#CaféEntrevista: Jornalistas se unem para lançar a Revista Pomo Granada

novembro 01, 2013


Você já pensou em ter o seu próprio negócio? Um grupo de jornalistas apostou no empreendedorismo da internet e se uniu para montar uma revista em Belo Horizonte com uma proposta cultural completamente diferente, ousada e independente.

Trata-se da Revista Pomo Granada que será completamente financiada por internautas e apoiadores por meio de crowdfunding. A proposta da revista é dar destaque para temas relacionados a cultura, comportamento e entretenimento. Para contribuir com o projeto, clique aqui.

A equipe da Pomo Granada é formada pelos jornalistas Renata Ferri, Flávia Denise, Fernanda Ayuki, Salomão Terra, Guilherme Ávila, Felipe Bueno, Vinicius Lacerda, Fábio Correa; o designer Arthur Lobato e os fotógrafos Carlos Hauck e Bruno Senna. Saiba mais detalhes do projeto no vídeo. Assista:



Para falar mais sobre a Revista Pomo Granada, o blog Café com Notícias conversou com uma das integrantes do projeto, a jornalista Renata Ferri, 28 anos. Ela é formada em jornalismo pelo UniBH, além de ser ex-redatora web na agência Tom+Sapien, ex-editora web da Revista Ragga e Ragga Drops. Atualmente, é colunista literária do site Pop4 e desenvolve projetos freelancer. Acompanhe a entrevista:

1) Como surgiu a ideia de criar a revista Pomo Granada em BH? Vocês já se conheciam?

A ideia surgiu quando a gente percebeu que falta uma publicação de qualidade com conteúdo criativo. Todos nós tínhamos vontade de trabalhar e fazer jornalismo em um veículo que nos representasse e nos desse espaço para escrever sobre temas interessantes. Alguns de nós já nos conhecíamos, pois trabalhávamos na revista Ragga, que acabou em abril desse ano. Outros colaboradores com os mesmos interesses se juntaram a nós.

2) Como será o projeto editorial, veiculação e distribuição? Por que o nome Pomo Granada?

Quem contribuiu no site Catarse vai receber a revista em casa, ou em PDF, ou vai poder retira-la no evento de lançamento (que ainda vamos decidir onde vai ser). Vamos deixar exemplares também em vários pontos da cidade, para que todo mundo possa pegar gratuitamente.

Pomo Granada é o que a gente chama de romã. Em Portugal eles usam essa denominação. Além de ter um nome super estiloso e sonoro, a Pomo Granada é uma fruta muito interessante, quando você joga ela no chão, ela explode como uma granada mesmo. E é isso que a gente quer, promover uma explosão de criatividade no mundo jornalístico.

3) O que o leitor vai poder encontrar na primeira edição da revista? Vocês já estão trabalhando no projeto?

O tema dessa edição é “O ponto de Virada”. Então todo o conteúdo vai estar voltado para isso. Vamos falar de pessoas que já passaram ou estão passando por esse momento em que você vê tudo mudar e tem a chance de fazer as coisas como sempre quis.

Já temos algumas pautas em mente, porém, vamos realizar uma reunião de pauta quando o projeto do Catarse terminar. Nessa reunião, será bem vindo todo mundo que tiver uma ideia bacana. A ideia é ter reportagens, textos literários, ensaios fotográficos, quadrinhos, ilustrações...

4) Na sua avaliação, falta uma publicação em BH que consiga falar de cultura, comportamento  e das coisas da cidade de uma maneira mais conversada?

Sim, esse é um dos motivos que nos levou a pensar na revista Pomo Granada.

5) No vídeo, a equipe fala do "ponto da virada" para o início do projeto. Vocês acreditam que o jornalismo tradicional está em crise ou passando por uma transformação?  O que esse ponto da virada representa para você?

O jornalismo está passando por muitas transformações sim, e por isso é importante propor novos caminhos e novas publicações. Mas além no ponto de virada no jornalismo, queremos falar também dos pontos de virada que acontecem na vida das pessoas, e no ambiente em que elas vivem. Muita gente se identifica com isso.

6) A revista Pomo Granada terá espaço para a publicidade como as revistas convencionais ou não?

Lá no Catarse existe a opção de você comprar um espaço na revista para expor a sua marca, a sua empresa, etc. Porém, essa marca está comprando apenas esse espaço para aparecer, não vai ter nenhuma influência no conteúdo ou editoração da revista, como acontece em outras revistas convencionais.

7) Vocês lançaram uma campanha de crowdfunding no site Catarse. Como foi o processo de criação do vídeo e como está sendo a recepção das pessoas e dos amigos?

Fazer o vídeo foi muito divertido. Quem gravou e dirigiu foi o Bruno Senna, um fotógrafo e cineasta que já trabalhou com alguns de nós em outros projetos. O Salomão editou. Achamos que o resultado ficou bem legal e transmite bem o que a gente pensou para o projeto. Todo mundo está recebendo muito bem, querendo contribuir e elogiando a nossa iniciativa.

8) A campanha da Catarse é a única maneira de arrecadação ou vocês pretender buscar outras formas?

Inicialmente essa campanha é a nossa única esperança. ahaha. Acreditamos muito que vai dar certo. Mas se não der, certamente vamos buscar outras formas de fazer isso acontecer!

9) Torço para que a arrecadação seja um sucesso, mas caso não se consiga completar a meta, a revista será lançada assim mesmo?

Sim, claro. Já pensamos em um plano B.

10) Na era da internet, vocês querem lançar uma revista impressa, mesmo ciente   que isso deixa o projeto ainda mais caro. Lançar via a web não poderia ser uma solução mais rápida para tirar o projeto do papel?

Poderia sim, mas na web as coisas acontecem de forma muito rápida. Você está em um site e logo já clica em outro link e entra em outro site, depois lê um e-mail, curte uma coisa no Facebook.

Queremos fazer um produto com o qual as pessoas possam ter uma relação mais duradoura e especial. Elas vão poder guardar, ler enquanto tomam um café na padaria, rasgar, rabiscar, recortar, chacoalhar, levar para onde quiserem, vai ser um objeto que vai totalmente pertencer àquele leitor.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Sou estudante de jornalismo e acho muito bacana os jornalistas mais experientes verem que é possível lançar um projeto interessante na web. Sem dúvida é um incentivo para a gente que está começando.

    ResponderExcluir
  2. Era fã da Revista Ragga. Lembro de ir no Subway e pegar um exemplar da revista. Fiquei chocada quando acabou. Ainda bem que os profissionais não desanimaram e resolveram criar um projeto que pelo que li na entrevista parece que vai ser muito interessante. Estou doida para ler a Pomo Granada!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei tão legal o vídeo e a proposta da revista Pomo Granada. Tá faltando mais isso no jornalismo, gente que quer fazer algo diferente e sair da zina de conforto. Muito sucesso para a Renata e para a toda equipe.

    ResponderExcluir