Exposição "A Magia de Escher" em Belo Horizonte

outubro 07, 2013


Até o dia 17 novembro, a galeria principal do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe a exposição A Magia de Escher. A mostra conta 85 obras de Maurits Cornelis Escher (1898-1972), entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, pertencentes à coleção da Fundação Escher, na Holanda, terra natal do artista.

Para a exposição foram recriadas instalações que permitem interação total com o espectador, numa mistura de efeitos especiais e ilusões de ótica. Ao visitar o local, é muito comum ver pessoas tirando fotos e tentando entender os desafios propostos nas imagens de Escher.

“Escher instiga o público com movimentos inusitados e ilustrações que brincam com a questão do infinito. Uma coisa a se observar é que Escher já utiliza o 3D em suas obras, misturando luz, cor e movimento”, diz a programadora visual, Talita Medeiros, 35 anos, que já tinha visto a exposição em São Paulo.

Veja também:


Já o estudante de jornalismo Matheus Vieira, de 21 anos, disse que ficou surpreso com o trabalho de Escher. “É a primeira vez que vejo esta exposição e estou impressionado com a qualidade deste artista. Se a gente parar para pensar, Escher é do início do século XX...como é que alguém conseguiu criar esse movimento todo em imagens supostamente estáticas? É de ficar com a boca aberta mesmo”, conta.

De acordo com os organizadores, toda a exposição foi pensada para que os visitantes, de uma forma lúdica, atentem para as dimensões visuais criadas pelo artista, retratadas em xilogravuras, litogravuras e painéis que desafiam a nossa compreensão. Desde que começou a rodar o Brasil em 2010, a exposição já foi vista por mais de 1,2 milhão de brasileiros.

“Esta será possivelmente a última oportunidade do público apreciar esse número de obras reunidas fora da Fundação Escher, na Holanda, em virtude da fragilidade das gravuras. Sendo assim, a fundação não poderá exibi-las por quatro anos, para a conservação das mesmas”, revela Pieter Tjabbes, curador da mostra.


Serviço:
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)
De terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo e feriados, das 16h às 21h
Entrada gratuita | Classificação livre

Informações: (31) 3236-7363





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Francisco Bertoletta8 de out. de 2013, 10:26:00

    Já fui nesta exposição. É impressionante a obra de Escher. Ideal para levar as crianças, os sobrinhos ou netos. Fica todo mundo de queixo caído com a genialidade do artista.

    ResponderExcluir
  2. Sou doida para ver esta exposição aqui na minha cidade. Muitos amigos meus já viram no Rio e em São Paulo e me falaram super bem. Deve ser uma experiência incrível.

    ResponderExcluir