Globo estreia novos cenários em seus telejornais, mas pouco inova na parte editorial

maio 01, 2014


Novas cores e muito mais espaço para a tecnologia. Esta semana, o telespectador conferiu uma mudança nos telejornais da Rede Globo: Globo Rural, Jornal Hoje, Jornal da Globo e Fantástico estrearam novos cenários. Mas as novidades contemplaram mais a parte visual do que a editorial.

A emissora carioca adotou alguns recursos tecnológicos inéditos na TV brasileira e conseguiu imprimir conceitos artísticos específicos, como os telões que passam a se movimentar pelo cenário e com o recurso de touchscreen, além de estar muito mais antenado com a velocidade da informação na internet.

No domingo (27/04), o Globo Rural liderou a estreia destes novos cenários. Apresentou um visual que dá mais destaques para os elementos do campo, como um fundo montanhoso e com um céu inspirado no amanhecer. Também há pássaros voando e uma queda d’água que lembra uma nuvem de chuva.

Assim como o cenário anterior, os apresentadores do Globo Rural não ficaram presos à bancada e também ganharam uma sala de estar e espaços que permitem uma apresentação de pé, hábito inclusive que tem se espalhado por vários telejornais da emissora.

Já o Fantástico foi o que teve a mudança mais significativa. Ganhou não só um novo cenário, mais uma linguagem estética e visual, sob o ponto de vista artístico e conceitual. Dividido em vários espaços como sala de estar, redação e palco, a revista eletrônica semanal da Globo também mostrou ao público como são pensadas algumas de suas pautas, mas ainda precisa rever alguns elementos, como a ideia dos cavalinhos do campeonato brasileiro e dos emoticons.
Fotos: TV Globo / Reprodução.

Teve gente que gostou e gente que odiou. A crítica paulista, por exemplo, detonou o novo Fantástico e deu ênfase ao fato de que a audiência do programa já não é mais a mesma desde a estreia. Aliás, nem pode. O “Show da Vida” é um dos programas mais antigos da TV. Se não mudar, perderá público. 

Além disso, de todas as mudanças que a Globo já fez, foi a que teve mais impacto na questão editorial e artística: o novo Fantástico tem conceito e ficou gostoso de ver. A edição rápida e pontual, intercalando momento ao vivo com quadros previamente gravados, ficou interessante. Sem contar que foi o primeiro noticiário da Globo a transformar uma reunião de pauta em elemento informativo, antes da exibição de uma reportagem.

Isso ajuda não só público leigo a entender como é pensada uma matéria na TV, mas sobretudo estudantes e profissionais de comunicação que não tiveram ainda a oportunidade de passar pelo telejornalismo. O novo Fantástico ficou mais pulsante, mas ainda precisa se reencontrar em alguns elementos e se adaptar a nova casa muito mais tecnológica.

Já o cenário do Jornal Hoje e do Jornal da Globo tem, basicamente, os mesmos elementos no novo cenário. A diferença se dá nas luzes e cores utilizadas em cada noticiário, sem contar a bancada e o piso do estúdio que são de formatos diferentes, mas em síntese tem a mesma proposta de telões que circulam todo o estúdio por trilhos. Outro ponto interessante é que o novo ambiente abre espaço para que o jornal possa ter alguns momentos em que os apresentadores ficam de pé.

Tanto o Jornal Hoje, quanto o Jornal da Globo, foram muito elogiados nas redes sociais. Mas, particularmente, imaginei que as propostas de novos cenários dos dois noticiários seriam distintas, o que acabou não acontecendo. 

É nítido que um se inspirou no outro – mesmo que haja alguns elementos característicos em cada telejornal, ambos são muitos parecidos na proposta, além de valorizar muito mais a parte estética do que a editorial. No mais, todas essas mudanças tem uma única proposta: trazer o fator "novidade" como elemento para chamar a atenção do público. Se deu certo ou não, só o tempo dirá.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Sabe que estive analisando as mudanças feitas na Globo recentemente e gostei do resultado no quesito visual. Em primeiro lugar, o Fantástico ficou com um visual mais atraente. Como ele é uma revista eletrônica, imagino o programa como uma revista e, cá entre nós, na versão impressa de revistas, quanto menos poluição visual, um modelo mais "clean", se torna mais atrativo, na versão eletrônica também deve ser assim. Sobre os jornais, o Jornal Hoje e o Jornal da Globo são basicamente a mesma estrutura, como você disse, porém o detalhe vai para as luzes, o JH com cores que lembram o sol e o JG em tons de azul, simbolizando a noite: resultado espetacular. O Globo Rural, não ficou de lado não, souberam inovar no visual do jornal voltado para o campo, com detalhes que lembram um campo mais chique. Rsrsrs. Sobre todos os programas, ficou faltando muita coisa, principalmente em seu editorial. Mas, o tempo é o melhor remédio para esse caso, e com certeza vão se adaptar logo logo. Em resumo, a Globo é grande, sabe que é grande e faz coisas de grandes. Um resultado espetacular que lembram programas de tv paga. Sinceramente? Nota dez nessa "reforminha".

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante dos novos cenários da Globo, do Globo Rural ainda não vi no video... achei o do Hoje um espetáculo! o mais bonito da TV.. o do JG tem semelhanças e por isso tb ficou bem bacana. também aprovei tanto o cenário quanto o conceito do novo fantástico. a band também acertou com o Jornal da Band, depois de muitos erros rsrsrsrs

    ResponderExcluir