Fiocruz lança DVD "Nascer no Brasil" para incentivar o parto normal

dezembro 12, 2014

Foto: Site A Tarde Online / Reprodução. 


Devolver a mulher o protagonismo na hora do parto e fazer deste momento algo acolhedor, afável e sem sofrimento. Esta é a proposta do DVD Nascer no Brasil, lançada pela Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz. O material reúne uma série de depoimentos de médicos, gestantes e enfermeiros, visando incentivar o parto normal humanizado, principalmente entre os profissionais de saúde.

O lançamento será no dia 16 de dezembro, de 14h às 17h, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz, localizado na avenida Brasil, nº 4.365, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde (Neavs) e o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CEIcict) promovem um debate aberto ao público sobre os bastidores da realização do DVD e o uso do audiovisual para dar visibilidade à pesquisa, sucedido pela exibição de um dos vídeos da série.

O seminário vai contar com a presença da coordenadora geral da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), a diretora da série, Bia Fioretti, e da pedagoga e especialista em tecnologias educacionais, Gabriela Dias, como mediadora. Abaixo, confira os dois vídeos promocionais do DVD Nascer no Brasil:


Parto Humanizado

O DVD Nascer no Brasil contém dois títulos: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos, ambos dirigidos, fotografados e produzidos pela publicitária Bia Fioretti, especialista em Criação Audiovisual e Comunicação em Saúde Pública. Nos vídeos, depoimentos emocionantes de mulheres logo após o nascimento de seus filhos ganham a tela através do olhar delicado da diretora.

São falas que mais parecem desabafos e confissões: “quando a gente fica assim sozinha, sentindo dor sem apoio de ninguém, parece que a dor não passa"; "saindo da mesa do trabalho de parto, olhei pro meu marido e falei que nunca mais queria um filho”; “o parto normal é muito primitivo, acho que não tem nada a ver com os dias de hoje”; “meu médico é quem vai decidir agora”.

Essas são algumas das 174 entrevistas realizadas para o vídeo em 2011, durante a aplicação da pesquisa, e em 2014, por iniciativa da própria diretora que tem uma relação pessoal com o tema. Bia foi mais uma vítima da violência obstétrica.

Em síntese, o DVD integra o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, criada em 2006 para popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento em saúde pública. Os títulos são disponibilizados pela Editora Fiocruz para todo Brasil a preço de custo.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários