#CaféLiterário: Livro analisa o Canal Viva perante a memória televisiva brasileira

dezembro 14, 2014



Desde que foi criado em maio de 2010, o canal Viva é um fenômeno na TV Paga. Considerado um dos canais de maior audiência da Globosat, o Viva encanta homens e mulheres de diversas idades, principalmente por reunir um acervo de programas de sucesso na TV Globo.

Para falar sobre este e outros assuntos relacionados a memória afetiva do telespectador brasileiro, o jornalista Julio Cesar Fernandes, lançou o livro “A Memória Televisiva como Produto Cultural: um estudo de caso das telenovelas do canal Viva”, pela Editora In House.

A obra é uma adaptação da dissertação de Mestrado dele para a faculdade de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, aprovada em dezembro de 2013. O livro conta ainda com o prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que comandou a TV Globo justamente na época em que as telenovelas analisadas foram exibidas pela primeira vez na televisão. Para comprar o livro, clique aqui.

Na época, a dissertação contou com a orientação da professora doutora Magali do Nascimento Cunha e teve banca examinadora composta pelos professores doutores Laan Mendes de Barros, da própria Universidade Metodista e Eugênio Bucci, convidado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista nos estudos sobre a TV brasileira.
O jornalista Julio Cesar Fernandes no lançamento de seu livro sobre o Canal Viva.
Foto: Portal Metodista / Reprodução.

“Se você nasceu e cresceu no Brasil, não há como escapar: a sua memória pessoal, afetiva, as suas lembranças mais íntimas guardam a marca da televisão. Olhe para o seu passado e lá estará uma cena inesquecível de novela, uma canção, uma voz. Onipresente no Brasil, a televisão também se tornou onipresente na trajetória personalíssima de cada brasileiro. Daí o sabor tão especial deste livro, ao mesmo tempo um estudo de reconhecidos méritos acadêmicos e um álbum de recordações mais do que familiar”, diz Eugênio Bucci.

O livro é o terceiro volume da Coleção Pró-TV da Editora In House e o primeiro da série Acadêmica. Ainda, a obra alerta para a importância da preservação dessa memória, não somente para fins mercadológicos, mas também como um elemento ativo na produção cultural.

Para o autor Julio Cesar Fernandes, “a experiência foi uma grande honra, principalmente porque eu faço parte com o meu livro da Coleção Pró-TV com outros grandes nomes da comunicação brasileira, como a veterana atriz e diretora de TV, Vida Alves. (...) A pesquisa [do livro] traz uma reflexão sobre a memória televisiva e a importância para a sociedade da sua preservação. O Brasil é um país carente de preservação de sua memória em geral, inclusive a televisiva”.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários