Papo Reto quer discutir sexo e sexualidade com o público jovem

setembro 26, 2013

Equipe do programa Papo Reto reunida durante a gravação. Foto: Arquivo Pessoal.

Uma realização de um sonho. É assim que o jornalista Hugo Pirez, de 31 anos, define o programa Papo Reto, que de uma maneira ousada, ele pretende estrear com um canal exclusivo no YouTube, no dia 28 de novembro deste ano.

A ideia do projeto que mescla empreendedorismo digital e promoção à saúde voltada para o público jovem nasceu a partir de um trabalho de conclusão do curso de Comunicação Comunitária, do Canal Minas Saúde, veiculado via educação a distância pela internet. Após isso, ele também se inscreveu no curso de Blogs e Redes Sociais, do UniBH, onde pôde aprender técnicas para a produção de conteúdo para internet.

Por já trabalhar com projetos direcionados para Vilas e Favelas em Belo Horizonte, em especial no bairro Alto Vera Cruz, Hugo se sentiu motivado a criar um programa de debate com pais e adolescentes sobre sexo, sexualidade e gravidez.

Para ajudá-lo na empreitada, Hugo convidou a designer Mariana Cabral, responsável pela edição executiva do Papo Reto; o videomaker Marco Arcanjo, que assina a fotografia e a coordenação técnica; e Léo Piló, que fez a cenografia. A ONG Cooperação para o Desenvolvimento Educacional e Social de Minas Gerais (Codesmig) abraçou a iniciativa e se tornou executora do projeto. Assista o teaser do Papa Reto:


“Trabalhar com a juventude sempre é muito bom. Ainda mais para falar de um assunto que mexe com a cabeça e o comportamento de todos nós. O jovem é o grande protagonista da vez: temos que valorizá-lo. A cada gravação, a cada encontro com a juventude é um oceano de coisas novas que a gente descobre”, conta Hugo.

Papo Reto

Apesar de ter recebido um convite para lançar o Papo Reto na TV aberta, Hugo explica que fez um estudo e constatou que o ambiente digital seria o melhor local para lançar o projeto, uma vez que o jovem esta cada vez mais conectado.

“Hoje em dia, a internet tem um poder de alcance muito mais amplo que qualquer veículo. Caiu na rede, é notícia! Nós temos que ir até o jovem e ir de encontro com aquilo que ele curte. Além disso, a web nos permite criar de maneira mais ampla, ao contrário dos programas de TV convencionais”.

Hugo ainda fala sobre o empreendedorismo que a internet propicia. “Antes você precisava de uma parafernalha para criar um produto, hoje, com um celular, um bom computador e boas ideias, a gente pode dar vida a qualquer sonho. Digo isso por experiência própria, pois o Papo Reto e um sonho que já está virando realidade”.
O jornalista Hugo Pirez durante a gravação do Papo Reto. Foto: Arquivo Pessoal.

Com o programa em fase de produção, Hugo tem conseguido conquistar parcerias importantes, como a da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de BH que aceitou participar do evento que marcará o lançamento do programa Papo Reto durante o fórum “Basta! Vamos falar sobre sexo?”, um convite para toda juventude, pais e quem quiser falar sobre sexualidade.

“Também estamos abertos para novas parcerias com instituições que se interessem pela nossa temática. Por ora, conseguimos o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), da Gerência de Eventos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de BH, do UniBH e das agências Inovas Tecnologia e Café Laranja Comunicação”, afirma Hugo.

Com o lançamento previsto para o dia 28 de novembro, a perspectiva é que o fórum aconteça no Parque Municipal, na área central de BH. “Tanto no programa, quanto no fórum de debates, o Papo Reto quer tomar a arte de rua e o ambiente urbano como pano de fundo da nossa ação, pois a arte tem atraído muito o jovem, porque não utilizá-la para passar uma mensagem tão importante?”, conclui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários