#BlackFriday: Como se proteger de ameaças virtuais na hora das compras?

novembro 24, 2015



Considerada uma importante data para o comércio eletrônico no Brasil, a #BlackFriday, que acontece no dia 27 de novembro, prevê apresentar para este ano um crescimento nas vendas. Apesar de ser uma boa oportunidade para realizar compras com bons descontos, a data também cria inúmeras oportunidades para que cibercriminosos realizem golpes e fraudes

No ano passado, os brasileiros gastaram mais de R$ 800 milhões na #BlackFriday. No dia 27 de novembro haverá mais uma edição do evento e a expectativa é bastante alta. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) a edição de 2015 deve ter faturamento superior a R$ 1 bilhão.

“Muitas pessoas se impressionam com as ofertas anunciadas e se esquecem de tomar os devidos cuidados para se proteger de fraudes. O dispositivo usado, o e-mail recebido, o site em que será realizada a compra e até a rede em que você está conectado podem conter vulnerabilidades e precisam de atenção para que as compras sejam realizadas de forma bem sucedida e sem complicações futuras”, explica Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da Intel Security. 

Abaixo, veja algumas dicas da Intel Security para evitar ser vítima de golpes online na Black Friday:

# Pesquise os preços com antecedência: Muitas lojas aumentam os preços na proximidade da data para depois fraudar um desconto que na realidade não existe. Pesquise os preços do que pretende comprar e use sites e aplicativos que permitem checar a alteração dos preços dos produtos.

# Desconfie de ofertas boas demais: Em um golpe bastante comum, criminosos criam sites de lojas falsas que realizam a venda, mas não entregam os produtos. Se uma oferta anuncia um smartphone por um valor muito menor do que ele custa normalmente, alguma coisa está errada.

# Não compre em sites desconhecidos ou suspeitos: Pesquise sobre a reputação da loja em sites de reclamação na internet e verifique se a loja tem telefone e endereço físico. Você também pode verificar a legitimidade olhando para alguns indicadores de segurança. Por exemplo, um símbolo de cadeado fechado na barra de endereços do navegador mostra que a transação é criptografada.

# Mantenha seus dispositivos atualizados: Use software de segurança abrangente em todos os seus dispositivos como o McAfee LiveSafe, além de manter as versões mais recentes do navegador Web e sistemas operacionais. Agregar uma solução de segurança abrangente com atualizações de dispositivos regularmente é uma das melhores coisas que você pode fazer para obter mais segurança.

# Não clique em links recebidos por e-mail: Nessa época muitas pessoas receberão e-mails com ofertas sobre a Black Friday. É importante nunca clicar em um link recebido por e-mail, ele pode te direcionar para um site fraudulento ou instalar um malware na sua máquina. Ao receber uma boa oferta por e-mail, procure no navegador o site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira.

# Nunca realize compras conectado em redes wi-fi públicas: Os hackers conseguem facilmente interceptar dados de redes abertas ou até mesmo criar redes com nomes similares a de estabelecimentos como cafés, restaurantes, hotéis e aeroportos para roubar os dados que trafegarem nessas redes.

# Muito cuidado com o phishing: O phishing é uma categoria de golpe on-line que tenta obter informações pessoais das vítimas. Nesta época, cibercriminosos enviam e-mails falsos de endereços aparentemente legítimos, persuadindo os consumidores a revelar informações pessoais, pedindo para verificar os dados de uma compra online ou solicitando o cadastro dados para obter um desconto especial, por exemplo.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.




  




Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Muito bom Wander, já acompanho seu blog a algum tempo e ele é muito bom. Já vi você na TV também.

    ResponderExcluir