#CaféFolia2014: Carnaval vai para o fim de noite, enquanto audiência segue em queda

março 04, 2014

Desfile da escola de samba São Clemente, no primeiro dia do Carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Foto: Daniel Marenco / Folhapress / Reprodução.


Destaque das emissoras de televisão em anos anteriores, a cobertura do #Carnaval2014 foi jogada para o fim de noite, quase no início da madrugada. A medida pode ser um indício de algo que se repete desde 2010: a baixa audiência do Carnaval. Mesmo com forte apelo comercial, a festa popular não cativou o telespectador e, consequentemente, registra um baixo índice de TVs ligadas.

Em 2014, a transmissão do Carnaval não foi bem. A Rede Globo conquistou uma média de 9 pontos com pico de 15. Band e SBT registraram apenas 3 pontos, enquanto a RedeTV! obteve apenas 2 pontos. A Record, que não transmite nada de Carnaval, também viu a novela Pecado Mortal registrar 3 pontos, um dos menores índices desde a estreia.

Mas, será que o público desliga a TV no Carnaval? Tudo indica que sim. Mesmo no horário nobre, o share durante a transmissão do #Carnaval2014 foi um dos menores já registrados nos últimos dez anos, em torno de 35%. Isso explica o fato das emissoras de TV terem o colocado o carnaval para o final da noite e início da madrugada.

Band e SBT que compartilham a transmissão dos trios elétricos de Salvador, na Bahia, começaram a sua transmissão por volta das 23h. As duas emissoras que já dedicaram mais de 10 horas de cobertura da folia baiana, preferiram deixar a festa escondida na madrugada, intercalando os melhores momentos de shows que aconteceram no trio elétrico durante à tarde com as apresentações ao vivo.

O mesmo aconteceu com a RedeTV!, que colocou o seu tradicional Bastidores do Carnaval praticamente no mesmo horário, às 23h. Desta vez, a emissora de Amilcare Dallevo demonstrou estar mais preparada tecnicamente, mas preferiu dar um destaque exagerado para as musas das escolas de samba, ao invés dos desfiles.

Foram várias matérias e entradas ao vivo para falar das fantasias e dos bumbuns das moças que foram destaque na avenida. E por falar em destaque, a figura que mais se destacou nos Bastidores do Carnaval da RedeTV! foi a desinibida modelo Andressa Urach – ex-participante de A Fazenda, que atuou como repórter. Ela conseguia chamar mais atenção do que os entrevistados, seja nas perguntas indiscretas, seja pela total falta de pudor.

Já a Rede Globo, que possui os direitos de transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro – pelo menos para o restante do país, optou por colocar o carnaval gravado por volta das 22h30, ao invés de transmitir a festa ao vivo. Somente os telespectadores de São Paulo e Rio, nos seus respectivos dias, viram os desfiles ao vivo.

Para esse ano, a Globo escalou Fátima Bernardes para ancorar o Carnaval do Rio de Janeiro ao lado do narrador esportivo Luiz Roberto. Fátima, que era para ser o grande chamariz da audiência, foi ofuscada por Tiago Leifert. Descontraído e com tiradas ótimas, o jornalista foi o que melhor entrou no clima de carnaval, seja na realização de entrevistas nos bastidores, seja nos comentários dos desfiles do Carnaval.

Fátima, mesmo um ano à frente do Encontro nas manhãs da Rede Globo, sentiu dificuldade de dar opiniões mais descontraídas e ficou muito presa aos elogios e na complementação de dados das alegorias que passavam pela Marques de Sapucaí. Outro fato curioso da transmissão da Globo é que em plena 06h da manhã foi possível ver desfiles que já foram exibidos à noite, como se fosse ao vivo. Ficou fake.

Na TV Paga, o canal Viva – que faz parte dos canais da Globosat, foi responsável pela transmissão do Grupo de Acesso e dos Desfiles das Campeãs. Algo que poderia ter ido muito bem para o Multishow ou para o canal Bis, uma vez que os canais são especializados em cobertura de eventos musicais dos mais diversos gêneros. Será que a Globo não vê o samba como estilo musical?





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários