (Av. Brasil, 2023 - Praça da Liberdade)
Vagas Limitadas.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários