Google apresenta os termos mais pesquisados no Brasil e no mundo

dezembro 18, 2013



Quais foram os termos mais pesquisados em 2013? Quais os vídeos que mais bombaram no YouTube? Já faz um tempo que a Google apresenta, sempre no final de cada ano, um relatório muito intuitivo do comportamento dos internautas durante o ano, o chamado Google Trends.

Tem uma seleção enorme de países. Inclusive, é possível acompanhar quais foram as principais pesquisas do mundo. Este ano me chamou a atenção o fato da Google dedicar um espaço significativo para o Brasil.

Sinceramente, não me lembro se nos anos anteriores teve algo tão amplo só para o nosso país, como está tendo este ano. Achei um barato! Por isso, resolvi abrir os trabalhos da #Retrospectiva2013 aqui no Café com Notícias a partir dos resultados desta pesquisa do Trends.

Separei alguns termos, dentro do agrupamento apresentado pelo Google, para fazer alguns comentários e, ao mesmo tempo, fazermos uma análise sobre o comportamento da internet em 2013. Abaixo, assista o vídeo com a retrospectiva do YouTube:



Se você foi um internauta participativo na rede, certamente se deparou com alguns desses vídeos em algum momento do ano, não é mesmo? Mas, voltando a falar do Google Trends, é interessante observar que o Google Hummingbird (Google Beija-flor) não foi lançado do nada.

O novo algoritmo de pesquisa vem de encontro a uma tendência mundial: as pessoas estão pesquisando mais por semântica (frases completas) e querem respostas para questões do cotidiano. Abaixo, confira alguns destaques mais pesquisados pelos internautas em 2013:

#TOP10Mundo: O termo mais pesquisado de 2013, em todo mundo, foi Nelson Mandela. Se o estado de saúde do líder sul-africano já despertava interesse nos internautas, o seu falecimento no final do ano chamou a atenção do planeta. O ator Paul Walker, de Velozes e Furiosos, que faleceu recentemente, está em 2º lugar entre os termos mais pesquisados. Em seguida, aparecem: Cory Monteith, Harlem Shake, Boston Marathon, Royal Baby, Samsung Galaxy 4s, PlayStation 4 e North Korea. Não deixa de ser uma retrospectiva em forma de palavra-chave, né?
Foto: AF Press / Reprodução.

#TOP10Brasil: No nosso país, os programas de televisão ainda são os assuntos preferidos dos internautas. Prova disso que o BBB 13 foi a tag mais pesquisada do ano. Em 3º lugar aparece a novela Salve Jorge, em 6º o reality show A Fazenda, exibido na Rede Record, e em 8º a atual novela das 9 da Rede Globo, Amor à Vida. Em 2º lugar e 10º lugar, apareceram as tags Telexfree e BBom, ambas empresas envolvidas no caso do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que visa regulamentar o modelo de negócio de marketing multinível no Brasil e diferenciá-lo do crime de pirâmide financeira.

#Comofaz?: Esta é uma das partes do relatório que sempre me impressiona. Não sabe fazer algo, joga no Google. O termo “Como Fazer Arroz” continua bombando aqui no Brasil, uma prova de que as pessoas realmente querem aprender a cozinhar e/ou gostam de procurar receitas na internet. “Como fazer Brigadeiro” e “Como Fazer cupcake” aparecem em 2º e 3º lugar, respectivamente. O curioso é o termo “como fazer sexo”. Imagino que deve ter muito adolescente precisando conversar com os pais sobre isso. 
#ficaadica #deixadesercareta #jogoabertosobresexo

#oqueé?: Já sabemos que as pessoas estão procurando respostas na internet. E nada mais contextual, do que a tag “o que é”. No Brasil, as pessoas procuram muito em 2013 sobre “o que é folclore”. Isso é ruim? Pelo contrário. Mostra que as pessoas estão se interessando sobre as nossas raízes culturais, querendo entender mais sobre o folclore brasileiro. Em 2º lugar aparece “o que é hardware” e em 4º lugar aparece “o que é comunicação”. Tá aí uma pergunta ótima: quanto mais pessoas souberem o real significado de comunicação melhor entenderemos as relações humanas e, principalmente, a mídia.

#Entretenimento: Esta é uma tag que chama muito a atenção dos internautas. Na Televisão, já sabemos que o BBB 13 é o termo mais pesquisado. O reality show ainda tem público e desperta paixões por parte das torcidas. Em 2º lugar, aparece outro reality show: A Fazenda. O curioso foi aparecer em 3º lugar e 4º lugar, o canal do YouTube do Porta dos Fundos e a série americana Revenge. Já em relação ao famoso mais pesquisado de 2013, está o MC Da Leste (confesso que não sei quem é), o festival Rock in Rio 2013, a novela Salve Jorge e as músicas “Harlem Shake” (muito por conta das inúmeras versões da dancinha que virou meme) e “Show das Poderosas”, da cantora Anitta.

#Esporte: 2014 vai ser o ano da Copa do Mundo. Vamos respirar futebol durante um bom tempo. Mas em 2013 o futebol também liderou as pesquisas entre os internautas. A Copa das Confederações, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro ficaram em 1º, 2º e 3º lugares dos termos mais pesquisados, respectivamente. Não é por menos: A seleção brasileira ganhou a Copa das Confederações e o país sediou o mundial; o Atlético-MG ganhou a Libertadores e o Cruzeiro o Campeonato Brasileiro. Futebol mineiro em mega destaque! #sucesso



» Bom, estes foram alguns destaques dos termos mais pesquisados deste ano. Curtiu? Acha que faltou alguma coisa? Para ver a lista completa do Google Trends Brazil 2013, clique aqui.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários