#Rio2016: Cidade Maravilhosa se prepara para sediar os Jogos Paralímpicos

agosto 22, 2016

Foto: EBC / Reprodução. 

O encerramento dos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, contou com uma grande festa no último domingo (21/08). Recordes foram quebrados e conquistas inéditas, como o ouro no futebol masculino e a tão sonhada medalha de ouro no vôlei masculino, marcaram a competição que foi muito elogiada pela imprensa internacional.

Com o fim das Olimpíadas, entra na sequência os Jogos Paralímpicos, a partir do dia 07 de setembro, também no Rio de Janeiro. Até o dia 18 do mesmo mês, cerca de 4.350 atletas de 178 países são esperados para disputar as 528 medalhas em jogo. Os organizadores informam ainda que há ingressos que podem ser vendidos pela internet ou pelas bilheterias oficiais, a partir de R$ 10.

O mascote "Vinícius" - que fez sucesso durante as Olimpíadas e representava a "fauna brasileira", sede lugar agora ao mascote "Tom", que representa os Jogos Paralímpicos. De acordo com os organizadores, Tom é "uma criatura mágica, uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras". Para saber mais sobre os mascotes, clique aqui.

Na TV aberta, a TV Brasil e emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão transmitem a cerimônia de abertura e a solenidade de encerramento dos Jogos, além das principais provas do evento. Em breve, a emissora irá divulgar os horários das modalidades que irá transmitir ao vivo.

Preparação

Os atletas do Brasil começam a viajar para a Cidade Maravilhosa a partir de 31 de agosto – o último grupo chega ao Rio de Janeiro dia 04 de setembro. “Temos de ter o pensamento positivo daqui para frente. Este era um sonho que tínhamos desde quatro anos atrás, no início do ciclo após Londres-2012. Bate uma ansiedade poder estar aqui agora”, disse Vinicius Tranchezzi, goleiro da Seleção Brasileira de futebol de 5, atual tricampeã dos Jogos Paralímpicos.
Foto: EBC / Reprodução.

O objetivo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é obter o quinto lugar no quadro geral de medalhas. A meta foi definida em 2009, quando o Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos Jogos de 2016. Em Londres 2012, o Brasil ficou com o sétimo lugar, com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze.

“É um prazer enorme estar na Seleção Brasileira neste período pré-Paralimpíada. Ficamos muito felizes que a Seleção masculina conseguiu merecidamente a medalha de ouro na Olimpíada. Vamos trabalhar duro para que a gente também consiga o nosso objetivo”, disse Rodrigo Melo, líbero da equipe masculina de vôlei sentado, atual vice-campeã mundial da modalidade.

Time Brasil

Com 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres, esta será a maior delegação brasileira em uma edição das Paralimpíadas. Em Londres, foram 182 atletas inscritos em 18 modalidades.

Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos - atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem velocidade, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

Dezesseis atletas-guia para o atletismo, três calheiros, que atuarão na bocha, e mais dois goleiros para o futebol de 5 também fazem parte da comitiva, que contará com 494 pessoas na Vila dos Atletas, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Foto: EBC / Reprodução. 

São Paulo é o estado com o maior número de representantes entre os donos da casa: são 75 atletas naturais do estado que abriga o CT Paralímpico Brasileiro. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 33 e o Paraná, com 20. Quase metade dos convocados vêm da região Sudeste - 128, no total. O Nordeste enviará 53 atletas para as Paralimpíadas, o Sul, 41, o Centro-Oeste, 39, e o Norte, 17.

Quarenta e quatro atletas de 11 modalidades são medalhistas paralímpicos e terão a chance de tentar repetir o feito no Rio de Janeiro. Nomes como os dos nadadores Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil e os velocistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Yohansoon do Nascimento fazem parte da relação.

A equipe nacional está em grande parte dividida em São Paulo. Treze modalidades se preparam no CT, enquanto halterofilismo (Unifesp), futebol de 7 (CT do São Paulo Futebol Clube, em Cotia), canoagem e remo (Raia Olímpica da USP) usam outras instalações. Quatro esportes estão no Rio de Janeiro: vôlei sentado feminino (Volta Redonda), tiro esportivo (Escola Naval) vela (Clube Charitas) e basquete em cadeira de rodas (ANDEF).



_______________________________________
*Com informações do CPB e da EBC.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários