#CaféRapidinhas: Vinil, gastronomia, canoagem e cultura hacker

agosto 21, 2016


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Novidade

A partir desta segunda-feira (22/08), o jornalismo esportivo da TV Brasil ganha mais espaço na grade de programação da emissora. O "Stadium", tradicional programa que vai ao ar às 14h de sábado passa a ter agora duas edições diárias, de segunda a sexta-feira – às 12h30, direto de São Paulo, com apresentação de Gabriela Santillo, e às 19h, do Rio de Janeiro, sob o comando de Daniela Christoffer. Outra novidade é a exibição, mais cedo, às 19h45, do telejornal "Repórter Brasil". O ajuste também altera o horário da edição vespertina do noticioso, que passa a ir ao ar às 13h, após a exibição dos telejornais regionais. Outra novidade é a mudança de horário do programa "Sem Censura", apresentado por Leda Nagle, que volta a ser exibido ás 16h.

Consagração

A canoagem brasileira se despediu dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como um dos esportes mais vitoriosos da competição e Isaquias Queiroz como o único atleta de toda história olímpica do Brasil a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos. Com o resultado Isaquias entra não só para a história do esporte brasileiro, sendo o único atleta do país a conquistar três medalhas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, como também para a história da canoagem olímpica ao se tornar o primeiro atleta da categoria canoa a obter três medalhas na mesma competição.

Reconhecimento

E por falar em Olimpíadas, a Orchestra Santa Massa representa a música do Brasil na festa de encerramento da Rio 2016 neste domingo (21/08), às 20h. A banda pernambucana, formada por Hélder Aragão (DJ Dolores), Maciel Salú (voz e rabeca), Isaar (voz), Fábio Trummer (voz e guitarra) e Jam da Silva (percussão), vai se apresentar durante a cerimônia de encerramento da Rio 2016, no Estádio do Maracanã, para um público presente estimado em 70 mil pessoas e com expectativa de mais de 3 bilhões de telespectadores em todo mundo. 
Foto: Divulgação. 
O grupo ainda convidou para a apresentação o Maestro Spok (voz e sax), André Julião (sanfona) e Yuri Queiroga (baixo). O repertório inclui músicas da própria Santa Massa e de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Jacinto Silva e ainda uma canção composta especialmente para ocasião, de autoria de Maciel Salú.

Revitalização

Voluntários de todas as idades e regiões de Belo Horizonte realizarão no próximo sábado (27/08), a partir das 09 horas, de um dia solidário cuidando, limpando e fazendo pequenas reformas na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. A ação faz parte do "Projeto Mãos que Ajudam", caracterizado por um dia de ações sociais como pintura, limpeza revitalização dos jardins, bancos e serviços de alvenaria. A iniciativa é aberta a todos e conta com o apoio do Colégio Tiradentes, da Prefeitura e Guarda Municipal.

Documentos

Acaba de chegar ao Brasil o site Wonder.Legal, que oferece a criação automática e personalizada de documentos jurídicos como cartas, contratos e estatutos de sociedade. Lançado na França em 2015, Wonder.Legal revolucionou as relações jurídicas ao possibilitar que qualquer pessoa tenha acesso simples e de baixo custo a documentos jurídicos que atendem a requisitos legais. Baseado em inteligência artificial, o site interage com o usuário por meio de perguntas claras e objetivas que balizam o desenvolvimento em tempo real do documento escolhido. Em apenas alguns cliques, o usuário tem um documento personalizado, elaborado sob diretrizes de juristas internacionais e que atende a todos os requisitos legais no país.

Hacker

O ROADSEC, maior evento de hacking, segurança e tecnologia da América Latina passará por Belo Horizonte, no próximo sábado (27/08), na PUC Minas, com um dia repleto de atividades para promover e desmistificar a cultura hacker de Minas Gerais. O evento terá um ciclo de palestras reunindo as brilhantes e jovens mentes locais que vão apresentar projetos e técnicas de hacking para um debate com os principais nomes da segurança da informação no Brasil, além de uma feira de tecnologia onde participantes de todas as idades e níveis de conhecimento, entre outras atrações. Para se inscrever, clique aqui.

