Projeto Papo Reto faz oficina de audiovisual e promoção da saúde no bairro Taquaril em BH

junho 05, 2014



Incentivar o protagonismo da juventude em relação à sociedade das mais variadas formas. Esta é a proposta do Projeto Papo Reto que, nos dias 05 e 06 de junho realiza, no bairro Taquaril, na Região Leste de Belo Horizonte, uma oficina gratuita de produção audiovisual e palestras sobre saúde sexual reprodutiva para os adolescentes da localidade.

O objetivo da ação é orientar os adolescentes sobre promoção da saúde, os riscos da internet e estimular a produção de conteúdos locais para mobilizar a comunidade, além de inserir o jovem no diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva. Toda a oficina faz parte de um projeto de documentário encabeçado pelo jornalista Hugo Pirez para concorrer a um edital de co-produção do Canal Futura.

“Esta é a nossa segunda ação do Papo Reto em BH com o apoio dos parceiros. Inicialmente, a oficina nasceu como parte da inscrição para o Futura, mas vimos que poderia ser maior do que isso. A comunidade abraçou a iniciativa e se tornou uma grande parceira, mobilizando pessoas e recursos para que a oficina possa render frutos e construir uma nova perspectiva de relação entre a juventude, mídia e a sociedade”, afirma Hugo Pirez.

Na oficina, os jovens do bairro Taquaril vão participar de um bate-papo sobre Comunicação Comunitária, com o jornalista e idealizador do projeto Hugo Pirez e, em seguida, de uma palestra sobre sexualidade e adolescência com a Dra. Marília Maakaroun, psiquiatra e médica de jovens e Eliana Olímpio, presidente da Associação Mineira de Adolescência (AMA).

Logo depois, o grupo fará uma oficina de produção de conteúdo audiovisual com a equipe da 7 e ½ Filmes. O roteiro é assinado pela roteirista Ana Luiza Libânio, Mestre em Literatura pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O trabalho resultará num curta produzido em conjunto com os participantes da oficina, cujo resultado poderá ser visto no site oficial do Papo Reto que será lançado em breve, independente da aprovação do edital no Canal Futura.

“Queremos conhecer o Taquaril pelo olhar de quem vive lá. O que esses adolescentes podem mostrar para a rede sobre o local em que eles moram? O que é relevante para quem está ali e a grande mídia não mostra? Como seria a sensação desse jovem em saber que ele está mostrando a realidade em que ele está inserido para o mundo? Como superar os desafios sociais, preconceitos e vencer na vida?”, indaga Hugo.

Considerado uma das maiores periferias de Belo Horizonte, o complexo do Taquaril abriga mais de 30 mil pessoas e tem o menor IDH do município, segundo dados da Fundação João Pinheiro. Estudos apontam que regiões de situação de vulnerabilidade social devem demorar 20 anos para atingir um patamar de alto desenvolvimento humano.

Retratado como “Buraco do Brasil”, na música “Chega disso!”, do grupo mineiro Skank, o Taquaril é palco de tragédias marcadas por intermédio de traficantes e gangues rivais, como a Chacina do Taquaril, que ganhou repercussão nacional, em 1996. “Quem vive no Taquaril sabe que, embora existam muitos problemas sociais a resolver, é um lindo lugar, rodeado por montanhas da Serra do Curral e com um clima natural bastante agradável. Já passou da hora da comunidade se sentir representada na mídia e na sociedade”, finaliza Hugo.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários