Série "Viral", do Porta dos Fundos, fala com naturalidade sobre Aids na internet

maio 02, 2014



Abordar de forma natural e bem humorada alguns dos possíveis dilemas que uma pessoa possa ter ao descobrir que está com Aids e, com isso, abrir espaço para discutir tabus sociais em relação a doença. Foi assim que nasceu a série Viral, do Porta dos Fundos, protagonizada por Gregório Duvivier e escrita e interpretada por Fábio Porchat.

Com quatro episódios de cerca de 15 minutos, é a primeira vez que o grupo de humor trabalha com uma outra linguagem na internet. Até o final do ano, o Porta dos Fundos pretende lançar mais três séries. Entre os temas que poderão ser trabalhados estão a Copa do Mundo e as Eleições.

Sucesso de crítica e de público, a série Viral teve a estreia no dia 04 de abril com vídeos publicados todos os sábados, sempre às 19h. A produção conta a história de Beto (Gregório Duvivier) que, ao fazer um exame de sangue por outros fins, descobre que está com Aids.

Devidamente medicado, ele procura as ex-namoradas na companhia do amigo Rafael (Fábio Porchat). A missão é alerta-las para a possível contaminação e propor a elas que façam um teste rápido de HIV. Juntos, eles passam por algumas aventuras até descobrir quem passou a doença para Beto.

"Não é uma série ativista. Mas há uma questão técnica em como falar sobre isso. O negócio é ser o mais real possível. Tem uma hora em que o personagem do Gregório fala que tem de transar com camisinha e fazer outras coisas, e o meu fala: ‘O que é isso? Telecurso 2000? Teste de elenco para Malhação?’. Quanto mais didático fica, é pior", afirma Porchat em entrevista ao jornal Estadão.
Foto: Porta dos Fundos / Reprodução.

Para a produção da série, Porchat e a equipe do Porta dos Fundos consultaram ONGs que trabalham com a questão do HIV e uma médica infectologista para que o resultado do trabalho ficasse o mais próximo da realidade e não ofendesse ninguém. O humorista e autor da série disse ainda ao Estadão que a ideia da série surgiu após de uma viagem que ele fez à África, continente que conta com o maior número de casos de Aids no mundo.

A estreia da série é, sem sombra de dúvidas, uma das produções independentes mais criativas já produzidas pelo Porta dos Fundos. Além disso, abre espaço para que a trupe de humoristas passe a investir mais em séries ou em outras formas de narrativas no audiovisual, mostrando que o humor também pode ajudar no enfrentamento do preconceito e de esclarecimentos em relação à Aids.

Além de buscar patrocínio para a produção da série, o Porta dos Fundos fez uma parceria com o Grupo Abril na campanha Atitude Abril-Aids, cujo lema é "Desinformação tem cura". Viral já conta com mais de 6,5 milhões de visualizações. O último episódio foi publicado no dia 26 de abril. Para assistir a série, basta apertar o play nos vídeos abaixo:













Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários