ICQ volta com novidades, reconquista o público e quer competir com WhatsApp

julho 08, 2014



Não é só nostalgia: é tecnologia! De olho no filão de aplicativos de mensagens instantâneas em dispositivos móveis (smartphone e tablet), o ICQ retomou as atividades, recentemente. A ferramenta online, que já foi um fenômeno entre os internautas no início dos anos 2000, viu a sua popularidade cair com a chegada do MSN Messenger, do Windows, e agora quer voltar de vez ao mercado.

Para esta nova fase, o grupo Mail.Ru, responsável pelo aplicativo, afirma que a nova versão, chamada no ICQ 8, possui também a versão para computadores e os populares recurso de chamadas de voz e de vídeo.

Outra novidade é que o novo ICQ permite o envio de mensagens a quem não usa o aplicativo, através de um SMS enviado gratuitamente, além de admitir a troca de fotos, vídeos, arquivos de áudio, DOCs e PDFs. Com um novo design, o ICQ 8 também oferece a possibilidade de conversas em grupo e acesso via número de telefone como o WhatsApp. Para baixar gratuitamente o novo ICQ, clique aqui.

O ICQ 8 foi lançado no início de julho e o sucesso do aplicativo se deve, em muito ao fim do Orkut, anunciado pela Google Inc. Mas, como assim? Em homenagem ao Orkut, os internautas resolveram lembrar de redes sociais que já “morreram” e se depararam com o relançamento do ICQ e começaram a comemorar a novidade.

“Quando fiquei sabendo, baixei na mesma hora. Vi algumas pessoas comentando nas redes sociais e entrei na onda. Lembro da minha adolescência, marcando de conversar com os colegas no ICQ e conhecendo muita gente nova. É tudo de bom! Consegui até recuperar o meu número antigo, diz a relações públicas Tatyanne da Silva Pereira, de 30 anos.

Do ponto de vista mercadológico, a volta do ICQ não é só emocional. O grupo Mail.Ru quer entrar de cabeça no mercado dos aplicativos de conversas instantâneas, concorrendo diretamente não só com o WhatsApp, mas com o Skype, Hangout, Facebook Messenger, Viber, KakaoTalk, Line, WeChat, entre outros. Será que vai conseguir?







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Espero mesmo que consiga mas falo isso mais pela nostalgia do que pela novidade do ressurgimento do programa/aplicativo. Penso que faz parte da natureza desse mundo virtual a necessidade de constante inovação e atualização. Sendo assim, não há até o primeiro momento programa, rede social, aplicativo, entre outros, que pode durar pra sempre. Bom, talvez pra sempre seja um exagero mas o que quero dizer é que as coisas estão sempre mudando tanto na internet como na vida e a gente acaba sendo obrigado a se adaptar e, em consequência, aceitar isso como parte de um processo natural. Se o ICQ vai mesmo ``pegar``, a história é outra já que hoje em dia a concorrência é grande. Caso dê certo, torço para que o mesmo aconteça com o Orkut que já está dando adeus..rs. Abraço

    ResponderExcluir