Gastronomia

Nesta segunda-feira (22/08), o bar e restaurante Nova Gourmet, localizado em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, promove a primeira edição da "Confraria Gourmet", em parceria com a Cervejaria Brucke. No evento, que será realizado das 20h às 23h, o chef convidado André Cerqueira irá preparar um delicioso jantar harmonizado com cervejas especiais. Os convites são limitados, R$ 150, por pessoa. O bar, restaurante e boutique de carnes Nova Gourmet chama a atenção dos clientes ávidos por novos sabores e sensações. A inspiração gastronômica do menu grill veio da Argentina, país referência no preparo de receitas que têm como ingredientes principais as carnes nobres. Reservas pelo telefone: (31) 99411-0120.

Teatro

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais (COMG) é o patrocinador da nova temporada do espetáculo “A Última Vida de Um Gato”, em Minas Gerais. A peça, que vai estrear dia 02/09, às 21h, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, é estrelada pelo veterano Dedé Santana e pelo ator Felipe Cunha. Os dois farão apresentações também nos dias 03 e 04 de setembro e depois seguem para cidades do interior mineiro levando a história. “A Última Vida de Um Gato” traz a história de dois homens solitários e de idades diferentes que em meio a confissões descobrem que podem contar um com o outro. Para comprar o ingresso, clique aqui.
Foto: Julia Lanari / Reprodução. 
Show

Na próxima quarta-feira (24/08), em Belo Horizonte, a partir das 21h, a artista Graziê levará ao espaço A Casa, o evento "Jam Session FENAC", para celebrar seu aniversário e o encontro da artista com músicos convidados. O show da artista, que aposta no poder do vocal feminino, apresentará canções autorais dela e de compositores amigos, inclusive as que vão estar em seu primeiro disco Xeque Mate, a ser lançado até meados de setembro, além de clássicos da música nacional sob o vocal dela e cantores convidados. O evento tem como objetivo arrecadar verba suficiente para custear a viagem da cantora para sua participação nas eliminatórias da 46ª Edição do FENAC, que acontecerá em Guapé, dia 26 de agosto, com o valor obtido na portaria do evento. O ingresso custa R$ 10.

Música

Em comemoração ao mês de seu primeiro aniversário, o projeto de música colaborativa Indicaí, realiza o "Reverberar - 1º Festival de Música Colaborativa", com eventos, shows e ações de discussão sobre a colaboratividade, produção e divulgação de música online, até o dia 30 de agosto, em locais parceiros do projeto. A ideia do festival é dar um pontapé inicial para uma discussão que já acontece no meio digital de forma ampla, porém diluída. A iniciativa surgiu em agosto de 2015 propondo suprir a falta de um espaço capaz de unir todos os segmentos da música. Um dos principais objetivos do Indicaí é dissipar as divisas que se criam entre quem faz e quem consome música.

Vinil

Os engenheiros curitibanos Rômulo Troian e Lucas Stavitzki, apaixonados por discos de vinil, viram no hobbie a possibilidade de criar um negócio. Em 2013, tiveram a ideia de desenvolver uma rede social voltada para interessados em vinil. Foram três anos até a ideia ser consolidada e colocada em prática até que, em julho de 2016, lançaram a Luvnyl. A rede funciona como um espaço para troca de informações, mas também tem o objetivo de aproximar compradores e vendedores. Além do cadastro de pessoas físicas, a Luvnyl também possui uma área específica voltada para comércios, como lojas e sebos.
Foto: Divulgação. 
Curso

A Fundação Unimed lança o curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos, com o objetivo de proporcionar a formação ampla na área, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento pessoal e profissional. O curso terá início nos dias 21 e 22 de setembro, com carga horária de 414 horas, em aulas quinzenais e será realizado presencialmente na Fundação Unimed (Rua Flávio dos Santos, 355, Floresta, BH). O público do curso é profissional de saúde de nível superior, graduado em diversos campos do saber, com interesse na atuação interdisciplinar em cuidados paliativos e em situações limites de morte, luto, sofrimento e dor. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.


Durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Editora Santuário vai lançar um aplicativo gratuito voltado para os católicos. No app “Deus Conosco”, que estará disponível em IOS e Android, o público poderá acompanhar as leituras bíblicas de cada dia, conhecer a história de Nossa Senhora Aparecida e também programar horários para rezarO App completa a família de um dos mais conhecidos subsídios litúrgico do país, o “Deus Conosco dia-a-dia”, com distribuição em todo o Brasil. "Através dessas ferramentas tecnológicas poderemos levar uma mensagem de fé e otimismo para muitas pessoas, principalmente para essa nova geração antenada em tecnologia”, detalha um dos idealizadores do projeto, Padre Ferdinando Mancilio.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários