BH ganha Escola Livre de Artes com 4 mil vagas para cursos gratuitos

dezembro 12, 2014



A partir de janeiro de 2015, Belo Horizonte vai ganhar a Escola Livre de Artes (ELA). O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e criado pelo decreto municipal 15.775/2014. O ELA foi anunciado pelo prefeito Márcio Lacerda, nesta semana, em cerimônia no Teatro Francisco Nunes.

Com cursos e oficinas de curta e longa duração, a ELA vai ter capacitações gratuitas em áreas como Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Teatro, Patrimônio Cultural e Design Popular, por exemplo, em três ciclos formativos: iniciação, aprofundamento e especialização. Todos os cursos são gratuitos, para pessoas de todas as idades, e os alunos recebem certificado de conclusão.

A iniciativa faz parte do programa Arena da Cultura que cumpre as metas de descentralização cultural na capital mineira, oferecendo cursos e oficinas nas nove regiões da cidade. Os oficineiros serão recontratados pela Escola Livre de Artes (ELA) como professores e, o mais importante, os alunos passarão a receber diplomas de conclusão do curso, demanda histórica do Arena da Cultura e de seus usuários.

“Temos que destacar a importância da produção artística, valorizar nossas raízes históricas, culturais e raciais porque é isso que define nossa identidade. As expressões culturais produzidas por Belo Horizonte e por Minas Gerais, além de reforçar nossa cultura, contribuem para a chamada economia criativa, formada por atividades que utilizam o conhecimento e resultam em geração de renda”, destacou o prefeito Marcio Lacerda.

O presidente da FMC, Leônidas de Oliveira, citou o objetivo fundamental para criação da ELA. “É descentralizada. Todos os BH Cidadania terão oficinas e aulas de artes, assim como os 16 centros culturais, museus e o futuro Centro de Referência da Juventude. A ELA já nasce como a maior escola de artes latino-americana e com a vocação de agrupar as diversas ações da Prefeitura”, explica.

As inscrições serão abertas a partir de janeiro de 2015. Os interessados devem fazê-la pelo site do BH Faz Cultura ou, presencialmente, nos centros culturais da PBH, nos núcleos do BH Cidadanias ou no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (Nufac), localizado na avenida dos Andradas, 367, 2º andar, Centro.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários