Precisamos falar sobre o Carone, Duke e liberdade de expressão

janeiro 31, 2014



O mês de janeiro trouxa debates calorosos sobre o presente e o futuro da mídia. Independente da visão política de cada um, temos que pensar que até três décadas atrás, havia Ditadura Militar no Brasil. E falar sobre qualquer assunto era motivo de retaliação. Ao que parece, pouca coisa mudou.

Duas decisões, em especial, nos fazem pensar sobre a fragilidade da manutenção da liberdade de expressão na mídia: a prisão do jornalista Marco Aurélio Carone, autor do site Novo Jornal, e a condenação do chargista Duke, em segunda instância, pela 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O pressuposto da liberdade de expressão é o debate. Não concordar com aquilo que foi publicado faz parte do jogo. É impossível agradar todo mundo. Para a sociedade, é muito perigoso quando um jornalista e um cartunista são presos ou condenados por se expressarem. Mais perigoso ainda é quando o Judiciário acredita que esta é expressão é um ataque pessoal ou político.
Charge do Duke condenada pela justiça mineira. Foto: Reprodução.

Muita calma nessa hora. Nos dois casos há interesses particulares e políticos. E isso fica muito claro quando o autor dessas acusações não quer um direito de resposta, muito menos argumentar. Preferem fazer o uso da Justiça, seja para intimidar, seja para calar.

O objetivo deste post é levantar o debate. Precisamos falar sobre o Carone, o Duke e a liberdade de expressão. Precisamos expor esses dois casos. A impressão que fica é que ainda temos resquícios de Ditadura não só de quem está no poder, mas na nossa própria sociedade. 

Não podemos nos calar. Houve muita luta para a nossa conquista da Democracia que, pelo visto, ainda precisa avançar muito para ser plena. Não podemos perder isso novamente.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Sobre o Carone, parece que trata mesmo de perseguição política, por parte do grupo de Aécio Neves. Mas preciso me inteirar mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Há alguns anos, quando assessorava o Condomínio JK, em 2004, ouvi um renomado repórter da Itatiaia falar que não tinham mais paz na redação. O motivo? "A gente não pode dizer que o Aécio é bonito. Tem que falar que ele é lindo!", contou. O debate é muito importante! Tamo junto, Wander!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse debate é fundamental Wander. Tamojunto!

    Abraço
    www.porquegenteeassim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir