#CaféRapidinhas: Vagas na CNN Brasil, coprodutos de rejeitos de minério e novo clipe de Yasmin Umbelino

fevereiro 04, 2019


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:

Mercado

Nesta semana, a direção da CNN Brasil iniciou o processo seletivo para formar as equipes de redação que irão trabalhar no mais novo canal de notícias da TV Paga. Além da televisão, a emissora promete investir em um site oficial focado em jornalismo, além de conteúdo informativo específico para redes sociais. Por ora, as vagas são apenas para “profissionais com experiência em jornalismo e rádio e TV”. Para participar do processo seletivo, os comunicadores interessados devem enviar e-mail apenas para o seguinte contato: seja@cnnbrasil.com.br . É necessário que os postulantes às vagas da CNN Brasil façam uma breve apresentação no corpo do e-mail e enviem os currículos em anexo. Entretanto, os organizadores não informaram a data limite para o contato ser feito. Então, não perca tempo!

Curso

Até o dia 03 de março de 2019 estão abertas as inscrições para o curso online aberto massivo (MOOC, na sigla em inglês) “Jornalismo Móvel: Como Usar seu Celular para Produzir Ótimos Vídeos e Construir uma Audiência Social”. O curso de quatro semanas é oferecido gratuitamente graças ao apoio da Fundação John S. e James L. Knight. A capacitação ensinará aos alunos como criar vídeos sociais com seus dispositivos móveis, para serem visualizados em plataformas móveis e mídias sociais. Ele ensinará como encontrar histórias online, capturar e editar vídeos com seu telefone, e criar estratégias para engajamento. Ainda, os alunos aprenderão a pensar primeiro no celular e adaptar seus fluxos de trabalho de acordo com os dispositivos móveis. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Bolsa 

O Fundo The Dag Hammarskjöld para jornalistas da ONU abriu inscrições para o programa de bolsas de 2019. Profissionais interessados em cobrir a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas devem se inscrever até 1 de março. As inscrições precisam ser feitas por meio do formulário. Para se inscrever, é necessário ter de 25 a 30 anos e estar vinculado a um veículo de mídia. O programa dura aproximadamente 10 semanas, com início em setembro de 2019. 
Crédito: Pixabay / Reprodução. 
A bolsa cobre custos de viagem, acomodação, seguro-saúde e ajuda diária para alimentação e outras necessidades. O programa é restrito a pessoas com experiência profissional e não oferece treinamento em competências jornalísticas básicas. Para mais informações sobre critérios de seleção e documentos necessários, acesse o site.  

Tecnologia

A geração de rejeitos pela exploração do minério de ferro é inevitável. Existem atualmente tecnologias que possibilitam o aproveitamento de 100% desses rejeitos e sua transformação em coprodutos que podem ser aplicados em diversas áreas, como a construção civil. É o que defende os professores da UFMG, Roberto Galèry e Evandro Moraes da Gama, do Departamento de Engenharia de Minas. Esses coprodutos podem ser empregados na produção de concreto, argamassa, cerâmica, tijolos e blocos, com aproveitamento em obras de infraestrutura e construção civil. Uma casa construída em Pedro Leopoldo demonstra a viabilidade dos materiais. Assista mais detalhes sobre este assunto na reportagem da TV UFMG: 

Literatura

A escritora Estella Cruzmel, idealizadora do projeto “Santa Leitura: uma biblioteca a céu aberto”, se prepara para lançar seu segundo livro infantil, “A menina que amava os bichos”. O evento de lançamento será no dia 06 de fevereiro, das 19h às 22h, no Café Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 – Piso 5, BH). O livro conta a história de Daya, uma criança apaixonada pela natureza, que deixava os pais de cabelo em pé ao querer levar para casa todos os animais que encontrava pela rua. Hoje, aos trinta e sete anos, casada e mãe de uma garotinha, ela continua preocupada e comprometida com a vida no planeta. A publicação traz ainda o trabalho da ilustradora Mariana Tavares.

Cultura

A diversidade será a tônica da 13ª edição do Festival de Verão da UFMG. As oficinas, palestras e apresentações que compõem sua programação têm a proposta de articular cultura, ciência e arte, produzindo conhecimento com base nas vivências múltiplas dos participantes. Com o tema “Desaplanando horizontes”, o Festival será realizado de 11 a 14 de fevereiro, com quase todas as atividades sediadas no Centro Cultural e no Conservatório UFMG. O mote “Desaplanando horizontes” nasceu do livro “Desaplanar”, neologismo criado pelo quadrinhista e professor, Nick Sousanis, cujo termo significa "ver pelos olhos do outro” e remete à pluralidade de pensamentos. Outras informações, acesse o site: www.ufmg.br/festivaldeverao

Lançamento

A cantora e instrumentista Yasmin Umbelino, natural de Sabará, na Grande BH, irá lançar o seu primeiro videoclipe no dia 08 de fevereiro, em seu canal no YoutubeA música "Canção de ser par" integrará o seu primeiro disco solo, denominado "Dente de Leão", com lançamento previsto para ainda este ano. 
Crédito: Vicente Neto / Reprodução. 
Segundo Yasmin, a música escolhida para o seu primeiro clipe revela o que vem por aí na sua carreira solo. "Ela carrega consigo muito da ideia do disco, que trabalha dualidades: o doce e o amargo, o leve e o pesado, o claro e o escuro. A letra é aparentemente doce, mas as reais intenções só ficam claras no desenvolver do arranjo, com as guitarras pesadas e o teclado sombrio", conta.

Palestra

O Conselho de Jovens da ACMinas inicia seu ciclo de eventos anuais com o “ACMinas Jovem Convida”. O encontro, que acontece na próxima quarta-feira (13/02), no Itatiaia Radio Bar, às 19h, em Belo Horizonte (MG) será conduzido pelo economista, consultor e escritor, @CarlosCaixeta, autor do best seller “Dobre seus resultados: implemente estratégia, alto desempenho, liderança e decisão profissional”pela Editora Letramento. Caixeta, que também é professor e palestrante, vai falar sobre as projeções de mercado e cenários para 2019. Criada em 1994, a ACMinas Jovem contribui para a construção e o desenvolvimento da carreira de jovens, suas empresas, e para o ambiente de negócios do estado de Minas Gerais.

Seriado

Homens adoram exibir suas conquistas e ninguém nunca vê o que acontece quando eles falham, certo? Errado. Os tempos mudaram. E agora eles precisam rever e compreender o que querem e, principalmente, o que podem. Sem receios de expor os velhos hábitos masculinos, "Homens?", a nova série do Comedy Central invade a intimidade de Alexandre (Fabio Porchat) e seus amigos Gustavo (Gabriel Godoy), Pedrinho (Raphael Logam) e Pedro (Gabriel Louchard). Cada um deles está enfrentando uma questão pessoal à sua maneira: buscando soluções alternativas, fugindo, ou mesmo recorrendo a métodos não ortodoxos, como o protagonista (Fabio Porchat) que tem conversas francas com o próprio pênis (Rafael Portugal). A série conta ainda com Lorena Comparato, Gisele Fróes, Gisele Itié, Miá Mello e Cintia Rosa. A direção é de Johnny Araújo. "Homens?" é uma produção do Porta dos Fundos para o Comedy Central (Viacom).





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários