Marketing de Conteúdo mostra a importância do Jornalismo nas Novas Mídias

setembro 04, 2014

Foto: Site Danilo Cardoso / Reprodução.


Estamos em um processo de mudança de paradigma nos Meios de Comunicação. Mudança brusca que afeta não só o público, mas os veículos e o mercado publicitário. Tudo é imediato! Podemos perceber isso pela baixa venda de jornais, a alta interatividade das redes sociais, pela queda de audiência (e influência) da TV e, sobretudo, pela enxurrada de informação que recebemos diariamente.

É computador, celular, tablet, TV, rádio, jornal e revista. Ficamos muito tempo conectados. Mas, como uma marca ou um produto pode se sobressair diante deste cenário? A resposta está no Marketing de Conteúdo. Com um público cada vez mais segmentado e disposto a curtir e compartilhar só aquilo que realmente gosta, a melhor maneira de fisgar um internauta é por meio da informação.

Os últimos dados divulgados pela própria Google Inc., já avisam que a população mudou mesmo de hábito: mais de 90% dos internautas de todo o planeta utilizam o Google (buscador) como Página Inicial em seus navegadores. Ou seja, o mundo inteiro está no Google: não é possível desprezá-lo, uma vez que é a Google que dita as regras do conteúdo no mundo online.

Saber indexar um artigo no seu blog ou site hoje em dia, é tão importante quanto saber produzir este conteúdo. É só fazer o seguinte exercício mental: quando não sei de algo, onde recorro? Ao Google. E se o que você escreveu não for indexado, você não será visto ou lido. Lembre-se: quanto mais apurada é uma pesquisa, melhor será o resultado alcançado. Por isso, invista não só em publicidade no Google, mas invista em conteúdo autoral e criativo.
Foto: Rock Content / Reprodução.

Em função disso, de uns anos para cá, marketing e jornalismo se uniram em uma nova tendência chamada de Marketing de Conteúdo. Ao invés de simplesmente vender uma garrafa de vinho de forma escancarada com um anúncio, vende-se a pauta de como o internauta poderia beber vinho no seu dia-dia ou ainda para o público mais refinado, informações sobre a safra, como a bebida foi produzida e quais os benefícios deste tipo de vinho para a saúde.

Desse modo, o Marketing de Conteúdo cria engajamento por meio da informação e não precisa falar o tempo todo de si mesmo – ou melhor, da marca ou produto. A ideia é criar uma aproximação com o público e mostrar para ele que é possível criar um diálogo por meio da informação, de um conteúdo produzido para um público cada vez mais segmentado. Uma das estratégias utilizadas é o Inbound Marketing, ou seja promover este engajamento informativo por meio de blogs, vlogs, podcasts, newsletter, e-books, redes sociais, entre outros.

É aí que entra o jornalismo dentro deste novo contexto comunicativo. Das muitas vertentes profissionais da comunicação, o jornalista é o que está mais preparado para apurar e produzir uma informação sobre qualquer assunto e das mais diferentes formas. Se de um lado, vemos o enxugamento das redações, de outro vemos agências de marketing digital cada vez mais carentes de profissionais aptos a produzir conteúdo com uma linguagem de fácil entendimento e criativa.

Talvez esteja aí mais uma vertente para o jornalismo digital: um profissional que tenha a expertise de um analista de mídias sociais e a sagacidade de alguém que tenha uma boa redação e que esteja disposto a entender as particularidades da web e, sobretudo, do marketing. Se a internet já foi considerada uma mídia complementar, uma espécie de suporte, atualmente ela já é o principal canal de muitos negócios, principalmente para empreendedores de pequeno e médio porte. Os novos tempos já começaram!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários