Filme "Made in China" critica a influência dos produtos chineses no comércio popular brasileiro

setembro 05, 2014



De que maneira a entrada dos produtos chineses alterou o comércio popular brasileiro? A partir deste gancho, Regina Casé volta às telonas com o filme Made in China, primeiro longa-metragem de ficção de seu marido, o diretor Estevão Ciavatta. De forma bem humorada, o longa retrata como a chegada dos chineses influenciou o comércio popular, antes dominado por árabes e judeus. A estreia do filme nos cinemas nacionais está programada para o dia 06 de novembro.

Made in China foi rodado no Rio de Janeiro e a história se passa na Saara, o maior centro comercial popular da cidade. O elenco, encabeçado por Regina Casé, traz também Xande de Pilares (cantor do Grupo Revelação), Juliana Alves, Otávio Augusto, Luis Lobianco, Gilberto Marmorosch e os chineses Yili Wang, Liou Sheanjiuan e Tony Lee. Abaixo, assista o trailer do filme:


No filme, Regina Casé interpreta Francis, uma comerciante do Saara, no Rio de Janeiro. Depois de anos trabalhando na Casa São Jorge, a loja de brinquedos de Seu Nazir (Otávio Augusto), Francis se surpreende com os preços a que são vendidas as mercadorias da Casa do Dragão, novo estabelecimento da Saara de propriedade do chinês Chao (Tony Lee).

A vendedora decide lutar pela clientela do patrão e vai contar com a ajuda de seu namorado malandro Carlos Eduardo (Xande de Pilares) e da amiga de trabalho, a supersticiosa Andressa (Juliana Alves), para descobrir por que os produtos da concorrência são mais baratos que os de Seu Nazir.
Foto: Agência Febre / Reprodução.

“Quero falar com humor e emoção sobre a vocação do Brasil de ser um ponto de encontro entre as mais diferentes culturas. A chegada dos chineses nesse início de século é a grande novidade. O argumento do filme nasceu quando percebi que o Rio é uma das poucas metrópoles mundiais onde não tem Chinatown”, explica o diretor Estevão Ciavatta.

Com roteiro também assinado por Estevão Ciavatta, além de Mauro Wilson, Patrícia Andrade, Rosane Lima e Claudio Lisboa, Made in China teve cenas rodadas na verdadeira Saara do Rio de Janeiro e em uma versão cenográfica construída pela equipe de produção de arte, com direção de Tiago Marques.

O filme tem produção da Pindorama Filmes e Conspiração Filmes, coprodução da Globo Filmes e RioFilme e distribuição da H2O Films, sob o patrocínio da Petrobras, Caixa Seguros, Neoenergia, Oi e Oi Futuro e TAESA. A supervisão artística está a cargo de Guel Arraes. Made in China é parcialmente financiado por recursos obtidos através dos incentivos fiscais federais (Lei do Audiovisual) e estaduais (Lei de Incentivo à Cultura).






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários