Empreendedorismo pode abrir novas oportunidades para pessoas com deficiência

setembro 06, 2014

Foto: Superando Blog / Reprodução.


Na seção Café Convidado desta semana, a coach e especialista em Marketing, Dolores Affonso, acredita que o empreendedorismo digital pode ser um caminho para que as pessoas com deficiência possam construir uma posição no mercado de trabalho. Para ela, uma atitude empreendedora pode não só gerar renda, como também melhorar a autoestima e abrir novas oportunidades profissionais. Abaixo, confira o artigo:



Empreendedorismo Digital: oportunidade para pessoas com deficiência



Por Dolores Affonso*



Quando falamos em empreendedorismo, logo nos vem à mente a visão de uma pessoa determinada, sonhadora e com objetivos bem definidos que busca inovar, “pensar fora da caixa”, não é mesmo? Sim, mas normalmente temos também a ideia de uma pessoa sem deficiência, que seja saudável e que tenha todos os membros, capacidades e sentidos funcionando perfeitamente. Empreender é para os fortes! Em geral, acredita-se que pessoas com deficiência são incapazes.

Esta visão errônea vem de uma realidade histórica em que pessoas com deficiência eram sumariamente eliminadas ou escondidas em séculos passados e, ao longo do tempo, foram sendo “acolhidas” na sociedade como “coitados”, aqueles que precisam de piedade, ajuda ou eram um “peso” que a sociedade precisa carregar. Neste sentido, nada mais “normal” do que achar que não são capazes de empreender, abrir um negócio ou empregar outras pessoas.

O “preconceito” também se reflete no próprio deficiente. Muitos que me procuram se sentem incapazes de empreender pelas limitações causadas pela deficiência, por dificuldades de mobilidade, falta de incentivo familiar ou políticas públicas.

Quando ouço isso, fico pensando que são medos e dificuldades reais, mas que podem ser superadas. Quando encontramos as ferramentas certas e buscamos dentro de nós a força para realizar, isso se torna possível. Neste sentido, o empreendedorismo digital vem ganhando força.

Trabalhar à distância e online já é realidade no Brasil e em diversos países. E, montar um negócio próprio online pode ser uma saída para aqueles que possuem dificuldades de mobilidade, tendo em vista a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar!
Foto: Blog Os Cadeirantes / Reprodução.

Na verdade, pode se tornar a maior oportunidade da sua vida! Quando você se torna um empreendedor digital, não importa se você não enxerga, não ouve, não anda ou tem qualquer outra deficiência. O que vale é sua determinação, dedicação e sonho!

Elaborar um site, uma loja virtual, um curso, um e-book e tantas outras possibilidades, inclusive a de trabalhar sendo afiliado/representante de outros negócios digitais, são formas lícitas e muito rentáveis de empreender na internet.

Mas, se olharmos ao redor e pensarmos melhor a respeito, é possível perceber que a sociedade evoluiu e, atualmente, há diversos empreendedores com deficiência atuando em vários segmentos do mercado de trabalho, e não somente no assistencialismo e filantropia.

No Congresso de Acessibilidade, evento gratuito e online que foi realizado de 21 a 27 de setembro de 2014, foi mostrado vários exemplos de empreendedores atuais como as cadeirantes Tabata Contri e Carolina Ignarra, que criaram uma empresa com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; a Raquel Barreto, surda, que montou a Editora Libras Escrita; a Jane e Flávio Peralta que criaram o site Amputados Vencedores; o Maxx Figueiredo, que criou o site Par Especial, entre outros.

A grande verdade é que, uma pessoa com deficiência pode superar seus medos, dificuldades, limitações e buscar conhecimento e informações com determinação para realizar seus sonhos como qualquer outra pessoa. Tudo bem ser diferente: sempre é tempo de sonhar e realizar! Não importa a idade, a deficiência ou o que o mundo pensa de nós, mas o que pensamos e acreditamos conseguir realizar.




 _____________________________
*Perfil: Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional e professora. É Especialista em Marketing pela FGV e em Design Instrucional para EaD pela FACEL, é graduada em Administração de Empresas e pós-graduanda em Educação Especial pela UCDB. Diretora Executiva da Affonso & Araujo Consultoria, desenvolve e ministra cursos, disciplinas e consultorias em Marketing e Empreendedorismo Digital, RH, Design Instrucional, Acessibilidade, Novas tecnologias e Inclusão para diversas empresas. É membro da ANATED - Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância, da ABRADI - Associação Brasileira de Desenho Instrucional e do Programa Rompendo Barreiras da UERJ. 






  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Wander Veroni
Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Oi Wander, que bacana essa matéria.
    Realmente, a internet abriu muitas portas para vários profissionais, conheço pessoas, que ficaram desempregadas e se refizeram profissionalmente, através da internet...abçs

    ResponderExcluir