#NãoTáTranquiloNãoTáFavorável: Campanha incentiva a proteção às mulheres vítimas de violência

agosto 06, 2016



Realizada pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, a campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável quer promover a proteção às mulheres vítimas de violência. O objetivo é conquistar o apoio da população para essa e outras causas como o enfrentamento ao machismo, o fim da violência contra a juventude negra e o fim da homofobia.

Artistas, personalidades e influenciadores digitais já aderiram a campanha, tais como a atriz Letícia Sabatella, o cantor Lenine, e a farmacêutica cearense Maria da Penha, que atualmente está à frente do Instituto Maria da Penha (IMP) e foi a pessoa que inspirou o nome da principal lei voltada à proteção de mulheres vítimas de violência que em 07 de agosto de 2016 completa dez anos.

Em 1983, Maria da Penha levou um tiro nas costas enquanto dormia, ficou paraplégica e viu o ex-marido ser julgado e condenado duas vezes, mas mesmo assim ficar livre devido a recursos apresentados pela defesa.

O caso da farmacêutica, relatado no livro “Sobrevivi…Posso Contar”, lançado em 1994, serviu de instrumento para que o Brasil fosse denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos). Condenado internacionalmente pela forma como tratava a violência contra a mulher, o país foi obrigado a cumprir algumas recomendações, como a mudança na legislação.

Há várias formas de participar da campanha de mobilização: basta enviar selfies ou vídeos; criar hashtags ou utilizar as que estão disponíveis; baixar imagens para usar no Facebook ou compartilhar a campanha com amigos por meio das redes sociais. Para saber mais, acesse o site: http://www.naotatranquilonaotafavoravel.org

Violência Contra a Mulher

O Mapa da Violência 2015 mostra que a cada hora e meia morre uma mulher assassinada no Brasil, especificamente por ser mulher. No país, hoje, são 13 mortes de mulheres por dia, em geral assassinadas por pessoas de sua família, companheiros ou namorados.

“É uma situação absurda esse número de pessoas que morrem, o número de crianças que ficam sem mãe, ficam órfãs”, afirma Denise Dora, conselheira do Fundo Brasil e ouvidora-geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Ela faz parte do conselho diretor da ONG feminista Themis, também participa da campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável.

Não para desconsiderar a importância da Lei Maria da Penha, mas, como lembra Denise Dora no vídeo gravado para a campanha, ainda não há uma resposta efetiva do Estado. São poucas as casas de proteção e abrigos para mulheres.

As delegacias especializadas e os juizados especiais existem apenas nas capitais e grandes cidades. Milhares de mulheres não contam com nenhuma proteção nas áreas de segurança pública, assistência social ou saúde. “É uma situação nem um pouco tranquila nem um pouco favorável”, completa a conselheira.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Artigo do meu agrado! A mulher está vivendo AINDA de forma submissa. Adorei o nome da campanha. Espero que todos os homens e até as próprias mulheres se empenhem nesse espírito de liberdade.

    ResponderExcluir