Projeto “Santa Leitura” leva livros para a Praça de Santa Tereza em BH

janeiro 30, 2015

Foto: Facebook Leitura Na Praça / Reprodução. 


No próximo domingo, dia 1º de fevereiro, acontece mais uma edição do projeto Santa Leitura, na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Neste ano, a iniciativa pretende alcançar um público ainda maior, com mais de seis mil livros que podem ser lidos ou adquiridos gratuitamente.

O evento, que já se tornou parte do calendário cultural da capital mineira, acontece das 9h às 13h, sempre no primeiro domingo do mês, na praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza). No lançamento desta temporada do projeto, bruxas e princesas estarão alegrando a praça com muitas histórias para o público.

Quem promove o evento de incentivo à leitura é a artista plástica Estella Cruzmel. Ela expõe obras variadas em prateleiras, bancos e em uma passarela de 15 metros feita com plástico. “É um espaço do saber gratuito, aberto ao público. As pessoas passam, olham, sentam-se e lêem”, comenta Estella.

No começo, o projeto contava só com 50 exemplares. Hoje já são mais de 6 mil. Estella conta ainda que tem muito prazer em promover o projeto, “se pudesse, levaria para várias regiões da cidade”, ressalta. “Inclusive estou em processo de adoção da praça Salvador Morici, no bairro Floresta, onde o projeto Santa Leitura já atua há quase dois anos com dez livros por dia no banco da praça”, cometa.

História

O projeto Santa Leitura nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto.
A repórter Samara Costa, da TV Alterosa/SBT, grava matéria sobre o projeto "Santa Leitura". Foto: Facebook Leitura Na Praça / Reprodução.

No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinqüenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, cachoeirinha e Floresta (onde reside).

Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo. No início de 2012, no período em que o projeto estava muito reconhecido, precisei fechar a loja devido à violência na região”, conta Estella.

Meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura. Foi no primeiro domingo de abril de 2013, o projeto Santa Leitura, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, começou.

“Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à Praça para guardar todo o material. Em Junho, no terceiro evento, que acontece sempre no primeiro Domingo do mês, já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella. Hoje, em dias de Santa Leitura, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários