#CaféFolia2014: Carnaval gera mais de 125 milhões de posts no Facebook e Instagram

março 05, 2014



O #Carnaval2014 pode ter reduzido a audiência de muitos sites e blogs, mas nas redes sociais os termos relacionados à folia bombaram. Entre sexta-feira, 28 de fevereiro, e terça-feira, 04 de março, mais de 125 milhões de posts sobre o carnaval, incluindo textos, fotos, vídeos, comentários e curtidas, foram postados no Facebook Instagram por mais de 28 milhões de pessoas. A assessoria do Twitter ainda não divulgou os dados relacionados ao carnaval.

O levantamento, realizado pela empresa de Mark Zuckerberg, também aponta que o termo carnaval representou mais de dois terços das menções na plataforma no período, sendo o restante referente a palavras como “escola de samba”, “samba-enredo”, “carro alegórico”, “rainha da bateria”, “desfile”, entre outras.

“Os números refletem como o Facebook se consolidou como a principal ferramenta de segunda tela e de eventos ao vivo no Brasil”, comenta Christian Rôças, líder da área de parcerias estratégicas do Facebook e Instagram no país.

Ela destaca ainda que o carnaval foi mais popular que o Oscar em menções na plataforma. “Enquanto o Oscar gerou 25 milhões de interações no mundo todo, o carnaval teve 125 milhões”, acrescenta. De acordo com a ComScore, 40% dos brasileiros acessam o Facebook enquanto assistem TV.

Em 2014, pela primeira vez, o carnaval contou com uma verdadeira integração social entre espectadores, escolas de samba, camarotes e também trios elétricos. Por meio de Facebook e Instagram, foliões de todo o Brasil puderam, por exemplo, aparecer nos trios elétricos de Ivete Sangalo e de Claudia Leitte, que convocaram as pessoas a enviar fotos usando hashtags para que pudessem aparecer nos trios da Bahia. 

“Graças a tecnologias inéditas no Brasil de integração com as duas plataformas, os usuários que enviaram suas fotos com hashtags puderam aparecer nos trios em um gigante mosaico”, diz Christian Rôças.

Da mesma forma, a escola de samba Grande Rio, no Rio de Janeiro, teve dois de seus carros alegóricos ilustrados com fotos e vídeos de foliões do Brasil inteiro. Mais de 21 milhões de pessoas participaram enviando conteúdos com a hashtag #VaiGrandeRio, principalmente por Facebook e Instagram.

Nos camarotes do carnaval baiano, o Instagram estreou no Expresso 222 a máquina gigante de selfies InstaStop. O dispositivo teve mais de 1500 fotos tiradas por pessoas comuns ou celebridades, como o próprio anfitrião, Gilberto Gil, Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle, entre outros.

Com 83 milhões de usuários mensais, sendo 58 milhões de pessoas que acessam por dispositivos móveis, o Brasil é um dos principais países para Facebook e Instagram. Isso se deve, em especial, à afinidade natural dos usuários brasileiros com tecnologia, ao tempo gasto na plataforma e também à quantidade de eventos que o país vai abrigar este ano.

“Queremos estar em momentos que são capturados e compartilhados instantaneamente, e tanto o carnaval quanto os próximos eventos têm impacto significativo nesse sentido”, conclui Christian Rôças.

# Ranking de interações sobre Carnaval por faixa etária e sexo:
1) Mulheres de 25-34 anos
2) Mulheres de 18-24 anos
3) Homens de 18-24 anos
4) Homens de 25-34 anos
5) Mulheres de 35-44 anos

# Entre as escolas de samba mais comentadas estiveram:

São Paulo
1. Vai Vai
2. Rosas de Ouro
3. Gaviões da Fiel
4. Leandro de Itaquera
5. Tom Maior

Rio de Janeiro
1. Portela
2. Unidos da Tijuca
3. Imperatriz Leopoldinense
4. Império da Tijuca
5. São Clemente

# Raio-X do Facebook no Brasil:
• 83 milhões de usuários mensais
• 52 milhões de usuários diários
• 58 milhões de usuários mensais em dispositivos móveis
• 30 milhões de usuários diários em dispositivos móveis





Fotos: Creative Commons.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Que massa esse levantamento! Não acredito que tenha sido feito algo parecido nos anos anteriores. Mas confesso que na minha TL, o Twitter bombou bem mais que o Facebook em relação aos comentários como segunda tela, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávya! É a primeira vez que o Facebook divulga um levantamento desse tipo. Espero que o Twitter também solte. Bom, no meu Feed de Notícias no Facebook só deu assuntos relacionados ao carnaval, desde pessoas compartilhando as suas inserções na folia, a gente comentando sobre o carnaval da TV e outras mídias. Beijos

      Excluir