#Oscar2014 é destaque na TV Paga e tem o selfie mais compartilhado da história

março 03, 2014



Mais descontraído e antenado com as redes sociais, o #Oscar2014 entra para a história por fazer a selfie mais compartilhada do mundo, além de dar os prêmios mais relevantes da festa para um diretor latino e para um diretor negro. Por conta da transmissão da maior premiação do cinema mundial coincidir com o Carnaval brasileiro, o público só pôde assistir o Oscar pela TV Paga.

Na TV aberta, a Rede Globo promete um programa especial na tarde desta segunda-feira (03/03), sob a apresentação de Fernanda Lima, na presença de convidados especiais e comentaristas que vão falar sobre moda, cinema e bastidores do Oscar. Na TV Paga, os canais TNT e E! transmitiram a premiação na íntegra com tradução simultânea em áudio. Abaixo, confira os destaques do #Oscar2014:

A 86ª cerimônia de entrega do Oscar teve a maior audiência dos últimos 10 anos, com 43 milhões de espectadores e foi comparada com o alcance das partidas eliminatórias da Liga de Futebol Americano. Segundo o canal norte-americano ABC, a audiência subiu 6% em relação ao ano passado, quando o mestre de cerimônias foi o comediante Seth MacFarlane. A cerimônia do Oscar mais vista até hoje foi a de 1998, quando 55,3 milhões de pessoas assistiram o filme Titanic levar 11 estatuetas, incluindo a de Melhor Filme.

# O #Oscar2014 foi uma festa irreverente e com premiações justas. De certa forma, a Academia conseguiu ouvir a repercussão causada por filmes como 12 anos de escravidão, Gravidade e Clube de Compras Dallas que conquistaram prêmios importantes e de grande relevância. Foi uma das edições mais informais que já vi! Gostei muito.

# O filme 12 anos de escravidão retrata uma parte da história mundial que deixou feridas até hoje na nossa sociedade: a escravidão dos negros de origem africana. O filme chama a atenção por mostrar a crueldade desta época da visão de quem mais sofreu com isso, os negros. Só por isso, já é um filme que merece não só aplausos, mas a necessidade de ser mais assistido e debatido, principalmente nas escolas.
A humorista e apresentadora de talk show Ellen DeGeneres ancorou o Oscar 2014. Foto: The Oscars / Divulgação.

# O filme Gravidade, um dos campeões de bilheteria, levou mais estatuetas pelas suas habilidades técnicas, uma vez que o filme retrata de forma fiel o espaço sideral. Para os amantes de ficção cientifica, o filme impressiona pela qualidade técnica. Teve até um jornalista mexicano que pensou que o filme foi mesmo rodado no espaço!

# Clube de Compras Dallas chama a atenção por retratar o início da descoberta da aids no mundo, misturando de forma leve e bem humorada debates importantes sobre homossexualidade, preconceito e uma crítica às indústrias farmacêuticas. Difícil pensar em outros ganhadores a não ser Matthew McConaughey e Jared Leto pelo excelente trabalho de composição dos personagens. É emocionante!

# Ellen DeGeneres não fez feio na apresentação e conseguiu trazer bom humor. A apresentadora e humorista que vive uma ótima fase na TV norte-americana, também foi a responsável pela foto selfie mais compartilhada do Twitter, com mais de 2,5 milhões de retweets.



# Ellen DeGeneres estava inspirada. Fez um monólogo de abertura hilário e ainda fez piada com a atriz Jennifer Lawrece que, assim como no ano passado, tropeçou novamente no tapete vermelho.

# É de Ellen outro momento pitoresco do #Oscar2014. A apresentadora distribui pizza para os convidados que, segundo ela, “passam por muita fome durante a cerimônia”. Foi engraçado ver as celebridades comendo pizza, uma vez que muitas delas vivem de dieta por conta do padrão (magro) de beleza.

# O mexicano Alfonso Cuarón, do filme Gravidade, ganhou o Oscar de Melhor Diretor. Já britânico Steve McQueen, do filme 12 anos de escravidão, é o primeiro cineasta negro a dirigir uma produção vencedora do prêmio de Melhor Filme.

# Os discursos mais emocionantes da noite foram dos atores que ganharam o Oscar de coadjuvante, Jared Leto e Lupita Nyang’o. Jared, que interpretou um transexual no filme Clube de Compras Dallas, agradeceu a mãe e o irmão, e ainda lembrou das milhares de vítimas de Aids no mundo e das pessoas que estão lutando por liberdade na Venezuela e na Ucrânia.
Mosaico de melhores momentos do Oscar 2014. Foto: The Oscars / Divulgação.

