Exposição fotográfica viaja pelo século XX e retrata a imigração de galegos na América

novembro 24, 2015



Entre os anos de 1957 a 1963, o fotógrafo espanhol Alberto Martí registrou em sua máquina fotográfica crianças, adultos e idosos deixando a Galícia, comunidade autônoma espanhola, com destino aos países da América, especialmente Venezuela e Brasil.

Os sentimentos traduzidos nos rostos dos milhares de galegos nas idas e vindas da terra dos “adeuses”, como é conhecida a Galícia, é tema da exposição de Martí, que acontece de 16 de dezembro a 27 de fevereiro de 2016, na Câmera Sete da Casa da Fotografia de Minas Gerais, avenida Afonso Pena, 737.

Realizada pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte e Embaixada da Espanha no Brasil em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Prefeitura de Belo Horizonte, a mostra com curadoria do artista José Caruncho reúne 51 fotos em preto e branco e vão levar os visitantes a uma viagem pelo século XX, na região histórica situada a oeste e norte de Espanha.

A exposição estrutura-se em três partes para retratar a migração: partida da Galícia, desde os portos de Vigo e da Coruña, que é um dos principais da Europa e um dos "corações" financeiros da Galícia, entre 1957 e 1963; o Buque Santa Maria - navio que transportava as pessoas que deixavam suas terras em busca de novos destinos - e o retorno de muitos galegos à comunidade espanhola.

“Até hoje, pouquíssimas fotos foram divulgadas sobre esse fato histórico, apesar de na época muitos fotógrafos terem acompanhado o tráfego humano nos portos. Porém, não há bem que possa ser guardado eternamente oculto. Com essa exposição do fotógrafo Alberto Martí, a migração dos galegos no século XX pode ser agora conhecida e analisada”, comenta o diretor do Instituto Cervantes BH Luís Javier Ruiz Sierra.

O diretor explica também que ao longo dos anos, Martí encheu a sua câmara fotográfica de figuras e de sentimentos, de esperanças e de tristezas. “Os seus protagonistas são anônimos, mas fundamentais para o entendimento da história coletiva da Galícia no século XX”.



Serviço:
Exposição Os Adeuses
Data: 16 de dezembro a 27 de fevereiro
Horário: De terça-feira a sábado das 9h30 às 21h
Local: Câmera7 – Casa da Fotografia de Minas Gerais - Avenida Afonso Pena, 737 – Belo Horizonte. Informações: (31) 3236-7322. Entrada Gratuita





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.




  




Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários