#CaféLiterário: Sorteio do livro “Dupla de Tênis para Gabirus”, de Fernando Dolabela

dezembro 19, 2013


O tênis é um esporte cheio de particularidades e movimenta grandes paixões. Quando bem jogado, pode durar horas ou minutos. Exige habilidade física dos atletas, mas principalmente, capacidade estratégica. O objetivo do esporte é dominar a rede, fazendo com que o adversário não consiga rebater a bola de volta dentro da quadra.

É a partir desta filosofia esportiva que o especialista em educação empreendedora, Fernando Dolabela, escreveu o livro “Duplas de Tênis para Gabirus – O que o seu parceiro pensa sobre você, mas não tem coragem de lhe dizer”, publicado pela Unicult Editora. No final desta resenha, vamos sortear um exemplar do livro para os leitores. Fique ligado!

Dolabela, que é praticante do esporte há 40 anos, apresenta no livro uma nova modalidade de tenista, a dos Gabirus. São esportistas “de final de semana” que não ouvem o parceiro, esnobam as regras, desrespeitam o concorrente e, muitas vezes, incorporam atitudes de outras esportes, como a do futebol.
O especialista em educação empreendedora, Fernando Dolabela. Foto: Nidin Sanches / Veja BH / Reprodução.

Segundo o autor, geralmente, os Gabirus preferem jogar o tênis em dupla porque isso atenua a sua falta de prática com o esporte. Mas, ao contrário dos outros esportes em que os atletas ruins conseguem não prejudicar os outros membros da equipe se colocados em posições menos relevantes, no tênis de dupla, o desempenho do companheiro pode comprometer toda a partida.

Com isso, de uma maneira muito intimista, Dolabela consegue fazer um paradoxo com a questão empreendedora. Da importância de uma equipe – no caso de uma dupla, pensar de forma estratégica dentro da quadra.

Ao invés do companheiro “ficar com raiva” do desempenho ruim do outro, porque não ajuda-lo a melhorar? Ou ainda, porque os Gabirus tem a necessidade de se refugiar no talento do outro ao invés de buscar o seu próprio brilho?

São essas questões que ficam de maneira implícita no livro. Conforme o autor reforça logo no primeiro capítulo, que não tem a pretensão de ser um livro de técnica de tênis, mas sim um livro que instiga o leitor a pensar de forma estrategista e empreendedora a partir de um esporte que, de uns anos para cá, se tornou bastante popular nos clubes, graças a atletas como Gustavo Kuerten – o Guga, e Fernando Meligeni.

Composto por uma rede de dicas, o leitor vai encontrar temáticas pontuais, fazendo do livro um guia, basicamente, com dicas sobre o poder das influências negativas numa dupla, a importância do parceiro verbalizar com o outro os pontos que podem ser melhorados, algumas das principais práticas do tênis que podem ser incorporadas no dia-dia, além de uma despedida saudosa do maior dos Gabirus, o próprio Fernando Dolabela.

***

Gostou desta dica de livro? O Café com Notícias vai sortear um exemplar do livro “Dupla de Tênis para Gabirus”, de Fernando Dolabela.

Para participar desta promoção, basta escrever na parte de comentários do blog, na Fan Page do Facebook ou na Página do Google Plus do Café com Notícias a seguinte tag: #euquerogabirus

O resultado será publicado na próxima segunda-feira (23/12), na parte da manhã, neste post e nas redes sociais do blog Café com Notícias. Bora participar? Boa sorte e boa leitura.

#euquerogabirus





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Louco pra ler este livro. A capa me interessou bastante e confesso que ri muito. Espero ganhar!! #euquerogabirus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Leco Fagundes!!! Você foi a grande vencedor do sorteio do livro “Dupla de Tênis para Gabirus”. Por gentileza, envie os seus dados completos/endereço para o e-mail wander.veroni@gmail.com para que eu possa lhe envie os exemplar do livro via Correio.

      Obrigado a todos pela participação. Aguardem os próximos sorteios.

      #FelizNatal

      Um forte abraço. :)

      Excluir
  2. No game do café com notícias quem vai fazer o match point sou eu! ;-)
    #euquerogabirus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Leco Fagundes!!! Você foi a grande vencedor do sorteio do livro “Dupla de Tênis para Gabirus”. Por gentileza, envie os seus dados completos/endereço para o e-mail wander.veroni@gmail.com para que eu possa lhe envie os exemplar do livro via Correio.

    Obrigado a todos pela participação. Aguardem os próximos sorteios.

    #FelizNatal

    Um forte abraço. :)

    ResponderExcluir