# Já Lupita, emocionou ao mundo com a sua surpresa em receber a estatueta. Ela foi indicada por sua interpretação em 12 anos de escravidão. A atriz de origem queniana e mexicana, homenageou, de certa forma, todas as meninas negras com poucas opções de referências de beleza negra na mídia. "Obrigada, Steve McQueen, por botar seu espírito em tudo que faz. Quero agradecer à minha família pela oportunidade de estudo que eles me deram. Olho para esta estátua e me lembro de tantas crianças... Não importa onde você esteja, seu sonho é válido", disse Lupita.

# Considero Leonardo DiCaprio um ótimo ator. E, mais uma vez, os filmes que ele estrela estão sempre na lista de indicados ao Oscar. Todo mundo aposta nele para ganhar o “melhor ator”, mas este ano o prêmio foi de Matthew McConaughey. Merecido. Mas, a impressão que tive é que não só o DiCaprio, mas a Sandra Bullock fizeram uma expressão de quem esperavam ter ganho e não ganhou. #recalque

# Também teve apresentações musicais no Oscar. Pink foi a escolhida para prestar uma homenagem aos 74 anos do clássico O Mágico de Oz. Enquanto, a banda U2 tocou a música “Ordinary Love”, do filme Mandela: Long Walk to Freedom; Idina Menzel cantou “Let It Go”, do filme Frozen: Uma Aventura Congelante, e o cantor Pharrell Williams animou o #Oscar2014 com a música “Happy”, do filme Meu Malvado Favorito 2

De acordo com dados do Facebook, o #Oscar2014 gerou mais de 25 milhões de interações na rede social.  Entre as mais de 11 milhões de pessoas que comentaram o Oscar em tempo real, a maioria foram mulheres de 18 a 34 anos, seguidas das de 35 a 49 anos. Os homens de 18 a 34 vieram em terceiro lugar. Os principais momentos de interação durante a festa foram:
1. Doze Anos de Escravidão vence como Melhor Filme; 
2. Jared Leto ganha a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante e agradece a mãe em seu discurso;
3. Matthew McConaughey leva o prêmio de Melhor Ator
4. Bette Midler cantando "Wind beneath my wings" 
5. Pizza no Oscar.

# Abaixo, confira os vencedores do #Oscar2014:

• Melhor Filme
“12 Anos de Escravidão”

• Melhor Diretor
Alfonso Cuarón (“Gravidade”)

• Melhor Ator
Matthew McConaughey (“Clube de Compras Dallas”)

• Melhor Atriz
Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

• Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

• Melhor Atriz Coadjuvante
Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)

• Melhor Filme Estrangeiro
“A Grande Beleza” (Itália)

• Melhor Animação
“Frozen: Uma aventura congelante”

• Melhor Roteiro Adaptado
“12 Anos de Escravidão”

• Melhor Roteiro original
“Ela”

• Montagem
“Gravidade”

• Melhor Fotografia
“Gravidade”

• Melhor Direção de Arte
“O Grande Gatsby”

• Melhor Figurino
“O Grande Gatsby”

• Melhor Documentário em longa-metragem
“20 Feet from Stardom”

• Melhor Documentário em curta-metragem
“The lady in number 6: Music saved my life”

• Melhor Maquiagem e Cabelo
“Clube de Compras Dallas”

• Mixagem de Som
“Gravidade”

• Edição de Som
“Gravidade”

• Melhores Efeitos Visuais
“Gravidade”

• Melhor Trilha Sonora
“Gravidade”

• Melhor Canção Original
“Let It Go”, de “Frozen – Uma Aventura Congelante”

• Curta-metragem
“Helium”

• Curta-metragem de animação
“Mr. Hublot”







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Muito legal esse post sobre como foi o Oscar. De certo modo, não me arrependo de não ter visto porque normalmente esse tipo de cerimônia é chata e demorada apesar de sempre momentos muito interessantes dignos de nota. Infelizmente, ainda não vi 12 anos de escravidão mas quero muito ver e fico feliz por saber que esse filme está sendo tão premiado e reconhecido mundo afora. Já figura até nas listas de filmes para serem utilizados em salas de aula em escolas dos EUA.

    Não gostei muito de Gravidade ter ganhado o prêmio de Melhor Diretor sendo que (apenas para citar alguns) O Lobo de Wall Street merecia muito mais pelo ótimo trabalho do Scorcese.

    Gosto do carisma da Ellen e acho interessante o Oscar apostar em pessoas como ela para conduzir o show. Só não curti muito esse programa especial da Globo, apresentada pela Fernanda Lima, que focou mais nas questões de moda e muito pouco nos filmes. Nada contra o ator Alexandre Borges mas a presença do José Wilker é muito mais carismática e produtiva que a dele.


    É isso, rs, parabéns pelo post e até a próxima..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus! Obrigado pelo comentário e pelo elogio. Desde 2009, acompanho as cerimônias do Oscar para o Café com Notícias e posso falar que esta e a de 2013 foram muito legais. São premiações longas, mas que conseguem prender o interesse pelas atrações. Não acho chato!

      "12 anos de escravidão" é um filme que toca numa ferida social que ainda é muito latente. Desde que foi anunciado já tinha a minha torcida só pela coragem da abordagem crua do tema. Creio que "Gravidade" ganhou por conta dos efeitos especiais muito próximos da realidade.

      Seria muito bacana ver o Scorcese com o troféu na mão, mas no contexto desta edição de 2014 seria algo muito subversivo. Acaba que a academia se torna previsível por seguir um pouco a linha do Globo de Ouro e do Spirit Awards....e deve ser por isso que o DiCaprio ficou decepcionado pelo filme dele não ter levado nada.

      Adorei a Ellen na apresentação! Deu uma vida ao Oscar impressionante! Sobre o programa da Fernanda Lima sobre o Oscar 2014 na Globo achei mega fraco. Falaram de futilidades, mas não falaram de bastidores, nem de cinema. Faltou produção e uma melhor escolha dos convidados, principalmente de gente que entende mais de cinema e menos de moda.

      Um forte abraço.

      Excluir
    2. Então, Wander, já tive a experiência de ver a cerimônia desde o começo e, por isso, achei chata mas no fim sempre vale a pena e é isso o que conta, né. Sobre ``12 anos de escravidão`` devo dizer uma coisa: achei filmes com essa temática muito importantes em vários sentidos principalmente por tocar nessa ferida social e histórica. Sou fã da recente produção Django Livre que além de divertida é muito critica e criativa na sua proposta. Por isso também espero ser surpreendido com o ``12 anos``.

      Sobre o Scorcese, lembro de ter vibrado quando ``Infiltrados`` ganhou de melhor roteiro adaptado. É um dos meus filmes favoritos. Quanto ao DiCaprio, um dia ele com certeza ganha porque tá merecendo muito por toda uma sequência de bons trabalhos.

      Quanto ao programa da Globo, a proposta era falar sobre moda e cinema mas a gente percebe que o resultado final não foi bem equilibrado como deveria. Como é que pode num programa de comentários sobre o Oscar ter tão poucas pessoas falando de cinema? Alguns podem argumentar que entre os integrantes desse programa haviam um ator e duas atrizes, o que na verdade não quer dizer nada já que nenhum deles tem alguma notoriedade no cinema. Se fosse para chamar nomes da casa, porque não José Wilker que é um grande conhecedor da sétima arte? Outra saida seria um misto melhor elaborado de nomes da moda e do cinema/televisão para não ficar..feio, rs.

      Excluir
    3. Pois é, Marcus. Filmes como "Django" e "12 anos de Escravidão" são muito importantes por conta desse contexto histórico e de, principalmente, colocar o negro como protagonista da sua própria história.

      Sou fã do Scorcese, mas esse ano ficou difícil de concorrer com "12 anos" e "Gravidade". Retratar o espaço com a fidelidade que o Alfonso Cuarón colocou, imprimindo técnica e criatividade, é Holywood sendo Holywood. E o mais bonito de "12 anos" foi a equipe rodar o longa na raça, tendo o Brad Pitt como investidor e descobrindo novos talentos como a Lupita Nyong’o. Ver esse tipo de ação é muito bacana!

      Sobre o programa da Fernanda Lima, fiquei de cara com a Rede Globo colocar isso no ar. Foi um trabalho muito fraco de produção e de escolha de convidados. Um amigo meu comentou algo muito sincero no Facebook: antes a Globo tivesse colocado um compacto no ar. Fiquei com saudade da Ana Maria Bahiana com o Zé Wilker.

      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Wander, não tenho muita paciência para assistir ao Oscar já há pelo menos 8 anos. Nestes últimos prefiro ler suas análises da cerimônia. E mais uma vez amei o texto!

    Não tenho lido/visto notícias estes dias, mas fiquei por dentro do #Oscar2014 pelo Café com Notícias. Adoro "selfies" criativos. Amei esse, sem dúvidas, um marco da cerimônia nas redes sociais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Obrigado pelo comentário e elogio. Fico muito contente de saber que o Café com Notícias serve de fonte de informação para você, minha amiga. Nos últimos anos, a cerimônia do Oscar está mais interessante, apesar de ser muito longa. Creio que a coisa mais bacana desta edição, do ponto de vista do entretenimento, foi a "selfie" das celebridades....quebrou a sisudez da premiação. Beijos

      Excluir