Google decreta oficialmente o fim do Orkut para o dia 30 de setembro

julho 01, 2014



É hora de dar tchau! A Google decretou o fim do Orkut para o dia 30 de setembro de 2014. Seja sincero: você vai sentir falta? Independente da sua resposta, até lá é possível salvar as suas fotos ou conteúdo publicado nas comunidades. 

Depois desta data não tem mais desculpa: tudo vai ser deletado. O Orkut que já foi a rede social mais acessada no Brasil tem vivido no limbo desde 2011 com o auge do Facebook, Twitter e os aplicativos para dispositivos móveis como o Whatsapp.

Segundo um comunicado da companhia no Blog do Google Brasil, desde a última segunda-feira (30/06), nenhum internauta pode mais criar um perfil no Orkut e o pedido é para que os antigos internautas salvem as informações que julgarem relevantes que foram postadas ali. 

"Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões", diz o artigo escrito pelo diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher.

Mas, quem ainda usa o Orkut? Como rede social para conectar amigos e conversar, quase ninguém. O que salvava o Orkut era as suas comunidades. Os tópicos dos fóruns foram lugares ricos de diálogos e troca de experiências. Muitas amizades nasceram e se desfizeram no Orkut. Muitos casamentos e parcerias também nasceram a partir da rede social do Google.

No seu auge, o Orkut ditou regras e tendências, mas viu sua credibilidade ruir quando o local passou a ser um endereço na internet para o fuxico da vida alheia, golpes de estelionatários, falsidade ideológica (fakes), racismo, preconceito, homofobia, crimes de ódio, ciberbullying e, principalmente, pedofilia. A Google fez vistas grossas para estes e outros inúmeros crimes virtuais e viu a sua popularidade cair mês a mês.
Foto: Blog Para Surdos / Reprodução.

A Google alegava que o problema não era a rede, mas sim o usuário que disseminava estas informações no Orkut – o que não deixa de ser verdade, mas cabia a rede como administradora oferecer medidas punitivas e facilitar o trabalho das autoridades. Acabou que quando a Google se deu conta de que o público brasileiro exigia particularidades, já era tarde demais: o internauta descobriu outras redes sociais.

De terceiro site mais visitado do país – só perdendo para o Google Search e YouTube, para o limbo das redes sociais, o Orkut sai de cena para valer em setembro. Apesar dos erros e acertos, o Orkut deixa sim a sua marca para sempre na história. 

Se hoje em dia, as mídias sociais não são só um instrumento de lazer, mas de trabalho para inúmeros profissionais, temos que agradecer não só o Orkut, mas ao ICQ, o MSN, o Google Reader, o Wave, o Buzz, e tantas outras redes que já se foram, mas que foram essenciais para o entendimento que temos hoje da comunicação online.

Quando uma rede social vai embora, me pergunto: qual será o nosso próximo passo? Qual será a próxima rede social popular ou dispositivo móvel? O Facebook é atualmente a rede mais acessada pelos internautas brasileiros, mas ao mesmo tempo o Whatsapp – que por coincidência é do mesmo dono há alguns meses, vem “comendo pelas beiradas”. 

Há uma insatisfação de alguns usuários pelo Facebook, enquanto outros estão descobrindo que não é preciso estar em todas as redes e aplicativos: cada lugar tem um público e uma funcionalidade. Nos próximos dez anos, como será que estaremos de redes sociais?







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Wander Veroni 
Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários