#BHDaGente: MGTV exibe série de reportagens sobre os 117 anos de BH

dezembro 12, 2014



Para comemorar o aniversário de 117 anos, o MGTV 1ª edição, da TV Globo Minas, exibe uma série de reportagens para homenagear a primeira cidade planejada do Brasil. Os repórteres Vladimir Vilaça e Henrique Stênio foram às ruas a procura de casos e curiosidades que fazem parte da história da capital dos mineiros.

Na primeira reportagem, Vladimir conversou com personagens que exemplificam a diversidade dos moradores de BH. E é na região central da cidade que esse caldeirão de gente se mistura. Pedestres com pressa, sempre indo para algum lugar. Taxistas e motoristas reclamam do trânsito cada vez mais engarrafado. Mas, não é que no meio de tanta correria, uma senhora traz uma sacola cheia de couve fresca, pronto para vender?

Por incrível que pareça, bem no centro de BH, ainda existe uma vila com casas antigas e bem conservadas, da época da construção inicial da cidade. Da modernidade, surge o Edifício Maleta, que é um mundo à parte. No mesmo espaço, há moradores de apartamentos, salas comerciais, lojas, bares e restaurantes, tudo junto e misturado.
Edifício Maleta, na região centro-sul de Belo Horizonte. Foto: Site Bairros de BH / Reprodução.

Ainda, na reportagem é mostrado que Belo Horizonte foi planejada para crescer lentamente, com áreas comerciais e bairros bem definidos. A Beagá que tanto amamos, já foi considerada uma “cidade jardim” com uma Avenida Afonso Pena completamente arborizada teve que desfazer das suas árvores para poder dar espaço para os automóveis.

Em nome do “progresso”, o Parque Municipal perdeu mais da metade do seu tamanho original para as novas construções da cidade. Vilas, sobrados e casarões antigos foram derrubados para a construção de grandes edifícios, lojas e shoppings. Além disso, uma coisa que me chama atenção em BH é desde a sua construção, a cidade insiste em canalizar córregos e riachos que atravessamo perímetro urbano.

Já na segunda reportagem, Vladimir contou um pouco da história de um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, o Lagoinha. É de lá que surgiu o apelido do copo americano que, em BH, se chama “copo Lagoinha”, uma das tradições da nossa cidade, graças a fama dos nossos bares, botecos e restaurantes.
Foto: Charles Tôrres / Blog BH Uma Foto Por Dia / Reprodução.

O Lagoinha que já foi conhecido com uma das zonas boemias da cidade devido a sua fervência cultural, hoje é um local com sérios problemas sociais, como a criminalidade, alta população de rua e o uso de drogas a céu aberto. Mesmo assim, o Lagoinha é um bairro em que as pessoas que moram lá sentem muito orgulho das suas raízes históricas, pois muitos trabalhadores e comerciantes que ajudaram na construção de BH decidiram viver por lá.

Ali, próximo ao Lagoinha, mais precisamente no bairro São Cristovão, que existe o primeiro conjunto habitacional de BH, o I.A.P.I. Projetado para habitar cerca de 5 mil famílias, o local é considerado um bairro vertical. Tem praça, escola, igreja, posto de saúde e, recentemente, foi revitalizado, com uma nova pintura. O curioso é que o IAPI é vizinho de uma das favelas mais famosas da cidade, a Pedreira Prado Lopez.

A terceira e última reportagem, que será exibida nesta sexta-feira (12/12), vai contar a história de uma região que, por incrível que pareça, é mais velha que Belo Horizonte: Venda Nova. Vale a pena conferir!










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Oi Wander! Quanto tempo!

    Não sabia que você tinha separado um espaço para a série no blog. Só vi hoje. Obrigado.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vladimir! Quanto tempo mesmo, né....rs. Do lado de cá, tenho acompanhado o seu trabalho e estou muito orgulhoso. Fico feliz que tenha gostado da postagem. A série de reportagens ficou muito e merece destaque. Parabéns pelo trabalho. Grande abraço.

      Excluir